terça-feira, 17 de julho de 2018

A leitura desperta certos poderes


Gazeta da Torre

Um divisor de águas na vida de cada um é, de fato, a leitura. Quando se aprende a ler, parece que um mundo totalmente novo surge e, com ele, o conhecimento, o saber. Algo fantástico acontece.

Nesse sentido, é possível afirmar que a leitura desperta certos poderes. Digo “desperta” porque realmente se trata de uma capacidade latente dentro de nós, guardada, caracterizada não apenas pelo aspecto cognitivo, de raciocínio, mas também por demandas subjetivas, como curiosidade, interesse, vontade de saber cada vez mais.

Os benefícios da leitura vão além das questões de Português, quando o vocabulário é enriquecido, as regras gramaticais são mais facilmente aplicadas ou quando a interpretação do texto se aproxima do que o autor quis dizer. Há um sem-número de fatores favoráveis para quem tem o hábito de leitura.

Desde um rótulo de remédio, uma receita de culinária, uma tarefa escolar... enfim, já pensou como seria a vida sem a leitura? Poderíamos tomar o remédio errado, trocar ingredientes da receita ou tirar uma nota baixa na escola. Esses são simples exemplos do dia a dia, mas indo um pouco além, compreendemos que a leitura é capaz de promover emancipação, desenvolvimento, capacitação.

Sem dúvida, “quem lê, viaja”. Todo mundo já ouviu essa frase. Com um bom livro, podemos nos transportar para outro lugar, conhecer costumes e culturas, histórias que passam a fazer parte dos registros da nossa memória.

Uma boa leitura enseja uma boa conversa; estimula momentos prazerosos, ricos em originalidade; é capaz de estimular a transformação do indivíduo; gera responsabilidades crescentes e constantes, pois o volume de conhecimento adquirido exige que cada criatura tenha consciência da necessidade do seu exemplo, na mesma proporção. Ou seja, quanto mais se sabe, mais se deve acelerar o processo de mudança interior.

Para isso, como também para todas as coisas da vida, é importante ser seletivo(a). Que tal valorizar o tempo buscando leituras de consistência construtiva, edificante, enobrecedora? Que tal ampliar nosso conhecimento com conteúdo útil, e não fútil?

Que possamos estimular, através do exemplo pessoal, o hábito de leitura. Comecemos dentro do ambiente doméstico. É importante dar os primeiros passos. Os frutos são compensadores! Reflitam nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário