domingo, 28 de maio de 2017

Veludo, suede e camurça: Tendência 2017

Gazeta da Torre

Sabemos que o calor não dá trégua, o verão está aí e está com tudo, mas no universo da moda este é o momento perfeito para nos atualizarmos e saber de antemão o que será tendência para as próximas estações! Hoje vamos falar sobre três tecidos diferentes que são tendência para o Inverno 2017: o veludo, a camurça e o suede! Se você está em dúvida sobre qual a diferença entre eles, vamos te explicar agora e tirar de vez suas dúvidas, ok?!

1. Qual a diferença entre Veludo, Camurça e Suede?

Nós sabemos o que eles têm em comum, que é toque aveludado, a aparência felpuda e que são usados em roupas e calçados, mas como diferenciá-los? Veja só:

1.1 Veludo

O veludo é um tipo de tecido, natural ou sintético, com seu lado avesso liso e o lado externo coberto de pelos cerrados e curtos. O veludo surgiu na Índia, começou a ser comercializado em meados do século 14. Na época, fibras de seda trabalhada em teares manuais davam origem ao tecido. Nos dias atuais, usa-se algodão, acetato, restos de lã, misturas de fibra e raiom para sua produção. Essa substituição de materiais baixou bastante o seu custo. O veludo tem uma trama estreita, o que produz uma textura de toque macio.

2. Camurça

Camurça é o produto confeccionado da pele curtida do camurça (animal), mas o termo generalizou-se a qualquer pele de animal curtida. É um tipo de couro felpudo feito com a camada interior da pele de animais como camurças, cabras, vacas, porcos, bezerros, cervídeos e principalmente cordeiros. Por se utilizar apenas a camada interior da pele, o produto é menos durável, porém mais suave que o couro comum.

A suavidade, leveza e flexibilidade do material tornam satisfatório seu uso no vestuário e outras aplicações que requerem materiais delgados, como luvas. Também é muito usado em tapeçaria, calçados, bolsas e como forro para produtos de couro.

3. Suede

O suede, normalmente utilizado em decoração, é um tecido sintético de poliéster de acabamento similar à camurça. O material é uma excelente opção de revestimento para móveis e acessórios, como sofás, poltronas e almofadas, devido às suas características funcionais, como durabilidade, resistência a manchas e danos causados pela umidade e alto apelo estético.

Agora que você sabe diferenciar os três materiais, é hora de investir neles para o look do inverno 2017!


Nenhum comentário:

Postar um comentário