quarta-feira, 27 de junho de 2018

A positividade é sabedoria que gera saúde, qualidade de vida e faz a vida fluir melhor

Gazeta da Torre

A vida é cíclica! Dias bons, dias tumultuados, ganhos e perdas, alegrias e tristezas. Vivemos tempos difíceis? Tortuosos? Surpreendentes? Inacreditáveis? Dias de verdadeiro caos e insatisfação?

Sinais da necessidade de mudanças no ar! 

Para construir algo novo é preciso encarar a desconstrução. A desconstrução - quem sabe? - de velhas crenças, hábitos e costumes que, certamente, não cabem mais na realidade contemporânea e nem na vida das pessoas as quais nos tornamos.

Quebrar paradigmas significa quebrar correntes, alçar voos. A mudança está em nós. Precisamos nos posicionar como atores da nossa vida e sermos agentes da mudança desejada no âmbito pessoal, profissional, político-social.

Não devemos nos alienar vivendo às margens dos acontecimentos, da realidade que nos cerca, nos aflige, nos toca. No entanto, precisamos cultivar a sabedoria e não sucumbirmos na negatividade e pessimismo. Aprender a criar oportunidades para nos sentir bem é cuidar da saúde. O estresse gera todo tipo de doenças, desarmoniza nossas células, adoece corpo e mente...

Quer viver mais? Se permita olhar mais para o seu interior, fazer mais do que realmente gosta e curtir também o ócio criativo. Busque formas de liberar a dopamina, a endorfina, a serotonina e “se fazer” mais saudável e feliz. Observe seu corpo: ele fala e dá sinais do que lhe faz bem ou mal, a todo o momento.

A Copa do Mundo está aí... Muitas percepções e visões se entrelaçam... Cada uma precisa ser respeitada, claro! Os brasileiros que gostam, devem curtir esses momentos sem culpas e com alegria. Não é porque o Brasil está da maneira que está que precisamos nos “martirizar” ainda mais e nos concentrarmos, a todo o momento, na enxurrada de fatos e notícias desagradáveis.

Isso não é saudável! Estamos todos conscientes da situação?  Vamos, então, promover as mudanças necessárias de forma consciente e organizada, sem nos esquecermos de nós mesmos, do nosso papel enquanto cidadão, da nossa saúde e qualidade de vida. 

Importante é que façamos a energia da vida fluir com mais leveza e naturalidade, afinal, não sabemos até quando estaremos aqui, neste plano, curtindo essa viagem maravilhosa que é a VIDA. Apesar de todos os desafios, encontremos em cada amanhecer, razão e motivos para nos sentirmos agradecidos, cientes e felizes dos propósitos da nossa jornada. Para inspirar os nossos leitores, ofereço para reflexão, esse lindo poema de Walter Whitman (1819 – 1892), um jornalista, ensaísta e poeta americano considerado o “pai do verso livre” e o grande poeta da revolução americana.

Aproveita o dia,
Aproveita o dia,
Não deixes que termine sem teres crescido um pouco.
Sem teres sido feliz, sem teres alimentado teus sonhos.
Não te deixes vencer pelo desalento.
Não permitas que alguém te negue o direito de expressar-te, que é quase um dever.
Não abandones tua ânsia de fazer de tua vida algo extraordinário.
Não deixes de crer que as palavras e as poesias, sim, podem mudar o mundo.
Porque passe o que passar, nossa essência continuará intacta.
Somos seres humanos cheios de paixão.
A vida é deserto e oásis.
Nos derruba, nos lastima, nos ensina, nos converte em protagonistas de nossa própria história.
Ainda que o vento sopre contra, a poderosa obra continua, tu podes trocar uma estrofe. Não deixes nunca de sonhar, porque só nos sonhos pode ser livre o homem.
Não caias no pior dos erros: o silêncio.
A maioria vive num silêncio espantoso. Não te resignes e nem fujas.
Valorize a beleza das coisas simples. Pode-se fazer poesia bela sobre as pequenas coisas. Não traias tuas crenças.
Todos necessitamos de aceitação, mas não podemos remar contra nós mesmos.
Isso transforma a vida em um inferno.
Desfruta o pânico que provoca ter a vida toda adiante.
Procures vivê-la intensamente sem mediocridades.
Pensa que em ti está o futuro e encara a tarefa com alegria e sem medo.
Aprendes com quem pode ensinar-te as experiências daqueles que nos precederam.
Não permites que a vida se passe sem teres vivido…

Abraço fraterno!
Vera Silva 

Nenhum comentário:

Postar um comentário