sexta-feira, 30 de setembro de 2011

O alimento orgânico


A agricultura orgânica é um sistema de manejo sustentável da unidade de produção,com enfoque sistêmico que privilegia a preservação ambiental, a agrobiodiversidade,os ciclos biológicos e a qualidade de vida do homem, visando a sustentabilidade social,ambiental e econômica no tempo e no espaço.

Não utiliza fertilizantes de alta solubilidade, agrotóxicos, antibióticos,aditivos químico-sintéticos, hormônios, organismo transgênicos e radiações onizantes. Deste modo, distingue-se da produção agrícola convencional por aplicar princípios da ecologia aos sistemas de produção.
 
São princípios como respeito a natureza,a diversificação das culturas,a percepção do solo como organismo vivo e a independência em relação aos insumos industrializados que fazem com que os processos de produção orgânica priorizem a reciclagem dos resíduos orgânicos na unidade de produção,tendo em vista a finitude dos recursos naturais não renováveis.

A diversidade torna os sistemas orgânicos biologicamente estáveis pela variedade e abundância de inimigos naturais,sendo esta a base da sua sustentabilidade.O manejo do solo deve considerar,além dos aspectos químicos e físicos,os processos biológicos que os contaminantes inorgânicos como os metais pesados que podem ter origem no ambiente de produção(águas de irrigação ou próprio solo) ou na falta de cuidado durante o armazenamento e nos demais elos da cadeia produtiva(transporte,distribuição e processamento) também representam perigos químicos.

Para ser considerado orgânico,o produto tem que ser produzido em um ambiente de produção  orgânica,aonde se utiliza como base do processo produtivo os princípios agroecológicos que contemplam o uso responsável do solo,água,do ar e dos demais recursos naturais, respeitando as relações sociais e culturais.Na agricultura orgânica não é permitido o uso de substâncias que coloquem em risco a saúde humana e o meio ambiente.Não são utilizados fertilizantes sintéticos solúveis,agrotóxicos e transgênicos. O Brasil,em função de possuir diferentes tipos de solo e clima,uma biodiversidade incrível aliada a uma grande diversidade cultural, é sem dúvida um dos países com maior potencial para o crescimento da produção orgânica.

Dentre os aspectos positivos podemos citar que a produção orgânica:
 
Reduz significativamente a quantidade de adubo necessário,comparativamente com a adubação química;aumenta a produção de alimentos com melhor qualidade;regula e aumenta a estabilidade do Ph dos solos;aumenta a população de microorganismo benéfico no solo;protege o solo de ser salinizado por altos níveis de adubação química;reduz o custo de transporte e mão de obra;aumenta a retenção de água no solo,proporcionando maior registência das culturas no período da seca;diminui a lixiviação de nutrientes minerais,liga e quelatiza nutrientes,liberando para as plantas;é ecologicamente recomendável para a produção de alimentos saudáveis e sem contaminação;impactos positivos na solução de problemas sócio-ambientais e de saúde pública;controle de doenças de plantas,pela adição de macro e micronutrientes,microorganismos e seus metabólicos de compostos orgânicos e inorgânicos com efeitos sobre a planta e sobre a comunidade microbiana da folha e do solo.

ALEXANDRE MANOEL
ENGº AGRÔNOMO CREA - MG 81594/D
(81) 86780470

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Conheça três dos animais mais mortíferos do mundo

De pequenos aparentemente inofensivos a gigantes assustadores, conheça animais mais mortíferos do mundo.
Nem todos dessa lista são predadores assassinos, mas representam perigo à
vida humana e a outros animais que tem o azar de cruzar seu caminho.

Mosquito Anopheles albimanus - Espantado que nosso número 1 seja um insetinho capaz de ser morto com a palma da sua mão? Pois saiba que o mosquito transmissor da malária mata quase 1 milhão de pessoas por ano.
 
 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 30 segundos uma criança africana perde a vida por causa da doença. A maioria dos casos na África afetam crianças, afirma a bióloga Maria Anice Sallum, professora do departamento de epidemologia da Faculdade de Saúde Pública da USP.

"No Brasil, a assistência é bastante efetiva. Em 2009, tivemos 306 mil casos de malária, a maioria na região amazônica", explica Maria Anice Sallum, doutora em saúde pública.

A transmissão da malária se dá pela picada de fêmeas de mosquitos do gênero Anopheles, que se infectam após picarem uma pessoa já doente. Além da malária, lembre-se que mosquitos podem transmitir dengue e febre amarela, o que eleva o número de mortos ao redor do mundo.

Naja - Se você não for um encantador de serpentes indiano, não se aproxime. Essa cobra de aproximadamente 2 m possui um veneno neurotóxico capaz de matar um homem com uma mordida.Claro que, se pudesse falar, ela alegaria legítima defesa, mas aí, a vítima já estaria estatelada no chão, depois de sofrer paralisia muscular ou até mesmo uma parada cardiorrespiratória. Essa espécie é responsável por milhares de mortes por ano na Ásia.O professor titular do departamento de Zoologia da USP Miguel Trefaut Rodrigues diz que as cobras do gênero Naja são parentes das corais verdadeiras que existem no Brasil.
 
 
 

Rodrigues lembra que algumas espécies, como a Naja melanoleuca, da África, esguicha o veneno em direção aos olhos do homem, causando irritação e problemas sérios na vista.

Algumas espécies têm a capacidade de elevar grande parte do corpo e/ou de cuspir o veneno para se defender de predadores a distâncias de até dois metros. Outras espécies, como por exemplo a Naja tripudians, dilatam o pescoço quando o animal é enraivecido. A artimanha serve para "aumentar" seu tamanho aparente e assustar um possível predador. Atrás da cabeça, a naja também pode possuir um círculo branco parecido com um olho, também eficaz em amedrontar agressores que a confundam com um animal maior e mais perigoso.

Vespa-do-mar (Chinorex fleckeri) é um cnidário marinho da classe dos cifozoários. Seus tentáculos, devido à presença de nematocistos, podem causar ferimentos letais em banhistas. Elas costumam viver nas costas australianas, o veneno delas é tão poderoso que pode matar uma pessoa em 2 minutos, o que torna o resgate muito difícil, na verdade ela carrega veneno suficiente para aniquilar aproximadamente 60 homens.Seu veneno é 500 vezes mais potente que a caravela portuguesa. Sob o delicado aspecto desta medusa, esconde-se um dos animais mais venenosos e mortíferos do planeta. Vive nas zonas vizinhas das costas do Norte da Austrália e do Sueste Asiático, onde se alimenta de pequenos peixes e crustáceos. O seu tamanho é relativamente grande, pois os seus tentáculos atingem um comprimento de cerca de três metros.
 
 
 
 
Contudo, o perigo não está no tamanho, mas nos cerca de 20.000 nematocistos (células repletas de veneno) espalhadas por esses longos e delicados tentáculos. O veneno neles armazenado é suficiente para acabar com a vida de cerca de 60 pessoas adultas ou de um animal com cerca de 3.500 quilos, em menos de meia hora. Elas são um tipo de medusa, que só vive nas águas do Oceano Pacífico, seus tentáculos medem até 5 metros, e seu corpo é do tamanho de uma bola de basquete. Seu veneno é liberado ao mínimo contato com a pele, ele se dissolve nos glóbulos vermelhos do sangue, causando parada cardíaca e respiratória.
 
 
 
 
Ela provoca um impressionante colapso generalizado na vítima: a respiração se descontrola, o sistema linfático cessa, a pessoa desmaia e o coração começa a bombear intensamente até que, anestesiado, para também de funcionar.

Todos recomendam a respiração artificial e massagem cardíaca, como itens de primeiros socorros e a aplicação imediata de vinagre no local do ataque para parar a injeção local de toxinas. Mesmo recebendo tratamento imediato, três a cada dez pessoas morrem.As que não morrem podem sentir dores por mais de semanas e ficarão com cicatrizes para o resto de sua vida. Mas quem está nadando sozinho(a) tem a chance de 0% de sobrevivência!

Fonte: Wikipédia - a enciclopédia livre

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Óleos essenciais ajudam o sistema imunológico

Agora está provado, com pesquisas e aval de cientistas do mundo todo: os óleos essenciais ajudam o sistema imunológico e a promoção da saúde. Outra boa notícia:

essa terapia pode ser aplicada coletivamente. Cada vez mais estudos sinalizam os benefícios à saúde da aromaterapia, a ciência que
investiga o efeito dos aromas extraídos de plantas.
Universidades de diferentes regiões do mundo revelam que os óleos essenciais (substâncias retiradas de folhas, raízes, resinas, frutos e flores) são excelentes agentes antimicrobianos, antibacterianos e antivirais. Para conhecer mais sobre eles, o terapeuta americano David Crow, que estudou durante nove anos com médicos do Nepal e da Índia,
lugares onde a aromaterapia é um recurso medicinal. Sobre esse rico aprendizado, escreveu o livro Em Busca do Buda da Medicina, editado no Brasil pela Pensamento e traduzido pela monja budista Tenzin Namdrol.
Além de estudar as medicinas indiana (aiurvédica), tibetana e chinesa e ser instrutor de meditação, Crow aprimorou seu conhecimento pelo mundo. Hoje, se tornou um mestre da aromaterapia.

ÓLEOS ESSENCIAIS COMO MEDICAMENTOS
As plantas medicinais são um dos recursos mais antigos no cuidado da
saúde.

Mas o que as pesquisas recentes revelam é que a inalação dos óleos
essenciais produzidos por elas pode agir positivamente sobre o físico,
além de influir no bem-estar psicológico. O sistema olfativo
transforma os componentes químicos inalados em impulsos neurológicos, que atingem diferentes áreas cerebrais. Esses impulsos chegam a glândulas, inicialmente no cérebro, que estimulam nosso sistema de defesa. Paralelamente, também influenciam a zona cerebral em que nascem as emoções, o chamado sistema límbico.

NOVO CAMPO PARA A SAÚDE
Assim como a boa nutrição, a meditação e a qualidade de vida, os óleos essenciais já são reconhecidos como antibacterianos, antimicrobianos ou antivirais. Se aspergidos em um ambiente, matam as bactérias patogênicas ali presentes. David Crow menciona uma professora que aspergiu na sala de aula uma solução aquosa contendo óleos essenciais de alecrim e eucalipto e obteve um rendimento superior nas notas de seus alunos. “A atenção aumentou e as faltas por gripes e resfriados diminuíram, pois o eucalipto atua sobre os brônquios e o sistema imunológico”, descreve o terapeuta.

BENEFÍCIO COLETIVO
Outra vantagem é que podem ser usados coletivamente por meio de aspersores
ambientais. “É o que eu chamo de Programa de Imunidade Comunitária, que está baseado na medicina social preventiva. É possível que os hospitais usem aspersores ambientais para diminuir o risco de infecção. Os óleos também poderão ser úteis em caso de epidemias, como a da gripe. Já existem estudos apontando na direção da capacidade dos óleos em destruir bactérias patogênicas e vírus”, afirma o terapeuta. Os óleos à base de álcoois terpenos, como o tea tree, o Eucalyptus radiata e a manjerona, são eficientes para esses casos. Os cítricos têm capacidade antiinflamatória e
antibacteriana, como os óleos de bergamota, lima, limão, laranja, capim-limão, melissa e petit grain. Essências de coriandro, tomilho, palma-rosa, hortelã-pimenta e sálvia têm forte ação antimicrobiana, só para citar alguns.

COMBATE AO DÉFICIT DE ATENÇÃO
Nos Estados Unidos, óleos puros de melissa e lavanda têm sido usados para combater um dos grandes problemas da educação, que é o déficit de atenção infantil. “As crianças são superestimuladas em muitas áreas por meio de internet, TV, games. Com isso, não conseguem manter o foco em uma atividade durante muito tempo. Esses óleos tranqüilizam e, combinados com o alecrim, melhoram a concentração”, explica.

EFEITOS DA MELISSA
A melissa pode ser empregada para facilitar a aprendizagem porque estimula os receptores de acetilcolina, o neurotransmissor relacionado às funções cognitivas (de aprendizagem). Segundo estudos do Instituto de Saúde e Velhice de Newcastle Upon Tyne, na Inglaterra, o óleo de melissa também é recomendado aos doentes de Alzheimer (que apresentam um grande déficit de acetilcolina), como coadjuvante para melhorar a memória. Além de proteger contra os danos causados por radicais livres, considerados um dos fatores que mais contribuem para o aparecimento da doença. A melissa também
é um óleo sedativo suave recomendado para as pessoas agitadas.

LAVANDA E ALECRIM
Quando testado pela Escola de Medicina da Universidade de Miami, comprovou-se, por meio do eletroencefalograma, que o óleo de lavanda aumenta as ondas beta, que correspondem a um estado mais relaxado. Outros benefícios medidos: queda no índice de depressão e aumento da habilidade em computar dados (embora não de maneira rápida). O óleo de alecrim, por sua vez, favorece o estado de alerta, a diminuição da ansiedade e a capacidade de computar informações muito rapidamente. Portanto, são complementares e podem ser usados de forma alternada.
Avanços registrados
O terapeuta David Crow relaciona vários estudos sobre óleos essenciais, separados por ação e instituições responsáveis pela pesquisa.

Fonte: Revista Bons Fluidos
Matéria: “Aromas que tratam”
http://www.apanat.org.br/_upload/acervo/12/Oleos%20essenciais%20ajudam%20o%20sistema%20imunologico%20aromaterapia.pdf

sábado, 17 de setembro de 2011

Ministérios da Pesca e Aquicultura e da Saúde incentivam brasileiros a consumir mais pescado

O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) em parceria com o Ministério da Saúde realiza entre os dias 11 e 24 de setembro a Semana do Peixe. A 8ª edição da Campanha tem como principal objetivo incentivar o brasileiro a consumir pescado regularmente com foco na alimentação saudável. O lançamento da Campanha aconteceu no domingo (11/09), às 9h, no Mercado do Peixe São Pedro em Niterói – RJ. A Semana conta com apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Entre as entidades parceiras está a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) que coordenarão as ações de promoção de pescados organizadas por seus afiliados.

Serão distribuídas cartilhas aos consumidores em todo o país contendo informações sobre os benefícios que o consumo de pescado proporciona à saúde, além de orientações sobre como verificar a qualidade do produto na hora da compra, como limpar o pescado e diversas receitas regionais e melhoradas nutricionalmente, com quantidades reduzidas de sal e de gorduras. Serão distribuídos ainda cartazes para serem afixados em bares, restaurantes e supermercados participantes da campanha, além do envolvimento das redes de saúde e da vigilância sanitária local.

De acordo com o Departamento de Economia e Pesquisa da Abras as vendas de pescado em 2010 apresentaram crescimento com relação ao ano de 2009, uma média de 2%. As vendas de pescados no período da Semana do Peixe também apresentaram alta, os números subiram de 14,4% em 2009 para 15,2% em 2010. Lembrando que este crescimento costuma variar a depender da região.

A Campanha tem também como objetivo prestar informações aos consumidores sobre quais itens observar na hora da compra.


O peixe fresco, por exemplo deve possuir pele firme, bem aderida, úmida e sem a presença de manchas; os olhos devem ser brilhantes e salientes; as escamas devem ser unidas entre si, brilhantes e fortemente aderidas à pele; as guelras devem possuir cor que vai do rosa ao vermelho intenso, ser brilhantes e sem viscosidade; odor característico e não repugnante.

Consumir carnes com menor teor de gordura é essencial para quem deseja ter uma alimentação adequada. O consumo regular de pescados traz benefícios à saúde. De modo geral, os peixes são boas fontes de todos os aminoácidos essenciais, que ajudam a formar as proteínas, necessárias para o crescimento e a manutenção do corpo humano. São também fontes importantes de ferro, vitamina B12, cálcio e gorduras essenciais, fundamentais ao bom funcionamento do corpo.

Desde 2003 a Abras participa da Campanha e também contribui para a organização das ações nos estados através de suas associações regionais, que mobilizam diretamente os supermercados. Tradicionalmente, fornecedores e supermercadistas entram em acordo durante a Semana do Peixe e realizam promoções de pescado.

O objetivo da Campanha é ressaltar a importância do consumo regular de pescado para uma alimentação saudável.

Confira as peças da nova campanha de 2011:
www.mpa.gov.br

http://www.mpa.gov.br/#imprensa/2011/SETEMBRO/nt_SET_06-09-Ministerio-da-Pesca-e-Aquicultura-e-da-Saude-incentivam

http://www.tvjornal.com.br/videoteca_video.php?id=2942

Dia 17 de Setembro - Dia Mundial da Limpeza nas Zonas Costeiras

Uma das mais importantes iniciativas globais de conscientização sobre os problemas gerados pelos resíduos sólidos nas zonas costeiras, o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias rola neste sábado em várias partes do mundo.

Organizada há 25 anos pela ONG norte-americana Ocean Conservancy, a ação acontece tradicionalmente no terceiro sábado do mês de setembro e envolve anualmente cerca de 500 mil voluntários em mais de 120 países. No Brasil, o evento ocorre desde 1997.

“Envolver as comunidades na limpeza das praias e dos cursos de água no mundo inteiro. Avaliar o que foi coletado e identificar suas origens, a fim de gerar consciência ambiental e mudar os comportamentos que contribuem para o aumento da poluição”, afirma o texto de convocação do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias.


Portanto, depois dos mutirões de limpeza os dados são reunidos e encaminhados para o site da Ocean Conservancy, que por sua vez formula um relatório global. Esses dados servem como base para a Conferência do Meio Ambiente da ONU.

Ano passado, o evento comemorou 25 anos de existência e em março deste ano foi publicado um relatório com os resultados obtidos no período. No total, cerca de nove milhões de pessoas de 152 países coletaram aproximadamente 66 mil toneladas de lixo. O lixo anfitrião foi a bituca de cigarro com quase 53 milhões de unidades coletadas, seguida das garrafas plásticas com 9,5 milhões e das sacolas plásticas com 7,8 milhões.

No Brasil, em 2010, o evento envolveu 20 municípios em seis estados: Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Aproximadamente 3.138 voluntários participaram da iniciativa e coletaram 46.641 itens (18 toneladas de resíduos).

Em 2011, a expectativa dos organizadores é de um aumento significativo na quantidade de voluntários e de lixo coletado.

Redação Waves

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Tatiane (13 anos) em conversa no msn

 
 
Após deixar seus livros no sofá ela decidiu comer um lanche e entrar online. Conectou-se com o seu nome na tela:
“Docinho14:”
Revisou sua lista de amigos e viu que Meteoro123 estava conectado.
Ela enviou uma mensagem instantânea:
Docinho14: Oi. Que sorte que vc está aí! Pensei que alguém me seguia na rua hoje. Foi esquisito mesmo!

Meteoro123: RISADA. Vc assiste muita TV. Por que alguém te seguiria? Vc não mora em um bairro seguro?

Docinho14: Com certeza. rsrsrs. Acho que imaginei isso porque não vi ninguém quando virei.

Meteoro123: A menos que vc tenha dado teu nome online. Vc não fez isso, né?

Docinho14: Claro que não. Não sou idiota, vc já sabe.

Meteoro123: Você jogou vôlei depois do colégio hoje?

Docinho14: Sim e ganhamos!

Meteoro123: Ótimo! Contra quem?

Docinho14: Contra as Vespas do Colégio Sagrada Família. rsrsrs. Seus uniformes são um nojo! Pareciam abelhas.. rsrsrsrsrs

Meteoro123: Como se chama teu time?

Docinho14: Somos os Gatos de Botas. Temos garras de tigres nos uniformes...São muito legais.

Meteoro123: Você joga no ataque?

Docinho14: Não, jogo na defesa. Tenho que sair. Tenho que fazer minha tarefa antes que cheguem meus pais. Não quero que fiquem bravos. Tchau!

Meteoro123: Falamos mais tarde. Tchau. Entretanto Meteoro123 foi ao menu de membros e começou buscar sobre o perfil dela. Quando apareceu, copiou e imprimiu. Pegou uma caneta e anotou o que sabia de Docinho até agora.

Seu nome: Tatiane aniversário: Janeiro 3, 1993. Idade.: 13.: Cidade onde vive: Santo Antônio da Platina, Estado do Paraná. Passatempos: vôlei , inglês, natação e passear nas lojas.

Além desta informação sabia que vivia em Santo Antônio da Platina porque lhe tinha contado recentemente. Sabia que estava sozinha até as 6.30 PM todas as tardes até que os pais voltavam do trabalho. Sabia que jogava vôlei nas quintas feiras de tarde com o time do colégio, os Gatos de Botas.

Seu numero favorito, o 4, estava estampado na sua jaqueta. Sabia que estava na oitava série no colégio Sebastião Paraná. Ela tinha contado tudo em conversas online.

Agora tinha suficiente de informação para encontrá-la. Tatiane não contou a seus pais sobre o incidente ao voltar do parque. Não queria que brigassem com ela e que lhe impedissem voltar caminhando dos jogos de vôlei. Os pais sempre exageram e os seus eram os piores. Ela teria gostado não ser filha única.

Talvez se tivesse irmãos seus pais não tivessem sido tão sobre-protetores. Na quinta feira Tatiane já tinha esquecido que alguém a seguia. Seu jogo estava em plena ação quando de repente sentiu que alguém a observava. Então lembrou. Olhou desde sua posição para ver um homem observando-a de perto.

Estava inclinado contra a cerca na arquibancada e sorriu quando o viu. Não parecia alguém de quem temer e rapidamente fugiu o medo que sentiu. Depois do jogo, ele sentou-se num dos bancos enquanto ela falava com o treinador. Ela percebeu seu sorriso mais uma vez quando passou do lado.Ele acenou com a cabeça e ela devolveu o sorriso. Ele percebeu seu nome nas costas da camiseta. Sabia que a tinha achado.

Silenciosamente caminhou numa distância certa atrás dela. Eram só umas quadras até a casa de Tatiane quando viu onde morava voltou logo ao parque para procurar seu carro. Agora tinha que esperar. Decidiu comer algo até que chegou a hora de ir à casa de Tatiane. Foi a uma lanchonete e sentou até a hora de começar seu objetivo.

Tatiane estava no seu quarto, mais tarde essa noite, quando ouviu vozes na sala. “Tati, vem aqui!”, chamou seu pai. Parecia perturbado e ela não imaginava o porquê. Entrou na sala e viu o homem do parque no sofá. “Senta aí”, começou seu pai, “este senhor nos acaba de contar uma história muito interessante sobre você”.

Tatiane sentou-se. Como poderia ele contar-lhes qualquer coisa? Nunca o tinha visto antes de hoje! “Você sabe quem sou eu?” perguntou o homem. “Não‘” respondeu Tatiane. “Sou polícia e teu amigo do chat, Meteoro123”.

Tatiane ficou pasmada. “É impossível! Meteoro123 é um menino de minha idade! Tem 14. e mora em Minas Gerais !”.
O homem sorriu. “Sei que eu disse tudo isso, mas não era verdade. Veja, Tatiane, tem gente na internet que se faz passar por garotos; eu era um deles. Mas enquanto alguns o fazem para machucar crianças e jovens e fazer dano, eu sou de um grupo de pais que o faz para proteger as crianças dos malfeitores. Vim te encontrar para te ensinar que é muito perigoso falar online. Você me contou o suficiente sobre você para eu te achar facilmente... Você me deu o nome da tua escola, do teu time e em que posição você joga”.

O numero e teu nome na jaqueta fizeram com que eu te encontrasse rapidinho. Tatiane gelou. “Você quer dizer que não mora em Minas Gerais?”. Ele riu. “Não, moro em Santo Antonio da Platina. Você se sentiu segura achando que morava longe, né?”

“Eu tenho um amigo cuja filha era como você. Só que ela não teve tanta sorte. O cara a encontrou e a assassinou enquanto estava sozinha em sua casa. Ensina-se  as crianças e jovens a não dizer pra ninguém quando que eles estão sozinhos, porém contam isso o tempo todo pela internet.

As pessoas maldosas te enganam para tirar informação daqui e de lá online. Antes que você saiba você já lhes contou o suficiente para ele te achar sem você perceber. Espero que você tenha aprendido uma lição disto e que não o faças de novo.Conta a outros sobre isto para que também estejam seguros”.

“Prometo que vou contar!”. Essa noite, Tatiane e seus pais ajoelharam-se juntos e agradeceram a Deus por protegê-la do que poderia ter sido uma situação trágica...

O BARBEIRO

Certo dia um florista foi ao barbeiro para cortar seu cabelo. Após o corte perguntou ao barbeiro o valor do serviço e o barbeiro repondeu:

- Não posso aceitar seu dinheiro porque estou prestando serviço comunitário essa semana.
O florista ficou feliz e foi embora. No dia seguinte, ao abrir a barbearia, havia um buquê com uma dúzia de rosas na porta e uma nota de agradecimento do florista.
Mais tarde no mesmo dia veio um padeiro para cortar o cabelo. Após o corte, ao pagar, o barbeiro disse:
- Não posso aceitar seu dinheiro porque estou prestando serviço comunitário essa semana.
O padeiro ficou feliz e foi embora. No dia seguinte, ao abrir a barbearia, havia um cesto com pães e doces na porta e uma nota de agradecimento do padeiro.
Naquele terceiro dia veio um deputado para um corte de cabelo. Novamente, ao pedir para pagar, o barbeiro disse:
- Não posso aceitar seu dinheiro porque estou prestando serviço comunitário essa semana.
O deputado ficou feliz e foi embora. No dia seguinte, quando o barbeiro veio abrir sua barbearia, havia uma dúzia de deputados fazendo fila para cortar cabelo.
Essa história ilustra bem a grande diferença entre os cidadãos do nosso país e os políticos que o administram.

Crédito de Moysés Gonçalves

terça-feira, 13 de setembro de 2011

A beleza negra mostra sua força no Miss Universo 2011



A beleza negra mostrou sua força e elegeu a mulher mais bonita do mundo, Leila Lopes, Miss Angola, de 25 anos, acabou recebendo a faixa, o cetro e a coroa de Miss Universo, batendo concorrentes de 88 países que participaram da competição, em sua 60ª edição e realizada pela primeira vez no Brasil, relata Donizete Costa do O Globo.



Priscila Machado, de 25 anos, do Brasil, acabou ficando em terceiro lugar, sendo superada também pela Miss Ucrânia, Olesia Stefanko.

[Image]A beleza negra está sendo cada vez mais valorizada. Prova disso é que a nova Miss Universo é angolana e fez jus ao título que recebeu: é linda, carismática e simpática, diz Cristiana Arcangeli, grande empresária do mundo da beleza.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Às vezes tamanho não é documento...

O ator Seth Green pode não ter recebido homenagens no Creative Arts Emmy Awards, evento dedicado aos prêmios técnicos do Emmy, mas causou inveja em muita gente. Na premiação, que aconteceu no último sábado (10/9), ele exibiu a mulher Clare Grant.

Ela estava com um vestido cinza decotado e mostrou que está com tudo em cima. O salto alto também a fez parecer maior do que ela é - Clare é três centímetros mais alta que o marido.

Óleos Essenciais

Os óleos essenciais são substâncias lipossolúveis, porém voláteis, que integram o metabolismo secundário das plantas – aquele que, ao contrário do primário, não está diretamente relacionado com o processo de crescimento, desenvolvimento e reprodução dos vegetais.

Em geral, esses óleos são produzidos por estruturas secretoras especializadas, tais como pêlos glandulares, canais oleíferos, células parenquimáticas diferenciadas ou em bolsões, que podem estar por todas as partes da planta ou não. Assim sendo, eles são encontrados na parte aérea, como na menta; nas flores, como é o caso da rosa e do jasmim; nas folhas, como ocorre nos eucaliptos e no capim-limão; nos frutos, como na laranja, limão e grapefruit; na madeira, como no sândalo, sassafrás e pau-rosa; nas cascas do caule, como ocorre nas canelas; nas raízes, como se observa no vetiver; nos rizomas, como no gengibre e nas sementes, como na noz-moscada.

Escrito por Wagner Azambuja

Óleos Essenciais:

Sândalo Amiris 10ml R$ 19,00
Amadeirado, trabalha a auto - estima, hidrata a pele como cedro e sândalo. Tonificante vascular. Hemorróidas. Para meditação.

Gengibre 10ml R$ 20,00
Para problemas de falta de apetite e anorexia, em casos de febre, dores musculares, como estimulante geral, digestivo e carminativo. Atua também como sudorífero. É muito bom em problemas de dores reumáticas e artríticas.

Eucalipto Glóbulos 10ml R$ 8,00
Para problemas respiratórios como: congestão nasal, sinusite, asma e bronquite. Em dificuldades de expressão, desconexão com o mundo, como moderado anti-séptico local, útil em problemas de mau cheiro nos pés.Também agem como analgésicos para dores musculares e reumáticas.

Lavanda Francesa 10ml R$ 20,00
Atua acalmando a agitação, útil em problemas de insônia e histerismo. Empregado em queimaduras, stress, insolação, regenerador celular e para dar a sensação de liberdade e paz. Calmante.

Cedro 10ml R$ 14,00
Equilibra a oleosidade produzida pelas glândulas sebáceas, é antifúngico, empregado em distúrbios renais (cistite e nefrite), da pele (psoríase, alergias, etc). Bom fixador de perfumes. Usado também em dores das articulações e tendões. É suave e levemente calmante. Útil em casos de irritabilidade e insônia. Possui aroma amadeirado doce.

Cravo da Índia 10ml R$ 12,00
(Madagascar, Sri Lanka, etc) Um poderoso analgésico e anti-séptico, útil em dor de dente, aftas e tosse seca. Útil em micoses, unha encravada e como estimulante imunológico. Age revigorando, estimulando e aumentando a energia pessoal.

Ylang Ylang 10ml R$ 32,00
Afrodisíaco, Estimulante do sistema imunológico, de propriedades sedativas, calmantes e úteis contra ansiedade e insônia. Auxilia no tratamento da pele, em situações de acne (preventivo), é citofilático (pele envelhecida) e anti-rugas. É o óleo de aroma mais intenso e perfumado e compõe-se da primeira fração da destilação do óleo das flores.


Temos mais de 35 tipos de Óleos Essenciais e 15 tipos de Óleo Vegetal
Informações e Vendas
Itamárcio Ferreira (81) 9961-1687 Tim ou (81) 3465-3672
Professor de Shiatsu, Massoterapeuta e Aromaterapeuta.
Distribuidor de Óleos Essenciais e Vegetais

13 de Setembro: Dia Nacional da Cachaça


Mais Informações:
(81) 9226-6474
(81) 9802-5889
(81) 3537-1413
elk@sanhacu.com.br
Cachaça Sanhaçu
www.sanhacu.com.br

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

ENGORDEI OU ESTOU INCHADA? Profissional da Torre fala sobre o assunto



De uma hora para outra, o ponteiro da balança sobe e o jeans simplesmente não fecha, ainda que você continue firme e forte na dieta. CALMA LÁ! Esse peso extra pode ser de água e não de gordura.

Não há humor que resista. Você faz a sua parte, ficando de olho na alimentação e na atividade física, e quando chega a hora de subir na balança, vê que está mais pesada. Se a surpresa vem acompanhada de barriga inflada, pés e pernas pesadas e aquela sensação de corpo inchado, provavelmente você deve estar retendo líquido.

O problema pode ter várias causas. O edema (ou inchaço) normalmente é resultado da oscilação hormonal ou da alimentação desequilibrada. Mas também, pode indicar problemas renais, cardíacos ou uma disfunção da tireóide, que atrapalham a diurese. Ou seja, o mais importante é entender o seu corpo para identificar quando o inchaço merece ser investigado. A boa notícia é que, na maioria das vezes, ele não é motivo de preocupação, e pode ser aliviado, e até evitado, com mudanças simples de hábitos.

É de suma importância procurar o seu médico para investigar esse edema se ele for freqüente e não tiver uma causa aparente.

Nós mulheres, em geral, ficamos inchadas no período de TPM (tensão pré-menstrual) porque nessa fase acontece uma alteração nos níveis de estrogênio e progesterona, hormônios femininos, que quando em alta, tendem a reter líquido no corpo, dificultando a sua eliminação. Por isso é que você sente os seios pesados e doloridos, e a barriga inchada nesse período. Nas duas semanas que antecedem a menstruação é normal a balança acusar em média 2 quilos além do peso normal, que se forem causados pela retenção hídrica, vão embora naturalmente. Uma dica é pedir para o seu médico prescrever um suplemento em cápsulas à base de cálcio, manganês, magnésio e ácido gamalinoléico, substâncias que ficam reduzidas no período pré-menstrual, mas que são poderosas para evitar o inchaço.

Outro recurso muito utilizado e indicado pelos médicos é a DRENAGEM LINFÁTICA. Essa massagem feita com manobras suaves leva o liquido acumulado entre as células (chamado de linfa e composto de água, toxinas e resíduos do metabolismo) até os gânglios linfáticos, espécie de canais por onde vai escoar de volta para a circulação, para que seja eliminado pelos órgãos excretores. O resultado é uma limpeza interna e o alívio do inchaço já nas primeiras sessões.

A recomendação para quem sofre com a retenção hídrica é adotar a drenagem como um hábito, sobretudo no período pré-menstrual e fazer em média duas sessões por semana. Não esquecendo de procurar um profissional habilitado, um FISIOTERAPEUTA, para realizar as sessões e dizer adeus à retenção hídrica.

Mileny Almeida
Fisioterapeuta da Fisio Dermatus - Torre




Edvilma (Edvilma Cabeleireiros/Madalena) ingressa na associação internacional de cabeleireiros, com sede em Paris.

Edvilma ainda lembra a importância de está antenada em tudo o que está acontecendo de novo. “Nessa profissão todo dia a gente aprende uma coisa diferente e participar da HCF também beneficia nesse ponto. Recebemos DVD’s com o passo a passo completo das técnicas, temos também entrada gratuita nos eventos da marca, entre outras grandes vantagens”.

A Haute Coiffure Française tem como prioridade dinamizar a criação artística, valorizar e capacitar novos talentos visando o crescimento comercial dos salões associados. “É uma empresa que presa pela integridade e investe em algumas exigências que acredita. Acho isso necessário para manter o alto nível”, afirma Edvilma que está ainda mais focada no crescimento do Edvilma Cabeleireiros.

“ O meu conceito de qualidade está sempre em evolução . Estou investindo em mudanças estruturais, nos funcionários e na qualidade como um todo do salão”, garante ela que Com mais de 30 anos de carreira, a cabeleireira Edvilma Magalhães não para de inovar e acaba de receber o convite para ingressar na Haute Coiffure Française (HCF).

A HCF é uma associação internacional de grandes cabeleireiros, com sede em Paris, que atua em mais de 43 países e possui mais de 1.300 membros. “É uma empresa com 65 anos no mercado e é conceituada no mundo”, explica Edvilma que se tornou membro da associação, no domingo (28/08), em São Paulo.

A solenidade aconteceu em um bistrô francês, num clima bem parisiense. “Me senti em Paris. Tudo estava lindo”, lembra a cabeleireira que recebeu um boton de ouro com a marca da HCF. “É uma honra fazer parte dessa galeria de talentos e ter o reconhecimento da presidente da associação, no Brasil, Márcia Maria”, ressalta. A estada em São Paulo também serviu como uma extensão de conhecimentos sobre a linha L’oreal. “Conhecemos o centro técnico da marca. Foi fantástico!”, comenta Edvilma destacando a parceria da L’oreal como apoiadora da HCF.
 
 
 
 
  
“A parceria dessas duas potências mundiais só acrescenta e engrandece o nosso trabalho”, destaca a cabeleireira, agora, ainda mais atualizada. “ Recebemos os lançamentos com antecedência e isso ajuda a gente a aprimorar ainda mais a técnica”. teve também ajuda de uma consultora do Sebrae para obter ainda mais informações sobre sua área profissional.

“Já estou há um ano no curso do Sebrae específico para administração para cabeleireiros e também conclui o curso de Merchandising”, explica a cabeleireira que não para. “ Esse ano estou concluindo também a minha faculdade (Única – Escola de Estilista em Cabelo)”, comemora Edvilma. “Quero sempre mais. Hoje não se entra numa escola para cabeleireiros sem, pelo menos, o 2º grau completo”. Ela ainda ressalta. “As exigências estão sempre aumentando e temos que reconhecer essa profissão que é tão maravilhosa e que me realiza”.

Matéria de Manuella Gomes - Gazeta da Torre

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Eleição 2011 na Confraria dos Chifrudos. Boas lembranças


Há 23 anos os cornos de Pernambuco tem um ponto certo e um encontro marcado todos os anos na Confraria dos Chifrudos, no Mercado da Madalena. O bar que já teve o nome de “Rabada do Fernando” se rendeu a brincadeira e a quantidade de cornos existentes. “ Tudo começou quando uns amigos me trouxeram do interior um par de chifres ”, lembra Fernando Correia, dono do estabelicimento e comerciante do mercado desde 1981.





“ Vale lembrar que corno de verdade não participa. Não queremos nem brincadeira, até para não pegar”, brincou Fernando.


Uma festa familiar que consegue reunir amigos antigos e novos amigos, que une candidatos e eleitores, participantes desde o início e que abre as portas para os que estão chegando. “ Isso aqui é a extensão das nossas casas. Uma recreação saudável”, comentou Fred Oliveira (foto ao lado), o primeiro eleito da Confraria dos Chifrudos. Fred ainda deu uma dica para quem quer se eleger. “Se não for ficha limpa, não entra”, brincou.


Fred Oliveira e Mauricio Dias (Gazeta da Torre)

A festa, que acontece no segundo sábado de agosto, durou o dia todo, e teve a animação garantida. Como o encontro já é conhecido pelo Brasil e pelo mundo, a imprensa também esteve presente cobrindo os melhores momentos.


Cabrinha, um dos maiores credores do Bar Tom Marrom, marcou presença.

Cabrinha (de vermelho)

A turma do Bar do Jairo deu apoio "logístico" a Confraria dos Chifrudos.

a turma do bar de Jairo

Eleitores na concentração do Bar Tom Marrom antes da votação.










O colaborador Gazeta da Torre, Guilherme Borba, chega para votação com os dois ingredientes:
aguardente e humor.


(No centro) Henrique Chaves e amigos prestigiaram a festa.



(1º da esquerda) Paulinho e amigos.

 
 

O candidatíssimo Galêgo do Boi
 
O ET Chifrudo



Uma divertida festa. Valeu!