terça-feira, 2 de outubro de 2018

Moeda estrangeira: o que impacta na cotação e qual o melhor momento para comprar?


Gazeta da Torre

Uma dúvida, que já é bastante comum e sobretudo neste período, tem sido recorrente e sempre há amigos, familiares, clientes e pessoas através das redes sociais perguntando em relação à compra de moeda estrangeira. Qual a melhor hora de comprar? Espero passar as eleições? É uma boa estratégia?

Na verdade, não temos como prever se o dólar vai cair ou subir, se o euro vai seguir a mesma linha. Nenhum economista, funcionário da casa de câmbio e nem eu, como Personal Financeiro, posso te assegurar isso. No entanto, é importante entendermos alguns fatores que influenciam na oscilação da moeda.

O câmbio flutuante é um dos fatores que interfere. No Brasil, o Governo não tem influência, ele não determina o valor da moeda. Esse câmbio varia muito mais de acordo com a oferta e procura da moeda no país. O Governo pode atuar de forma direta por meio de leilões de compra e venda da moeda, de acordo com os interesses, com o Banco Central e políticas econômicas.

As crises financeiras internas e externas impactam diretamente na oscilação da moeda. O Brasil, como país emergente, é muito sensível a todo e qualquer reflexo do que acontece dentro e fora dele. Recentemente, havia um clima de tensão entre EUA e Coreia do Norte. Agora, vivemos um período de guerra comercial entre os EUA e a China e tudo isso influencia no câmbio da moeda.

Outro ponto que destaco é a economia dos EUA, que vem num momento que se acredita na subida dos juros. Com essa expectativa, aumenta a demanda pela moeda norte-americana e também pelos investimentos naquele país, que tem economia forte e as pessoas tendem a querer a aportar mais lá.

Em momentos como o que atravessamos no Brasil, o investidor estrangeiro não se sente seguro para investir aqui e avalia de forma criteriosa o risco Brasil.

O último ponto que trago é o cenário político no Brasil. Estamos no período pré-eleições e ninguém sabe quem vai ganhar, se direita, esquerda ou uma nova frente. É provável que só tenhamos um resultado no segundo turno, então vamos ter, por alguns meses, muita incerteza e oscilação da moeda, e pessoas adotando as mais diversas estratégias, muitas vezes sem nenhuma base efetivamente falando.

Agora, vou partir para algumas dicas práticas que você deve observar na hora de comprar dólar ou euro.

1.    Pesquise e faça a cotação da moeda em pelo menos três casas de câmbio;

2.    Se vai viajar com um grupo de amigos, é interessante juntar o valor que cada um vai comprar para que tenham mais poder de barganha e NEGOCIEM no volume da moeda a ser comprada;

3.    Compre a moeda aos poucos, uma quantia a cada mês até a data da viagem. Divida o total pelo número de meses e compre a mesma média mês a mês. Como o cenário é volátil, você garante a compra pelo valor médio da moeda.

As dicas acima servem não só para o momento que vivemos. Planejem-se, corram atrás e boa viagem!

Leandro Trajano
Siga-me no Instagram @personalfinanceiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário