terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Será que existem, aqui na Torre e Madalena, pessoas que atendem o cliente pela roupa?

Gazeta da Torre


Como já dizia o famoso filósofo Sócrates: “Eu só sei que nada sei”. Porém são tantas vivências pelos bairros da Torre e Madalena, assim como em tantos outros lugares visitados vida afora, que resolvi de comum acordo com o diretor do jornal Gazeta da Torre enveredar um pouco pelo “Mundo das Crônicas”.

Por vezes me sinto um pouco (humildemente) como o ilustre professor Paulo Freire “lendo o mundo”. Por todos os lugares: Hipermercados e Mercadinhos, Frutarias, Delicatessens, Clínicas, Shopping Centers, Clubes... E até pelas caminhadas na Avenida Beira Rio.

Aí surge a inspiração e o desejo de colocar no papel aquilo que, sendo fruto de vivências e reflexões, poderá viabilizar o “ensinar-aprender”. Vivências minhas e geralmente do meu “guru” com o qual divido e troco ideias...

Pois bem, no mês passado, presenciamos um fato que infelizmente, nos fez perceber que ainda existem pessoas que “atende o cliente pela roupa que este usa”. Fiquei a observar o olhar, o tom de voz, os gestos da atendente. Senão um sorriso, pelo menos gentileza...  

Veio-me logo à memória um exemplo sobre os DANOS e ENGANOS que a PERCEPÇÃO DE CADA UM pode cometer: Há alguns anos atrás, durante uma aula de psicologia na ESUDA sobre a PERCEPÇÃO, a professora Luiza colocou uma imagem de um Homem e perguntou à classe: Quem vocês acham que esta pessoa é? E a grande maioria expressou a sua PERCEPÇÃO em termos depreciativos sobre o personagem, por conta da APARÊNCIA. Conclusão: O Homem era um ilustre e renomado palestrante dos Estados unidos... Nunca esqueci!

Diz-se que o “Cliente pode demitir todos de uma empresa, inclusive o dono”. O contexto contemporâneo aliado à intensa competitividade impulsiona empreendedores e empresários para que capacitem e INSPIREM os seus colaboradores quanto à Excelência no Atendimento. Atender com qualidade é obrigação, o cliente hoje espera ter suas expectativas superadas. 

Como profissional da área de desenvolvimento, observo que se deve evitar atender, levando em conta o mecanicismo e a impessoalidade, tendo o cuidado para não confundir e dispensar o profissionalismo, sem dúvida, fundamental. Muito cuidado ao atender o CLIENTE.  

É bom lembrar que vivemos na Era da Tecnologia e como afirma Lee Cockerell, ex-vice-presidente executivo da Walt Disney World no seu livro A Magia do Atendimento: “Na era da mídia social, é fácil perder clientes aos milhares – até aos milhões – de uma só vez. Agora, com apenas alguns toques no teclado, um cliente infeliz, frustrado ou irritado pode convencer todos os seus contatos de e-mails, todos os seus amigos do Facebook e todas as pessoas que leem seu blog ou o seguem no Twitter a não fazer mais negócios com a empresa.”

Vale refletir e investir na melhoria contínua de pessoas e processos de trabalho.
Competência é SABER, SABER FAZER e FAZER!

Boa sorte!

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