segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Nada é tão desafiador quanto o processo de interação entre a INTELECTUALIDE e a MORALIDADE


Viver consiste em um amplo aprendizado. Isso pode ser verificado em todas as áreas nas quais compartilhamos experiências e avançamos no entendimento da ciência, buscando ultrapassar limites e fronteiras, fazendo descobertas. Porém, nada é tão desafiador quanto o processo de interação entre a intelectualidade e a moralidade. De um lado, a ciência cumprindo o papel de promover, através do conhecimento, formas simplificadas e mais duradouras de equilíbrio, facilitando a vida no Planeta. Do outro lado, o senso de responsabilidade que se desenvolve sob o ponto de vista moral, disciplinando os relacionamentos com os pilares do respeito e da dignidade. Desenvolver-se nesses dois aspectos, intelectual e moral, é o verdadeiro propósito da nossa vida.

“A Natureza não dá saltos”! Já ouvimos muito essa frase. De fato, para qualquer direção que seguirmos, temos que dar um passo de cada vez. E a Natureza mostra muito bem como isso funciona: para colher o fruto, é necessário antes preparar a terra, plantar a semente, cultivá-la com nutrientes e acompanhar o seu crescimento, até que atinja a pujança de fornecer frutos.

A nossa vida também se estabelece passo a passo. Do momento da fecundação do óvulo até a fase adulta, o ser humano enfrenta etapas e muitos desafios. É como se estivesse subindo uma escada, apenas um degrau por vez. 

Nesse contexto, a Educação assume grande importância, pois é capaz de gerar todos os elementos para tirar o homem do estado de brutalidade, levando-o à civilização. Mas isso não acontece da noite para o dia, tampouco sem atestar o real interesse de transformação.

A Educação permite também identificar, numa escala graduada, em que ponto cada criatura está e, dessa forma, alertar sobre o caminho a ser percorrido, tanto em intelectualidade, quanto em moralidade. Não se trata de preferência ou afinidade. O progresso intelectual, cognitivo e os aspectos morais devem andar de mãos dadas.

Disso resultam os vários níveis educacionais aos quais pertencemos. Por exemplo, facilmente é possível observar o grau de relevância e compromisso das pessoas, no cotidiano. Há aquelas que atentas estão às datas de validade, atravessam as vias na faixa de pedestre, leem manual de instruções. Existem também as que não se importam com a própria saúde, querem tirar vantagens em tudo, não admitem os erros que praticam.

Que possamos refletir diante da nossa responsabilidade, para abandonarmos, em definitivo, tudo em nós que ainda for bruto e conquistarmos, com esforço e determinação, a evolução. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário