É fato que a maioria dos donos de negócios inicia suas
atividades como empreendedores e, com a continuação, despertam para a
necessidade de desenvolver características peculiares de Empresário.
Veremos a
seguir, que são 02 (duas) denominações, não apenas teoricamente, ou de forma
legal e fiscal. Elas carregam em si, características comportamentais
específicas de suma importância para a sustentabilidade das empresas em geral.
Sobre
o perfil do Empreendedor
Considera-se que são pessoas que identificam oportunidades, são capazes de criar um negócio a partir de uma ideia e capazes de gerar receitas a partir desta ideia. São pessoas criativas, muito ousadas, por vezes, carismáticos, têm poder de argumentação e convencimento. Por outro lado, podem não ter capacidade de colocar em práticas e gerir de forma estratégica, o que, não generalizando, poderá fazer com que estes continuem sendo apenas grandes empreendedores, mas, como empresários não façam suas empresas “decolar” ou não consigam ir adiante. O site do administrador menciona um exemplo interessante de empreendedor dessa natureza: “o Eick Batista, ninguém questiona a sua habilidade para vender planos de negócios fantásticos. A sua falta de traquejo surgiu, apenas, quando ele teve de colocar em prática tudo aquilo que havia prometido aos investidores”.
Falando
um pouco sobre o perfil do Empresário
Percebem-se características bem definidas para valorização e execução prática das técnicas de administração, planejamento, estratégia, análise, controle financeiro, marketing, vendas e Gestão.
O
empresário/empreendedor ou vice-versa, devidamente preparado,
preza pelo equilíbrio entre Objetividade e Subjetividade. Busca ter uma noção
do todo da sua empresa e dependendo do tamanho dela, apesar de não ser o
executor direto de todas as atividades, entende
e acompanha todos os processos, delegando a profissionais confiáveis que
tenham competência: formação, conhecimento e experiência, as áreas específicas
e de valor estratégico com o de Gestão de Pessoas. O saber lidar com a EMOÇÃO é
positivo, pois aí reside a motivação que nos move para a ação, nos estimula e energiza
para a vida. Assim como com a RAZÃO, que nos mantém com os pés no chão,
refletindo, analisando, tomando decisões assertivas, o que viabilizará o
crescimento, prosperidade do empreendimento.
Percebe-se, então, que ter um negócio de sucesso e
lucratividade implica não somente fazer investimento financeiro, mas fazer e
muito, o investimento no conhecimento técnico e comportamental. No início de
qualquer negócio, claro, todos querem resultados, porém para que se firme é
necessário valorizar a cultura da aprendizagem constante.
É necessário se
profissionalizar e profissionalizar a gestão da empresa, seus Gestores, Líderes
e Equipe, estimulando a motivação e comprometimentos de todos. A empresa
precisa saber “para onde vai”, ter uma estratégia e a cultura de aprendizagem
na empresa deve partir do próprio empresário/empreendedor. Se o empresário não
entende e não compreende o valor das técnicas e políticas que os profissionais
contratados propõem para a melhoria da empresa, será como na “Torre de Babel”:
cada um falando uma língua. Desta forma, nenhuma ação terá crédito, sucesso e
resultado. Considera-se que o Líder maior deve ser exemplo inspirador de todos.
Outro fato importante é que por mais que se invista no
conhecimento, jamais saberemos de tudo. Daí a necessidade de se buscar
parcerias, profissionais, devidamente preparadas e confiáveis, o que sem dúvida
fará a diferença para a vida da empresa, do próprio empresário, garantindo-lhe
mais qualidade de vida e melhores resultados e metas.
Um trabalho que vem sendo
muito valorizado nas empresas de sucesso é o do Coach (Coach é um treinador, um
profissional com formação, saberes, competências especiais, capaz de ajudar
tanto ao empresário quanto à empresa a quebrar paradigmas e alçar voos.
Facilita a descoberta dos pontos fracos, fortes, a adquirir habilidades e
encontrar caminhos para viver, conviver e desenvolver a sua empresa melhor,
ampliando a visão de mundo, superando dificuldades, visões limitadas e
limitantes, descobrindo novas forças e potencialidades para si e para a
empresa).
O pai da administração moderna Peter Drucker, faz duas
afirmações maravilhosas:
Primeira:
“GERENCIAMENTO É substituir músculos por PENSAMENTOS, folclore e superstição
por CONHECIMENTO e força por COOPERAÇÃO.” Todos nós empreendemos
um negócio a partir da EMOÇÃO, da ideia, inspiração, vontade, coragem, fé,
persistência, “brilho no olho” e motivação. Porém para que o negócio evolua,
cresça se torne sustentável e até se perpetue, são necessários também a RAZÃO,
as técnicas, a capacidade de Planejar, Executar, Controlar, Acompanhar,
Reavaliar e Refazer. Tudo isto continuamente, com muita competência, foco e
sensatez. Técnica e dica válida tanto para a vida empresarial quanto pessoal!
Segunda:
“Não existem países subdesenvolvidos, existem países subadministrados.” Fazendo
um paralelo, a mesma deficiência acomete inúmeras empresas no Brasil e no Mundo
também, por que não dizer? Segundo dados do IBGE, no Brasil quase metade das
empresas fecham em 03 (três) anos. E o SEBRAE - Serviço de apoio a micro e
pequena empresa, afirma que entre as principais razões para a mortalidade
precoce das empresas, está a falta de planejamento e descontrole na gestão.
Deixo, portanto, alguns conhecimentos, considerações e percepções, para que
cada um busque refletir, identificar suas crenças e construir suas próprias
concepções e caminhos.
Um
ótimo mês para os queridos leitores, cheio de Esperança, Ação e Fé!
Abraço
fraterno!
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