sábado, 23 de junho de 2018

Copa do Mundo, futebol, vida que segue e não podemos desistir de sonhar!

Gazeta da Torre

Em 2014, tivemos o prazer de receber a Copa do Mundo no Brasil e Recife foi uma das sedes que, inclusive, recebeu a campeã daquela edição, a Alemanha.

Durante a Copa, era comum ver as pessoas encantadas, vivendo o clima festivo e harmonioso, sonhando com a ida à Rússia em 2018. Eis que estamos no mês do mundial e quantos que sonharam, lá em 2014, em viajar para assistir à Copa no país sede, estão realizando o sonho de fato?

Pois é, isso exige primeiro planejamento, depois disciplina para executar o que planejou ao longo de quatro anos, que é o intervalo entre as copas. E, se você achar pouco quatro anos para se organizar financeiramente para isso, é só dobrar o período e sonhar com o campeonato seguinte. Ou seja, se a do Qatar, em 2022, não é um sonho plausível, comece a pensar na Copa de 2026, que será nos EUA, Canadá e México.

Aqui vão algumas dicas simples, mas bem interessantes para que você comece a se planejar e se organizar para chegar lá!

Veja logo abaixo:

-  Tenha o seu objetivo claro em mente. Que copa, que país você irá;

-  Veja quanto tempo você tem até a data da viagem e quando começará a poupar. Se já começar em agosto, tem aproximadamente quatro anos;

-  Pesquise o preço médio na época do evento para passagens e hospedagem, ajuste esse valor que, naturalmente, será um pouco diferente no futuro;

-  Faça um levantamento também de quanto você deve gastar com alimentação, transporte do dia a dia e entre as cidades (valor aproximado), ingressos dos jogos e mais o que você costuma fazer em viagens, passeios etc.;

-  Por mais que eu não incentive compras parceladas, é uma alternativa interessante para a passagem internacional, ou para as mais caras, pagando em cerca de seis vezes, de forma que, no mês da viagem, você já tenha isso quitado;

-  Em relação à hospedagem, você pode fazer da mesma forma. Pagando tudo no check-in, de acordo com a sua disponibilidade de caixa e planejamento para tal e, claro, com a política dos locais que pretende se hospedar.

Vamos à parte prática:

-  Digamos que você pagou passagens e hospedagem antecipadamente, parcelada ou à vista, e pretende levar dólares apenas para as despesas do dia a dia no destino, conforme detalhado acima;

-  Você chegou a um valor (meramente usado como exemplo) de U$ 7.000 para tais despesas;

-  A sugestão é que você se planeje para poupar aproximadamente U$ 145 por mês, durante os próximos 48 meses!

 ...e bingo!!! Você estará na próxima copa em 2022!!!

 Exige, de fato, planejamento e disciplina para executar, pois nesses 48 meses pode haver desvios. Se algum mês você não cumpriu o planejado, corra para botar em dia. Se teve uma folga maior, antecipe o plano. O importante é que se mantenha firme. Com isso você chega lá!

Se você considerar o valor alto devido à cotação do dólar e optar pelas olímpiadas em 2024, que ocorrerão em Paris, pode ser que 24 meses a mais sejam suficientes para realizar esse objetivo.

É visível que a mesma ideia se transmite para o sonho olímpico! Por que não?
Vida que segue! Planejamento e vida financeira à parte, vamos ver como será esta Copa. Até então, o clima não parece nem de longe com o da última em casa, nem com as de antes, talvez pelos 7x1, ou muito mais pelo momento de insatisfação, decepção e caos político e econômico que o país atravessa, incertezas, insegurança.

Resta-nos viver o cotidiano com dedicação e empenho, pois este ano temos também eleições e muito do nosso futuro se decide nas urnas.

Entretanto, independente da política e do futebol, temos que sonhar, buscar no dia a dia lutar para realizar esses sonhos e, para tanto, precisamos nos planejar, tendo a disciplina de executar o plano.

Até a próxima!!!

Leandro Trajano
Siga-me no Instagram  @personalfinanceiro   

Nenhum comentário:

Postar um comentário