terça-feira, 24 de julho de 2018

Um excelente atendimento segue a lei da gravidade!


Gazeta da Torre

O título se refere a um capítulo do livro A Magia do Atendimento, do autor Lee Cockerell, Ex-vice-presidente da Disney e que recomendo a empresários pequenos, médios e grandes.

Quando o autor afirma que um excelente atendimento segue a lei da gravidade, é porque considera que o espírito do atendimento começa no topo e, de lá, ele vai descendo por todos os níveis da organização. Assim sendo, pode-se apostar que uma pessoa do alto escalão fez do atendimento ao cliente uma parte integrante da estratégia do negócio.

Isso nos remete à importância de uma visão clara e inspiradora na empresa, aliada a uma liderança pelo exemplo. Se o empresário recomenda, instrui, mas não age de acordo com suas próprias orientações, pode crer, estará sendo observado pela equipe a todo o momento e essa incoerência vai interferir na energia e motivação dela, pois lhe faltará a força inspiradora e de credibilidade do líder maior da empresa. A equipe poderá, também, agir sem “vida, verdade e amor” nas ações diárias.

O líder inspirador não precisa “comandar e controlar”. Ele inspira pelo exemplo; ensina e valoriza a equipe. E, assim, é seguido espontaneamente com naturalidade e prazer, pois as pessoas o admiram, acreditam e focarão nos resultados organizacionais com leveza e alegria, mesmo quando ele não estiver por perto...

Reflitam! Você têm mesmo uma cultura de atendimento atraente, acolhedora, inspiradora, inovadora na sua empresa? Ela foi formalmente estabelecida e comunicada com objetividade e clareza? Sim? Então experimente fazer disso a sua bandeira e explore a força que terá! Se não a tiver, estudem a forma que mais se identificam com a própria cultura, introduzam isso como prioridade, comuniquem de forma clara, engajem, valorizem os seus colaboradores e observem os resultados...

Isso porque, segundo o mesmo autor, os cientes também precisam da “satisfação emocional” de serem tratados como as pessoas mais importantes do mundo: uma espécie de encantamento... Se isso não fosse importante, não seria a prioridade máxima da cultura Disney World!

Há 02 (dois) anos, fui convidada por um grande empresário e empreendedor do setor de hotelaria e turismo, para com ele estudar a cultura de atendimento Disney, customizá-la para sua necessidade e treinar os seus colaboradores nos seus vários investimentos no segmento de entretenimento e lazer. Uma experiência profissional marcante e inspiradora que muito me ensinou e cujas lições trago no meu coração e na minha vida como um todo.

De cada trabalho que desenvolvo, um mundo de gratidão vou acumulando, com uma certeza que vem bem no fundo do meu coração: todos são missões concedidas por DEUS para que, assim, deixe um pouco de mim, crie vínculos significativos e traga comigo um mundo de conhecimentos a mais, já que:

“Ninguém ignora tudo, ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre”. (Paulo Freire).

Obrigada a todos os empresários, gestores e colaboradores queridos, com os quais convivi até hoje e que, com muito amor, profissionalismo, respeito, comprometimento e humildade me fazem prosseguir a jornada.

Obrigada ao diretor e leitores do Gazeta da Torre, que mês a mês, me dão inspiração, voz e impulso,  para abrir meu coração e compartilhar experiências e conhecimentos com propósitos sempre positivos.

Abraço fraterno! 

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