Como já dizia o famoso filósofo Sócrates: “Eu só sei que
nada sei”. Porém são tantas vivências pelos bairros da Torre e Madalena, assim
como em tantos outros lugares visitados vida afora, que resolvi de comum acordo
com o diretor do jornal Gazeta da Torre enveredar um pouco pelo “Mundo das Crônicas”.
Por vezes me sinto um pouco (humildemente) como o ilustre
professor Paulo Freire “lendo o mundo”. Por todos os lugares: Hipermercados e
Mercadinhos, Frutarias, Delicatessens, Clínicas, Shopping Centers, Clubes... E
até pelas caminhadas na Avenida Beira Rio.
Aí surge a inspiração e o desejo de colocar no papel
aquilo que, sendo fruto de vivências e reflexões, poderá viabilizar o
“ensinar-aprender”. Vivências minhas e geralmente do meu “guru” com o qual
divido e troco ideias...
Pois bem, no mês passado, presenciamos um fato que
infelizmente, nos fez perceber que ainda existem pessoas que “atende o cliente
pela roupa que este usa”. Fiquei a observar o olhar, o tom de voz, os gestos da
atendente. Senão um sorriso, pelo menos gentileza...
Veio-me logo à memória um exemplo sobre os
DANOS e ENGANOS que a PERCEPÇÃO DE CADA UM pode cometer: Há alguns anos atrás,
durante uma aula de psicologia na ESUDA sobre a PERCEPÇÃO, a professora Luiza
colocou uma imagem de um Homem e perguntou à classe: Quem vocês acham que esta
pessoa é? E a grande maioria expressou a sua PERCEPÇÃO em termos depreciativos
sobre o personagem, por conta da APARÊNCIA. Conclusão: O Homem era um ilustre e
renomado palestrante dos Estados unidos... Nunca esqueci!
Diz-se que o “Cliente pode demitir todos de uma empresa,
inclusive o dono”. O contexto contemporâneo aliado à intensa competitividade
impulsiona empreendedores e empresários para que capacitem e INSPIREM os seus
colaboradores quanto à Excelência no Atendimento. Atender com qualidade é
obrigação, o cliente hoje espera ter suas expectativas superadas.
Como
profissional da área de desenvolvimento, observo que se deve evitar atender,
levando em conta o mecanicismo e a impessoalidade, tendo o cuidado para não
confundir e dispensar o profissionalismo, sem dúvida, fundamental. Muito
cuidado ao atender o CLIENTE.
É bom
lembrar que vivemos na Era da Tecnologia e como afirma Lee Cockerell,
ex-vice-presidente executivo da Walt Disney World no seu livro A Magia do
Atendimento: “Na era da mídia social, é fácil perder clientes aos milhares –
até aos milhões – de uma só vez. Agora, com apenas alguns toques no teclado, um
cliente infeliz, frustrado ou irritado pode convencer todos os seus contatos de
e-mails, todos os seus amigos do Facebook e todas as pessoas que leem seu blog
ou o seguem no Twitter a não fazer mais negócios com a empresa.”
Vale refletir e investir na melhoria contínua de pessoas
e processos de trabalho.
Competência é SABER, SABER FAZER e FAZER!
Boa sorte!
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