segunda-feira, 2 de julho de 2018

É bom saber que o despertar da consciência se inicia com a compreensão dos fatos


Gazeta da Torre

Há quem queira viver isolado do mundo, totalmente desconectado de tudo e de todos. No entanto, com a tecnologia que dispomos, a tarefa de ficar alheio às notícias não é tão fácil.

A questão não é apenas o espontâneo interesse em saber o que acontece, mas a necessidade de acompanhar as transformações existentes no nosso entorno e um pouco mais longe dele.

Daí surge outra questão: estar informado é diferente de estar bem informado. Felizmente, o bom senso alerta para o fato de que o ser humano precisa desenvolver aptidões, superar a acomodação e sair da sua zona de conforto.

O Mundo passa por situações conflitantes. O mínimo a ser feito, de nossa parte, é compreender a razão pela qual existem tantas ocorrências indesejáveis e, sobretudo, estudar um meio de minimizá-las. Refiro-me às instabilidades de líderes mundiais. Na verdade, até a Natureza está mostrando sinais de desalinho, como se estivesse gritando por socorro, respeito, preservação. Afinal, o que pode ser feito?

O primeiro passo é saber distinguir as notícias verdadeiras das informações falsas que circulam na Internet. Trata-se de uma tarefa para garimpeiro. Se você não tem tempo suficiente para pesquisar e esclarecer-se, não cometa o erro de propagar uma notícia a quem quer que seja, sem critério algum e sem averiguar a veracidade da informação. Lembre-se das graves consequências que podem surgir com ações impulsivas, incautas e desmedidas.

Nesse sentido, a Educação se amplia e ultrapassa os limites da nação. É importante cuidar, preservar, respeitar lugares e pessoas; conhecer as dificuldades de outros povos. Na Era da Globalização e com a tecnologia a serviço do homem, há de ser pesquisada e encontrada alguma maneira de ajudar, fazer algo de concreto, em prol da humanidade.

Se considerarmos o Planeta Terra um grande lar, os países estrangeiros são nossos vizinhos. Que tal começarmos o processo de transformação social buscando sair da acomodação? Isolamento não combina com solidariedade. Segue uma proposta para refletirmos: ao invés de estarmos alheios aos acontecimentos mundiais, que tal nos abastecermos de informações relevantes? É bom saber que o despertar da consciência se inicia com a compreensão dos fatos. A conscientização é obtida mediante a prática que nos convida, permanentemente, à ação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário