quinta-feira, 8 de setembro de 2011

ENGORDEI OU ESTOU INCHADA? Profissional da Torre fala sobre o assunto



De uma hora para outra, o ponteiro da balança sobe e o jeans simplesmente não fecha, ainda que você continue firme e forte na dieta. CALMA LÁ! Esse peso extra pode ser de água e não de gordura.

Não há humor que resista. Você faz a sua parte, ficando de olho na alimentação e na atividade física, e quando chega a hora de subir na balança, vê que está mais pesada. Se a surpresa vem acompanhada de barriga inflada, pés e pernas pesadas e aquela sensação de corpo inchado, provavelmente você deve estar retendo líquido.

O problema pode ter várias causas. O edema (ou inchaço) normalmente é resultado da oscilação hormonal ou da alimentação desequilibrada. Mas também, pode indicar problemas renais, cardíacos ou uma disfunção da tireóide, que atrapalham a diurese. Ou seja, o mais importante é entender o seu corpo para identificar quando o inchaço merece ser investigado. A boa notícia é que, na maioria das vezes, ele não é motivo de preocupação, e pode ser aliviado, e até evitado, com mudanças simples de hábitos.

É de suma importância procurar o seu médico para investigar esse edema se ele for freqüente e não tiver uma causa aparente.

Nós mulheres, em geral, ficamos inchadas no período de TPM (tensão pré-menstrual) porque nessa fase acontece uma alteração nos níveis de estrogênio e progesterona, hormônios femininos, que quando em alta, tendem a reter líquido no corpo, dificultando a sua eliminação. Por isso é que você sente os seios pesados e doloridos, e a barriga inchada nesse período. Nas duas semanas que antecedem a menstruação é normal a balança acusar em média 2 quilos além do peso normal, que se forem causados pela retenção hídrica, vão embora naturalmente. Uma dica é pedir para o seu médico prescrever um suplemento em cápsulas à base de cálcio, manganês, magnésio e ácido gamalinoléico, substâncias que ficam reduzidas no período pré-menstrual, mas que são poderosas para evitar o inchaço.

Outro recurso muito utilizado e indicado pelos médicos é a DRENAGEM LINFÁTICA. Essa massagem feita com manobras suaves leva o liquido acumulado entre as células (chamado de linfa e composto de água, toxinas e resíduos do metabolismo) até os gânglios linfáticos, espécie de canais por onde vai escoar de volta para a circulação, para que seja eliminado pelos órgãos excretores. O resultado é uma limpeza interna e o alívio do inchaço já nas primeiras sessões.

A recomendação para quem sofre com a retenção hídrica é adotar a drenagem como um hábito, sobretudo no período pré-menstrual e fazer em média duas sessões por semana. Não esquecendo de procurar um profissional habilitado, um FISIOTERAPEUTA, para realizar as sessões e dizer adeus à retenção hídrica.

Mileny Almeida
Fisioterapeuta da Fisio Dermatus - Torre




4 comentários:

  1. Adorei... Bem didático..

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Excelente a reportagem espero outras como essa para nós mulheres.
    Beijos
    Katiane Aragão

    ResponderExcluir
  3. Isso e que e entender do assunto, profissional de qualidade e competencia e assim mesmo.
    Parabens pela reportagem, bastante esclarecedora.

    Bjs, Marivania Santos.

    ResponderExcluir
  4. Depois de quantos dias da menstruação parar a gente desincha ?

    ResponderExcluir