terça-feira, 20 de setembro de 2011

Conheça três dos animais mais mortíferos do mundo

De pequenos aparentemente inofensivos a gigantes assustadores, conheça animais mais mortíferos do mundo.
Nem todos dessa lista são predadores assassinos, mas representam perigo à
vida humana e a outros animais que tem o azar de cruzar seu caminho.

Mosquito Anopheles albimanus - Espantado que nosso número 1 seja um insetinho capaz de ser morto com a palma da sua mão? Pois saiba que o mosquito transmissor da malária mata quase 1 milhão de pessoas por ano.
 
 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 30 segundos uma criança africana perde a vida por causa da doença. A maioria dos casos na África afetam crianças, afirma a bióloga Maria Anice Sallum, professora do departamento de epidemologia da Faculdade de Saúde Pública da USP.

"No Brasil, a assistência é bastante efetiva. Em 2009, tivemos 306 mil casos de malária, a maioria na região amazônica", explica Maria Anice Sallum, doutora em saúde pública.

A transmissão da malária se dá pela picada de fêmeas de mosquitos do gênero Anopheles, que se infectam após picarem uma pessoa já doente. Além da malária, lembre-se que mosquitos podem transmitir dengue e febre amarela, o que eleva o número de mortos ao redor do mundo.

Naja - Se você não for um encantador de serpentes indiano, não se aproxime. Essa cobra de aproximadamente 2 m possui um veneno neurotóxico capaz de matar um homem com uma mordida.Claro que, se pudesse falar, ela alegaria legítima defesa, mas aí, a vítima já estaria estatelada no chão, depois de sofrer paralisia muscular ou até mesmo uma parada cardiorrespiratória. Essa espécie é responsável por milhares de mortes por ano na Ásia.O professor titular do departamento de Zoologia da USP Miguel Trefaut Rodrigues diz que as cobras do gênero Naja são parentes das corais verdadeiras que existem no Brasil.
 
 
 

Rodrigues lembra que algumas espécies, como a Naja melanoleuca, da África, esguicha o veneno em direção aos olhos do homem, causando irritação e problemas sérios na vista.

Algumas espécies têm a capacidade de elevar grande parte do corpo e/ou de cuspir o veneno para se defender de predadores a distâncias de até dois metros. Outras espécies, como por exemplo a Naja tripudians, dilatam o pescoço quando o animal é enraivecido. A artimanha serve para "aumentar" seu tamanho aparente e assustar um possível predador. Atrás da cabeça, a naja também pode possuir um círculo branco parecido com um olho, também eficaz em amedrontar agressores que a confundam com um animal maior e mais perigoso.

Vespa-do-mar (Chinorex fleckeri) é um cnidário marinho da classe dos cifozoários. Seus tentáculos, devido à presença de nematocistos, podem causar ferimentos letais em banhistas. Elas costumam viver nas costas australianas, o veneno delas é tão poderoso que pode matar uma pessoa em 2 minutos, o que torna o resgate muito difícil, na verdade ela carrega veneno suficiente para aniquilar aproximadamente 60 homens.Seu veneno é 500 vezes mais potente que a caravela portuguesa. Sob o delicado aspecto desta medusa, esconde-se um dos animais mais venenosos e mortíferos do planeta. Vive nas zonas vizinhas das costas do Norte da Austrália e do Sueste Asiático, onde se alimenta de pequenos peixes e crustáceos. O seu tamanho é relativamente grande, pois os seus tentáculos atingem um comprimento de cerca de três metros.
 
 
 
 
Contudo, o perigo não está no tamanho, mas nos cerca de 20.000 nematocistos (células repletas de veneno) espalhadas por esses longos e delicados tentáculos. O veneno neles armazenado é suficiente para acabar com a vida de cerca de 60 pessoas adultas ou de um animal com cerca de 3.500 quilos, em menos de meia hora. Elas são um tipo de medusa, que só vive nas águas do Oceano Pacífico, seus tentáculos medem até 5 metros, e seu corpo é do tamanho de uma bola de basquete. Seu veneno é liberado ao mínimo contato com a pele, ele se dissolve nos glóbulos vermelhos do sangue, causando parada cardíaca e respiratória.
 
 
 
 
Ela provoca um impressionante colapso generalizado na vítima: a respiração se descontrola, o sistema linfático cessa, a pessoa desmaia e o coração começa a bombear intensamente até que, anestesiado, para também de funcionar.

Todos recomendam a respiração artificial e massagem cardíaca, como itens de primeiros socorros e a aplicação imediata de vinagre no local do ataque para parar a injeção local de toxinas. Mesmo recebendo tratamento imediato, três a cada dez pessoas morrem.As que não morrem podem sentir dores por mais de semanas e ficarão com cicatrizes para o resto de sua vida. Mas quem está nadando sozinho(a) tem a chance de 0% de sobrevivência!

Fonte: Wikipédia - a enciclopédia livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário