segunda-feira, 28 de setembro de 2015

ATENÇÃO leitores do Gazeta da Torre: Toda turbulência traz em si inúmeras oportunidades




Vera Silva - Especialista Intervenções em Psicologia Social e Comunitária; Tecnóloga Gestão de RH


Parafraseando o querido professor e escritor Paulo Freire “O saber não muda o mundo; o saber muda as pessoas e as pessoas mudam o mundo”. Isso mostra o quanto é essencial se investir nas pessoas, no “ser humano”, no profissional, pois só a partir do conhecimento pode-se ampliar a visão de mundo, abrir para a mudança, a melhoria contínua, a criatividade e a inovação tão necessárias, a qualquer segmento da nossa vida.

Nessa perspectiva, “o Saber, o Saber Fazer, o Fazer e o Saber Conviver” são aspectos relacionados ao Comportamento, Qualidade de Vida e Desenvolvimento Humano, indispensáveis ao alcance do Sucesso e da Felicidade, o que certamente corresponde à busca e anseio de qualquer ser humano ou empresa.
Temos escutado muito falar em "crise" nos últimos tempos, tanto no dia a dia, quanto na mídia e na vida organizacional... Não tem como ficar à margem, o que nos estimula a fazer algumas reflexões. Toda crise traz em si inúmeras oportunidades de mudanças necessárias. A acomodação não provoca mudança. O que provoca mudança é a “inquietação”, seja na vida pessoal, profissional, afetiva ou na vida econômica, política, social... Organizacional, empresarial.
Todo sinal de “turbulência”, certamente, oferece a oportunidade de Reflexão e Ação para a Transformação de alguma coisa que não vai bem e isso é o que gera e garante a melhoria e a INOVAÇÃO. Só que a INOVAÇÃO e a MUDANÇA EFICAZ vêm de DECISÕES ASSERTIVAS...  E decisões assertivas provêm da capacidade de se REFLETIR de forma HOLÍSTICO SISTÊMICA, onde se analisa o contexto das situações, compreende-se e se visualiza “por antecipação”, suas possíveis consequências e resultados. As decisões são assim, devidamente embasadas e fundamentadas e por isso mesmo mais assertivas. Percebe-se porém, que na realidade atual o sentimento de URGÊNCIA predomina em tudo e em todos e muitas vezes para “encurtar caminhos”, se opta por “atalhos”, “receitas prontas” ou superficiais, que na verdade não oferecem as soluções esperadas e desejadas. E aí não funciona! Complica-se mais o “meio de campo”, pois cada um é cada um e cada situaçõa tem suas particularidades próprias e por isso mesmo exige atenção especial e diferenciada.
Levando em conta todas essas observações, achamos por bem abordar, mais que nunca nesse momento, um assunto que consideramos de extrema relevância para as empresas e que constitui fator de sucesso ou de fracasso delas: A excelência no atendimento ao cliente.
Através de diálogos com o redator e diretor do Jornal Gazeta da Torre, Maurício Dias, que interage diretamente com os anunciantes e com a população em geral do nosso bairro, assim como pela observação, estudo e análise da realidade contemporânea, buscaremos contribuir, facilitando insights (*Compreensão) para a melhoria nos serviços de atendimento aos clientes, especialmente dos nossos bairros.
É importante ressaltar que o cliente é a razão de qualquer empresa existir e que a fidelização deles exige que se agregue “algo mais” não apenas aos produtos, mas também à qualidade do atendimento “usual”.  Isso só será possível investindo-se no potencial dos colaboradores, pois é aí que reside o diferencial competitivo.
A evolução dos tempos nos mostra que a modalidade de Gestão que apresenta bons resultados é a Gestão participativa e humanizada, pois compreende uma relação mais saudável entre empresários, gestores e colaboradores. Porém não se deve confundir e esquecer a necessidade real de se ter critérios, procedimentos assim como a “postura, compostura” e profissionalismo no trabalho, assim como em prontidão e assertividade.
Muitas vezes, por excesso de informalidade, o cliente sai prejudicado e dificilmente retornará. A excelência no atendimento é abrangente e compreende, entre outros aspectos, também utilizar linguagem e tom de voz adequada, não demorar em atender as solicitações e pedidos do cliente, evitar conversas paralelas com colegas e atender excessivamente ao celular, enquanto se atende o cliente. Tudo isso evita a insatisfação e perda de clientes, assim como um “boca a boca” negativo que certamente só prejudica qualquer empresa. Perde a empresa, perde o colaborador, já que atitudes e comportamentos indevidos podem acarretar demissões e até fechamento de empresas.
Com a globalização, produtos e serviços iguais existem em série, e quem tem recursos compra em qualquer lugar do mundo. Portanto, o que realmente vem fazer a diferença e atrair os clientes, são as pessoas, os colaboradores, esses que dão vida às empresas, interagem com os clientes e os fidelizam ou não. Daí a necessidade de cada empresa ter a sua cultura própria, seus colaboradores bem treinados, assim como seus líderes e gestores devidamente desenvolvidos na área técnica e comportamental, por profissionais competentes e devidamente credenciados. Assim se tornarão capazes de gerir todas as situações do dia a dia, além de inspirar os colaboradores a trabalhar motivados e comprometidos a fim de surpreender e superar as expectativas dos clientes, garantindo tanto a empregabilidade quanto a sustentabilidade das empresas.
Observa-se também que outro fator decisivo é a postura que cada empresa assume diante das situações. Sobre isso, afirma Rodolfo Spielmann, Vice-Presidente da Bain & Company de São Paulo (Empresa global de consultoria de gestão sediada em Boston): “Os movimentos mais poderosos que uma empresa pode executar num momento como esse dependem de sua posição. Se sua empresa tem posição financeira boa, por exemplo, ela poderá investir mais do que os competidores em marketing visando aumentar a lealdade dos seus clientes”. Acreditando que cada crise, cada confusão ou cada falha quando encarada de frente, é a oportunidade para ressurgir e se recriar, desejo a todos um ótimo aproveitamento, novos direcionamentos se necessários, e muito SUCESSO. Lembrando que SUCESSO mesmo é procurar SE FAZER FELIZ! Abraço fraterno!
Desejamos que esse artigo ofereça subsídios a uma autoanálise, lembrando que cada crise, cada falha, cada erro, quando encarados, “sem maquiagens”, constituem verdadeiras oportunidades de se ressurgir, de se recriar, de se reinventar. O bom da vida é que todos os dias Deus nos concede a oportunidade de recomeçar e refazer caminhos... Isso é maravilhoso e vale para pessoas e empresas em qualquer idade e em qualquer circunstância.

A todos um ótimo aproveitamento, novos direcionamentos se necessários e muito SUCESSO. Lembrando que qualquer sucesso só valerá realmente à pena, se tornar o homem mais realizado e feliz!

Acreditando que cada crise, cada confusão ou cada falha quando encarada de frente, é a oportunidade para ressurgir e se recriar, desejo a todos um ótimo aproveitamento, novos direcionamentos se necessários, e muito SUCESSO. Lembrando que SUCESSO mesmo é procurar SE FAZER FELIZ! Abraço fraterno!

Abraço fraterno!

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