segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Você conhece os bancos digitais? Tem conta neles?

Gazeta da Torre
O mercado e a tecnologia tem caminhado lado a lado, e avançado bastante, os bancos digitais estão numa crescente, tem conseguido um aumento em sua fatia do mercado e sem dúvidas, facilitado a vida das pessoas. Já adianto para vocês: eu tenho um filho de 4 anos e, certamente, ele nunca vai precisar se deslocar até uma agência para fazer operações do dia a dia, como eu fiz na minha adolescência e acompanhava os meus pais na infância. Essa é uma realidade que para um futuro próximo já não vai existir.

Hoje, seja para banco tradicional ou digital, já não é necessário ir até a agência para abrir conta, por exemplo. Mas os digitais têm várias outras facilidades. Não existe o espaço físico em todas as cidades, todo o contato entre cliente e agência é feito através de aplicativo, e-mail ou chat. Para abrir conta em um deles, basta baixar o aplicativo no celular e fazer o cadastro normalmente. Não é necessário tirar cópia de documento pessoal ou comprovante de residência, tudo é enviado por foto. Isso já acelera a abertura da conta, dribla toda a burocracia, o vai e vem, e de modo geral, leva no máximo dez minutos para ser realizada!

O relacionamento no dia a dia é realmente muito simples, só em casos específicos é necessária uma ligação, mas, no geral, tudo é feito pelo aplicativo: transferências, doc’s, ted’s, investimentos, extratos. Não tão diferente da realidade dos bancos tradicionais, questões do dia a dia podem ser resolvidas por chat ou telefone, a fim de facilitar a vida do cliente. Tudo isso com uma grande vantagem: todos os serviços são gratuitos na maioria dos bancos digitais, naturalmente, a depender de sua escolha entre eles, podem haver algumas cobranças, mas que representam pouco em relação ao que os bancos tradicionais costumam cobrar. Ou seja, você tem todos os serviços de um banco tradicional, mas com uma redução absurda na quantidade de taxas que se costuma pagar.

Esse é o ponto que quero chamar atenção: a redução significativa de despesa que você pode ter! Os saques são feitos em qualquer caixa eletrônico 24 horas. Como esses bancos se mantêm, então? Primeiro que o custo deles, por não ter agência física, é muito menor. Eles ganham quando nos aproximamos dele e fazemos pagamento de contas diversas, investimentos, entre outros serviços. Eles ganham uma taxa a cada conta que pagamos, por exemplo. Tendo acesso ao nosso cadastro, podem nos oferecer, além de produtos de investimentos, acesso a crédito, empréstimo pessoal e consignado.

Por ser digital, não significa que são inseguros. Eles precisam ter as licenças e tudo o que é necessário, regulado pelo Banco Central, para garantir a seguranças de todos os usuários. Vale a pena você pesquisar, conhecer melhor, ver qual deles se adequa mais ao seu perfil, os serviços e eventuais taxas cobradas por cada um.

Até a próxima!
Leandro Trajano
Acompanhe o meu trabalho também pelo Instagram @personalfinanceiro e no Youtube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário