quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Dia Mundial da Alimentação destaca agricultura familiar


16 de Outubro - Dia Mundial da Alimentação
fonte: FAO

Agricultura Familiar: "Alimentar o mundo, cuidar da terra"  é o tema escolhido pela FAO (Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas - agência da ONU que lidera os esforços internacionais para derrotar a fome) este ano para o Dia Mundial da Alimentação. O objetivo é elevar o perfil da agricultura familiar e os pequenos agricultores. Centra-se a atenção do mundo sobre a importância do papel da agricultura familiar no combate à fome e à pobreza, proporcionando segurança alimentar e nutricional, melhorando os meios de subsistência, a gestão de recursos naturais, proteção do meio ambiente e desenvolvimento sustentável, em particular nas zonas rurais. 

 No Brasil, as atividades que marcam a data já começaram e vão até 17 de outubro, consolidando a Semana Mundial da Alimentação. No dia 17 de outubro, a TV NBr transmitirá uma teleconferência sobre o Dia Mundial da Alimentação, com foco na 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. A teleconferência terá participação da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).

Debate promovido pela FAO

Durante 2014, quando se comemora o Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF), a ONU vem destacando a atual contribuição e o enorme potencial de pequenos agricultores e agricultores familiares para a erradicação da fome, garantindo a segurança alimentar e protegendo o meio ambiente.

 À medida em que Ano chega ao fim, a FAO promove, nos dias 27 e 28 de outubro, o Diálogo Global sobre Agricultura Familiar que reunirá autoridades, agricultores familiares e suas organizações, a sociedade civil, o setor privado, o meio acadêmico e agências de desenvolvimento, para fazer um balanço dos avanços conquistados e definir a tônica para uma agenda de iniciativas pró-agricultura depois de 2014. 

Ao longo do ano, foram realizadas milhares de iniciativas mundialmente, em âmbitos global, regional e nacional. Isso motivou uma ampla mobilização pró-agricultura familiar e um processo de diálogos sobre políticas que não teriam acontecido sem o Ano Internacional.

Esta jornada melhorou a compreensão sobre os desafios enfrentados pelos agricultores familiares em diferentes contextos sociais, econômicos e ecológicos. Ela enfatizou a importância de identificar as políticas certas para capacitar os agricultores familiares e, assim, aprimorar sua produtividade e garantir acesso a recursos naturais, bem como seu uso. 

Brasil

No início de outubro a FAO e o governo brasileiro assinaram em Roma um acordo segundo o qual o Brasil destinará US$ 150 mil ao Fundo Fiduciário Multilateral do Ano Internacional da Agricultura Familiar, administrado pela organização.

Os recursos servirão para apoiar a participação social no Diálogo de Políticas de Agricultura Familiar. Além disso, contribuirão para o desenvolvimento da plataforma digital sobre publicações, políticas e legislações relativas à agricultura familiar.

O acordo também beneficiará a criação de um grupo de trabalho sobre definições e tipologias nesse setor.

“Apreciamos a liderança do Brasil na área de agricultura familiar, e entendemos que esse acordo será fundamental para a ampliação dos diálogos no setor”, afirmou Laurent Thomas, Chefe do Setor de Cooperação da FAO.



Nenhum comentário:

Postar um comentário