quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Leitor da Gazeta da Torre: JÁ NÃO DÁ MAIS PARA IMAGINAR A VIDA EM SOCIEDADE DESPROVIDA DE EDUCAÇÃO MORAL

Gazeta da Torre

Final de ano letivo é tempo de pensar e planejar a melhor opção de escola para os filhos. Levantar custos, analisar benefícios e avaliar metas. Afinal, não dá para relaxar quando o assunto está diretamente relacionado ao futuro dos pequenos e da família como um todo. 

A lei do consumo, mediante oferta e procura, não vai aqui apresentar grande índice de aplicabilidade. Ao falar em formação acadêmica, a palavra “pechincha” deve ser muito cautelosamente estudada, pois não se trata apenas de buscar o melhor preço, mas, como em outros itens do balanço familiar, há de se levar em conta a qualidade.

Para alguns, mensurar os ganhos da educação não é nada fácil. E não é mesmo, se um bom acompanhamento não for efetuado. Isso cabe para escolas dos ensinos público e privado, todas elas, sem definir ou estabelecer preferência por tal ou qual política de inclusão e de desempenho escolar.

Sob o risco de se ter pouco aproveitamento na sala de aula ou alguma possível defasagem, a verdade é que a preocupação com a qualidade do ensino tem aumentado. Essa é uma forte característica de avanço, que se inicia por cada indivíduo e alcança a coletividade.

Da mesma maneira que a formação acadêmica ocupa espaços cada vez mais legítimos e necessários para o desenvolvimento intelectual, já não dá mais para imaginar a vida em sociedade desprovida de educação moral. Assuntos de interesse global, como as medidas para reaproveitamento de materiais, o uso racionalizado dos bens naturais e a economia sustentável, são levados para discussão na sala de aula. Bem assim, nunca a ética, o respeito pelos bens públicos e a transparência, por exemplo, foram tão debatidos como estão sendo atualmente.

O fato é que, ao lado da busca pela escola mais adequada, os pais têm procurado atender um clamor social, justamente numa época em que as insatisfações não ficam tão confinadas ao ambiente doméstico. Daí, a importância de agregar valores morais aos esperados boletins que tentam medir o aproveitamento escolar.

Por isso, ENSINO é diferente de EDUCAÇÃO. Ensino é toda instrução levada a efeito. Já a educação é um processo que acompanha o indivíduo desde a tenra idade, em todos os aspectos de interação, cujo resultado é sua formação integral, identificando-o como criatura humana, dentro de uma sociedade. Portanto, que tal investir o seu tempo também na formação da dignidade de seu filho? Essa é a grande motivação deste século.

Pensem e reflitam!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário