quinta-feira, 11 de julho de 2013

Gazeta da Torre: Espaço A NATUREZA das plantas - O ALECRIM

             Desde tempos imemoriais, as plantas têm sido utilizadas como alimentos e remédios. O povo, independente de qualquer país, cor, raça, credo, costumes, profissão, tinha conhecimentos da qualidade e da capacidade de cura das plantas medicinais em muitas doenças, fizeram uso e repassaram esse conhecimento adquirido a seus familiares, fato que se estende até a presente data.

O sentimento que enaltece qualquer pessoa que cultua o uso de plantas medicinais é simplesmente, o de poder ver uma pessoa doente e proporcionar-lhe a cura através de algo tão singelo, a um custo baixo, e principalmente sem causar-lhe efeitos colaterais. Desta forma, vamos iniciar esta coluna falando do Alecrim, de forma, simples e compreensível a todos.

 
Alecrim - Rosmarinus officinalis L


Alecrim – Rosmarinus officinalis L;

Família Labiatae

Partes utilizadas: Folhas, flores e óleo essencial

Nomes populares: Alecrim-do-jardim, alecrim-da-horta, alecrim-rosmaninho, alecrim-do-sul, erva-coroada, rosmarino.


Propriedades Terapêuticas: Excelente auxiliar para os rins, vesícula e equilíbrio da pressão arterial; proporciona uma boa circulação; auxilia nos estados de depressão, dores reumáticas, digestão, facilita a menstruação, combate gota, icterícia é antisséptico, sedativo, fortalece a memória;


Em bochechos as infusões são recomendadas para aliviar aftas, estomatites e gengivites;
Nos casos de asma o fumo de alecrim auxilia nas crises;
Para os casos de reumatismo, eczemas e contusões: folhas em infusão ou cozidas no vinho usadas externamente e compressas e banhos;
Como antisséptico bucal: folhas em infusão para gargarejos;
Cicatrizante de feridas e tumores: folhas secas reduzidas a pó ou sumo;

Banhos de imersão com chá de alecrim, alivia o cansaço das pernas;

Também apresenta propriedades desinfetantes e aromáticas.


Toda a planta exala um aroma forte e agradável. Utilizada com fins culinários, medicinais, religiosos, e terapêuticos. Recomenda-se água de alecrim contra a tristeza


Uso na Culinária:
A imaginação é quem dita. Pode ser Fresco ou Seco. É apreciado nas carnes brancas, vermelhas, peixes, nos molhos para massas e sopas.

Também é utilizado em churrascos, onde se espalha um bom punhado sobre as brasas do carvão aceso, isso provoca um agradável odor no ambiente e no churrasco.


Utilização religiosa:
Em templos e igrejas, o alecrim é queimado como incenso desde a antiguidade.

Na Igreja Ortodoxa grega, o seu óleo é utilizado até aos nossos dias, para unção.

Nos cultos de religiões afros, como umbanda e candomblé, é utilizado em banhos e como incenso.


Aromaterapia:
É usado para dores musculares, reumatismo, artrite, prisão de ventre (com massagens), tosse, sinusite, resfriados, bronquite, enxaquecas, deficiência de memória e cansaço. Sua essência também é utilizada na perfumaria, como por exemplo, na produção da água-de-colônia.


Uso como Inseticida natural: plantado na horta protege as outras plantas.
Ramos de alecrim frescos, colocados entre as roupas defendem-nas do ataque de traças.


A sua flor é muita apreciada pelas abelhas produzindo assim um mel de extrema qualidade. Há quem plante alecrim perto de apiários, para influenciar o sabor do mel.

 
Existe uma graciosa lenda a respeito do Alecrim:

Quando Maria fugiu para o Egito, levando no colo o menino Jesus, as flores do caminho iam se abrindo à medida que a sagrada família passava por elas.

O alecrim, sem pétalas nem beleza, entristeceu lamentando não poder agradar ao menino. Cansada, Maria parou à beira do Rio e, enquanto a criança dormia, lavou as suas roupinhas.

Em seguida, olhou a seu redor, procurando um lugar para estendê-las. “O lírio quebrará sob o peso, e o lilás é alto demais.”

Colocou-as então sobre o alecrim e ele suspirou de alegria, agradeceu de coração a nova oportunidade e sustentou-as ao Sol durante toda a manhã. “Obrigada, gentil alecrim!” - disse Maria. Daqui por diante, ostentarás flores azuis para recordarem o manto azul que estou usando. E não apenas flores te dou em agradecimento, mas todos os galhos que sustentaram as roupas do pequeno Jesus, serão aromáticos. Eu abençoo folha, caule e flor, que a partir deste instante terão aroma de santidade e  emanarão alegria.”

Toxidade: Contraindicado na gravidez, e em crianças; Em excesso, pode causar irritação renal, prostatite, gastroenterite e dermatoses.

Não usar o óleo essencial puro, por via interna, pois pode produzir cefaleias, convulsões, espasmos, gastroenterites, lesão renal. Pode ser abortivo em doses elevadas. Topicamente o óleo essencial produz rubefação dérmica, devendo evitar-se a aplicação sobre as mucosas e zonas cutâneas. Em caso de overdose pode causar gastroenterites e/ou nefrites.

* Material cedido pela CETEPE (Centro de Estudos e Terapias Ponto de Equilíbrio)

Bibliografia: 

Carriconde, Dr. Celerino  - Introdução ao uso de Fitoterápicos nas Patologias de APS  -  Centro Nordestino de Medicina Popular, Olinda, abril de 2002, pag.61

Lorenzi Harri, Abreu Matos, F. J -  Plantas medicinais no Brasil:nativas e exóticas - de 2. Ed. Nova Odessa, SP. Instituto Plantarum. 2008. Pag.330

Franceschini, Sérgio Filho -  Plantas Terapêutas – Ed. Andrei, 2004, pag.60-63.

Nenhum comentário:

Postar um comentário