Texto de Regina Coeli
Vieira Machado
Fundação
Joaquim Nabuco
Não se sabe
precisar em que época surgiram os brinquedos populares, sabe-se apenas que eles
apareceram em todas as sociedades desde as mais remotas. No contexto
folclórico, o brinquedo popular é peça fundamental para o desenvolvimento
intelectual e coordenação motora da criança.
Caracterizado
como produto artesanal, o brinquedo age de forma interativa no mundo de
fantasias da criança, aproximando-a da realidade social em que vive,
desenvolvendo experiências internas e externas ao seu mundo, promovendo
melhores resultados na aprendizagem.
Com o advento
da revolução industrial, o brinquedo sofreu grandes modificações tecnológicas.
Diminuiu a demanda artesanal e a sociedade passou a consumir os brinquedos
industrializados,com novas formas e roupagens que fugiram da realidade social
das crianças de classe média e baixa.
Mas apesar do
avanço tecnológico, o brinquedo artesanal continua com a sua identidade
cultural, que encanta as crianças de todas as gerações e classes sociais, ricas
e pobres.
O brinquedo
artesanal nunca deixou de ser fabricado, principalmente nas regiões mais pobres
do Brasil, onde o artesanato é o meio de subsistência da maioria da população.
É grande a
variedade destes brinquedos, que vai desde os carrinhos de madeira ou de lata,
bonecas de pano, marionetes, aviãozinho de papel, pião, baladeiras, estilingue,
badoque, papagaio ou pipa, peteca e outros. Todos são encontrados nas feiras
livres, mercados , mercearias e museus.
Alguns brinquedos que você pode encontrar no Box Minha Comadre - Mercado da Madalena.
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