sexta-feira, 27 de outubro de 2017

VESTIBULAR: CONHEÇA UMA PRÁTICA INFALÍVEL PARA ESTUDAR

Fonte: Método Supera - Ginástica para o Cérebro - Unidade Madalena
Responsável Técnica: Idalina Assunção (Psicóloga, CRP 02-4270) 

Foto: Método Supera
O segredo é treinar a inteligência: concentração, memória e raciocínio lógico podem garantir bom desempenho e são habilidades que podem ser desenvolvidas com exercícios para o cérebro.

Com tantas pessoas concorrendo hoje a uma vaga na universidade, o segredo é se diferenciar para passar na prova. Estudar requer atenção, boa memória, agilidade de raciocínio. Para desenvolver essas habilidades, muita gente está exercitando o cérebro.

Ao contrário do estudo tradicional, com livros e apostilas, a ginástica cerebral é dinâmica e pode ser praticada em grupo. O método é fundamentado no conceito de neuroplasticidade, ou seja, a capacidade do sistema nervoso de modificar sua estrutura por meio de estímulos.

“A neuroplasticidade não é uma habilidade específica; é uma característica, uma condição do sistema nervoso”, lembra Solange Jacob, Diretora Pedagógica do Método Supera, uma rede de escolas especializada em ginástica cerebral presente em todos os estados brasileiros.

Por isso, a ginástica para o cérebro tem ajudado estudantes de todas as idades a conquistarem boas notas na escola e bom desempenho no vestibular.

“Quando desejamos adquirir um conhecimento para ser utilizado na hora da prova, o processo de aprendizado deve ser iniciado pela atenção e raciocínio. Em outras palavras, é possível dizer que tudo se inicia com o foco na informação que se pretende armazenar e resgatar na hora da prova”, explica a especialista.

A principal ferramenta de estímulo usada pelo método SUPERA é o ábaco, um instrumento de cálculo milenar que exercita principalmente o raciocínio. Além dele, existem os Exercícios Cognitivos, Jogos de Tabuleiro, Dinâmicas de Grupo e Neuróbicas (exercícios aeróbicos para os neurônios)

Por que é tão difícil assimilar todos os conteúdos?

Muitos estudantes passam por extensas etapas de estudo para dominar uma determinada matéria cobrada no vestibular, porém ao se depararem com a prova, acabam errando questões, cujas respostas estão no enunciado, ou seja, as famosas "pegadinhas".

A boa notícia é que a resposta para esse tipo de erro está na falta de mobilização do córtex pré-frontal, que consequentemente causa a falta de atenção.

O córtex pré-frontal é uma parte do nosso cérebro responsável pelos comportamentos e pensamentos, expressões de personalidade, tomadas de decisões e atenção. Em se tratando de atenção, é possível destacar que essa é uma função cognitiva primária, que exige estímulos para o processamento de informações. Desse modo, se essa região do cérebro não estiver preparada adequadamente, temos como resultado a conhecida “falta de memória” que resulta nos esquecimentos.

A ginástica para o cérebro promove a conexão entre os neurônios, desenvolvendo, entre outras habilidades, a atenção, o raciocínio e a memória.

Desafio de Setembro:

Gêmeos pequenos e agitados, vizinhos próximos, mas separados, que raramente estão desencontrados. O que são?
Resposta: os olhos

Desafio de Outubro:

O sisudo sábio assustou-se, pois não sabia que o sabiá sabia assobiar. Quantas letras “S” tem isso?
A resposta você terá no próximo mês.

Serviço:
Método Supera - Ginástica para o Cérebro
Responsável Técnica: Idalina Assunção (Psicóloga, CRP 02-4270)
Unidade Madalena
Rua Real da Torre, 1036. Madalena, Recife.
Telefone: (81) 3236-2907
Unidade Boa Viagem - Telefone: (81) 30331695

Nenhum comentário:

Postar um comentário