Uma das mais importantes iniciativas globais de conscientização sobre os problemas gerados pelos resíduos sólidos nas zonas costeiras, o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias rola neste sábado em várias partes do mundo.
Organizada há 25 anos pela ONG norte-americana Ocean Conservancy, a ação acontece tradicionalmente no terceiro sábado do mês de setembro e envolve anualmente cerca de 500 mil voluntários em mais de 120 países. No Brasil, o evento ocorre desde 1997.
“Envolver as comunidades na limpeza das praias e dos cursos de água no mundo inteiro. Avaliar o que foi coletado e identificar suas origens, a fim de gerar consciência ambiental e mudar os comportamentos que contribuem para o aumento da poluição”, afirma o texto de convocação do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias.
Portanto, depois dos mutirões de limpeza os dados são reunidos e encaminhados para o site da Ocean Conservancy, que por sua vez formula um relatório global. Esses dados servem como base para a Conferência do Meio Ambiente da ONU.
Ano passado, o evento comemorou 25 anos de existência e em março deste ano foi publicado um relatório com os resultados obtidos no período. No total, cerca de nove milhões de pessoas de 152 países coletaram aproximadamente 66 mil toneladas de lixo. O lixo anfitrião foi a bituca de cigarro com quase 53 milhões de unidades coletadas, seguida das garrafas plásticas com 9,5 milhões e das sacolas plásticas com 7,8 milhões.
No Brasil, em 2010, o evento envolveu 20 municípios em seis estados: Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Aproximadamente 3.138 voluntários participaram da iniciativa e coletaram 46.641 itens (18 toneladas de resíduos).
Em 2011, a expectativa dos organizadores é de um aumento significativo na quantidade de voluntários e de lixo coletado.
Redação Waves
Nenhum comentário:
Postar um comentário