terça-feira, 4 de outubro de 2016

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

RAISSA SANTANA A NOVA MISS BRASIL 2016

Fonte: Ego, SP
Raissa Santana, Miss Brasil 2016
Candidata do Paraná venceu as outras competidoras e irá representar o país no Miss Universo.

Raissa Santana, a Miss Paraná, é a nova Miss Brasil BE Emotion 2016. O evento aconteceu na noite de sábado, 1º, no Citibank Hall, em São Paulo.

"Eu estou sonhando. Parece que eu estou num sonho, emocionada. Estou muito alegre de ter cumprido com tudo que eu queria. Eu fiz tudo que eu quis, eu fui eu mesma", declarou ao Portal da Band após a coroação.

Na primeira reunião, ela já se destacava entre as candidatas
A maquiagem da Miss foi eleita a melhor pelo beauty artist Saulo Fonseca
 Ela posou para foto ao lado das outras participantes negras do concurso

A vencedora ganhou uma viagem para a Itália, além de um conjunto de ouro branco cravejada de brilhantes e gemas de topázios da Vivara. Ela também levou um Kia Picanto 2017 zero km, um contrato com a Polishop no valor de R$ 100 mil e uma viagem para Cartagena, na Colômbia, com direito a acompanhante, oferecida pela Brazil Exclusive.

A segunda e a terceira colocada também viajarão para Cartagena com direito a um acompanhante e ganharão um conjunto em prata e gemas de quartzo azul e verde com assinatura da Vivara. A escolha da Miss Brasil 2016 foi feita neste sábado, dia 1º, no Citibank Hall, em São Paulo. As beldades desfilaram em traje casual, maiô, biquíni e traje de gala. O evento contou com apresentação de Cássio Reis e Daniele Suzuki.



MUSEU DA ABOLIÇÃO NA MADALENA RECEBE EXPOSIÇÃO DE ANTROPOLOGIA VISUAL

Fonte: MAB
 Foto tirada no coquetel de abertura da exposição
No início de setembro, o Museu da Abolição abriu a exposição “Antropologia Visual,  INsiders e OUTsiders: Antropologia em Movimento”, que ficará em cartaz até o dia 27 de novembro. A exposição traz 26 fotografias que fizeram parte de trabalhos de pesquisas realizados por antropólogos e antropólogas da UFPE, e conduz  uma viagem sobre a complexidade do fazer pesquisa em antropologia, colocando o espectador em contato com pessoas, lugares, e objetos registrados pelo olhar do pesquisador/observador.

A exposição é assinada pelo Cirkula, evento acadêmico anual promovido por discentes do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pernambuco, e acontece em comemoração aos 40 anos do programa. Os registros provocam reflexões sobre a relação entre a antropologia e a fotografia: “o contato com cada uma destas distintas realidades humanas e a consequente aproximação com o “distante”; a subjetividade em cada um destes registros, que implica na interação entre o “eu” e o “outro”; as possibilidades de construção de diálogos e de engajamento político entre fotografados e a sociedade mais ampla”, relata Elisabete Assis, diretora do Museu da Abolição.

Ao receber esta exposição e dar acesso ao público a este conjunto de fotografias, o Museu reafirma a sua missão e objetivos institucionais ao proporcionar ao público reflexões críticas sobre o mundo contemporâneo. 

Os pesquisadores que têm suas pesquisas contempladas pela mostra, tendo suas pesquisas apresentadas em forma de registro fotográfico, são Phillipi Emmanuel, Joelton Silva, Verônica Guerra, Bruno Florêncio, Gabriela Araújo Lúcia Guerra, Renê Nascimento, Renan santos, Andreza Graciete, Hosana Santos, Laís Bezerra, Luan Arruda, Mirela Barbosa, Vânia Filaho, Evander Krone e Renata Menasche.

Museu da Abolição - Rua Benfica, n° 1150, Madalena, Recife/PE - Informações: (81) 3228.3248



A “CONSTRUTORA ANTÔNIO SILVA” NO MERCADO DA MADALENA

Gazeta da Torre

Delicados, românticos, coloridos e alegres, eles transmitem a sensação de paz e liberdade, como símbolos de afeto e união. Os pássaros sempre fascinaram a humanidade, salienta a arquiteta e designer de interiores Luciana Andrade.

Na civilização egípcia, já esculpiam-se altos relevos de aves nos hieróglifos das pirâmides e baixos relevos em obeliscos - explica. Eram usados tanto para transmitir alguma mensagem, quanto apenas para servir de adorno corporal.

No Oriente, continua a profissional, o pavão e o papagaio sempre estiveram presentes nos tapetes de luxo persas ou indianos.

Na Inglaterra, pássaros de diversas espécies foram usados em selos, brasões e, até mesmo para identificar a família, passaram a ser entalhados em móveis, portões em ferro fundido e apliques.

Na monarquia francesa, os tecidos toile de jouy mostravam cenas campestres com folhagens e pássaros.

No Brasil, um país tropical, nada mais natural e belo do que a presença de pássaros e suas cores vivas em ambientes praianos, campestres e até urbanos. O uso de casas para passarinhos em espaços urbanos no Brasil é relativamente recente. A globalização facilitou o acesso a outras culturas. As viagens e as importações também ficaram mais acessíveis, possibilitando o intercâmbio de conceitos e suas releituras.

Contextualizados na tendência cada vez mais comum de aplicar casas para passarinhos na decoração. As casas podem entrar na composição dos ambientes com inúmeros formatos. Afinal, é sempre interessante ter essa boa energia por perto.

Beija-flores, periquitos, papagaios, araras,  canários,  tucanos, sabiás, bem-te-vis, pardais. Essas são apenas algumas das espécies mais comumente retratadas na decoração, fazendo nascer muitas opções para inserir os pássaros dentro de casa, ressalta a arquiteta Luciana. Ao conviver com eles, a primeira questão a considerar, segundo ela, é que os pássaros não originam objetos básicos e neutros, assim como um porta retrato. “Eles são um elemento diferenciado que jamais passará desapercebido. Os pássaros sempre vão atrair muitos olhares, uma forma encantadora de observar a natureza.”

Já, em nosso Mercado da Madalena, podemos encontrar o Sr. Antônio Silva, o responsável pelo que podemos chamar de “Construtora Antônio Silva”, local onde são fabricadas belas casas para passarinhos. Aprendeu com o pai, o marceneiro Manoel Silva, a função e logo descobriu que construir casas para passarinhos era sua grande aptidão.

 O Sr. Antônio Silva e uma de suas criações
Seu Antônio fabrica casas para passarinhos há vinte anos; só no Mercado da Madalena são dez. Vindo do Mercado São José, Seu Antônio diz: “No mercado da Madalena, meu trabalho ficou mais rentável do que quando trabalhava no Mercado São José.”

Quem passa pelo seu box é impossível deixar de admirar as belas casas de madeira para passarinhos construídas por Seu Antônio. São de vários formatos e estilos. Os preços variam de R$10,00 a R$100,00. É fácil notar a forte sensibilidade encontrada em seu trabalho. “Capricho no meu trabalho para os passarinhos se sentirem felizes”, diz Seu Antônio, com um sorriso de satisfação no rosto.

Algumas casas para passarinhos construídas por Sr. Antônio Silva







Se você prefere ver os passarinhos voando livremente pelo seu jardim ou varanda, levando calma e beleza à sua moradia, vai gostar dos modelos de casinhas que ajudam a atrair a presença deles, e deixar a decoração da sua casa ou apartamento ainda mais incrível. Com um mercado cada vez mais crescente, arquitetos e designers dão asas à imaginação criando casas elegantes, luxuosas e móveis confortáveis para os passarinhos.

Ao ser perguntado sobre ter algum recado para os leitores do Gazeta da Torre, Seu Antônio Silva é direto: “Meu trabalho já é um recado”. Para um bom entendedor, é o suficiente.



terça-feira, 20 de setembro de 2016

BRILHO NOS PÉS: SAPATOS METALIZADOS EM ALTA!

Gazeta da Torre

Foi-se o tempo em que tons como o prata e o dourado estavam restritos às joias e bijuterias ou às produções de festa. O que já foi considerado over agora é garantia de um toque moderninho ao look: tudo graças ao apelo fashion dos sapatos metalizados, que voltaram neste inverno e seguem com força no verão.

Direto da Semana de Moda de Nova York, desembarcaram para os nossos pés apostas como o clássico scarpin na versão atualizada em cor de ouro assinado pela grife Michael Kors, enquanto o mood fun foi garantido por Jeremy Scott e suas botas azuladas. O dourado foi a cor preferida para ankle boots, que ganharam ainda mais glamour com a aplicação de tachas para a Coach. Já o prateado apareceu para dar um ar quase que futurista a oxfords na passarela de Narciso Rodriguez. Por aqui, grifes como Ellus e o estilista Wagner Kallieno também seguiram a onda da fashion week norte-americana com abotinados prateados na última edição da SPFW.

Para além dourado e da prata – este, o tom que predominou como um dos preferidos para a estação de frio -, a tendência se renova para a próxima temporada com uma cartela de cores metalizadas reforçada com o azul, o cobre e o ouro velho, por exemplo. Entre os modelos da vez, as flatforms continuam, mas ainda há espaço para birkens e chinelos, mocassins, scarpins e oxfords, tudo com muito brilho. Seguindo a pegada confortável que (ainda bem!) virou urgência fashion nas passarelas, destaque para os tênis esportivos, que ficam ainda mais urbanos em tons metálicos.


Embora pareçam, à primeira vista, chamativos e difíceis de usar, não tem tanto mistério assim: a dica principal é apostar no calçado como estrela e ponto de luz da produção. Vale optar por tons mais neutros, como o branco, o cinza e o preto – se o look for monocromático, melhor ainda. Para acompanhar a dupla infalível jeans e camisa dá um toque de informalidade. Já com um vestido ou saia mais girlie, funciona para equilibrar o romantismo.  Aqui, o importante é fazer o que antes era cor de festa transitar por looks descompromissados do dia a dia.

E aí aprovado?



segunda-feira, 19 de setembro de 2016

A FESTA de ANIVERSÁRIO do JERERÉ na Torre

Gazeta da Torre
Humberto Solano, o famoso Jereré
No domingo (18), foi realizada a festa de aniversário do amigo e colaborador, Humberto Solano, o famoso Jereré.

O aniversariante é um grande apreciador dos costumes de nosso sertão, em vista disso na comemoração que aconteceu no salão de festa do prédio em que reside na Beira Rio foram servidos vários pratos regionais aos convidados e cachaças de alta qualidade.

CONVIDADOS





Muitos amigos estiveram presentes, entre eles, um que chamou bastante atenção: Henrique Annes, gênio e memória do violão brasileiro do título. Henrique é um grande amigo de Jereré.  Como não poderia faltar para abrilhantar a comemoração, Henrique  Annes deu uma pequena apresentação que arrancou muitos aplausos.

Henrique Annes (esquerda), Jereré e Maurício (Gazeta da Torre)
O momento do show 
Como diz Urariano Mota do Jornal de Todos os Brasis: “Ele não é só o repertório de clássicos, insuperáveis, que a ignorância dos mais recentes  desconhece. Mais que nas antologias da sua música, Henrique Annes é gênio/memória no próprio modo de tocar, na linguagem das cordas que têm um sabor do melhor da história brasileira do violão, se permitem.”

Sorte para todos que estiveram presentes, pois a festa foi muito saudável e prazerosa. 

Parabéns Jereré!



FESTIVAL de SOBREMESAS na MADALENA




domingo, 18 de setembro de 2016

CEÇA LEITE e OTACÍLIO AZEVEDO (Cilinho) – Almoço em GRANDE ESTILO

Gazeta da Torre
Ceça (no centro/agachada) com amigos, entres eles, Augusto Carreras (no centro de pé)
No dia 4 de Setembro, a moradora de nosso bairro da Madalena, Ceça Leite, e seu companheiro Otacílio Azevêdo (Cilinho), proporcionaram um almoço marcado com o objetivo de reunir amigos em sua residência na Beira Rio. Entre eles, a ilustre presença de Augusto Carreras, criador do Programa Municipal de Qualidade Ambiental.

A Lei nº 17.484/08, institui o programa municipal de qualidade ambiental e dá outras providências.

A reunião foi de grande descontração e muita alegria. Os convidados e amigos colocaram a conversa em dia. Momentos agradáveis fazemos questão de registrar. Quando uma pessoa segue padrões saudáveis, a recompensa é de todos que participam. Parabéns Ceça, Cilinho e todos que participaram. 


NOVA CAFETERIA Coffe Retro na TORRE

Gazeta da Torre

Já se encontra em funcionamento a nova cafeteria Coffe Retro na Torre. A cafeteria, como foi divulgada na edição anterior, fica nas instalações da Pharmácia Botica na Rua Conde de Irajá, 930 – Torre.



“O ambiente é climatizado, bem decorado e também o cliente poderá encontrar comidinhas de primeira qualidade”, apresenta uma das proprietárias, Louize Vanielle.

Ela também informa que a cafeteria Coffe Retro na Torre funciona das 9h às 21h, de domingo a domingo. É só conferir. 



sexta-feira, 9 de setembro de 2016

AUMENTA O NÚMERO DE CARROS NA TORRE E MADALENA QUE ESTÃO DORMINDO NA RUA

Gazeta da Torre

Quanto mais carros são produzidos, mais carros são vendidos e, consequentemente, mais carros aparecem para ocupar os poucos espaços que ainda restam em bairros como os nossos, Torre e na Madalena, mesmo com a crise. Foi pensando nessa situação que algumas pessoas já estão começando a investir, convertendo a área que possui em estacionamento. Alguns espaços já contam com Lava Jato, Câmeras de Vigilância, Vigia e preços atrativos para não deixar seu carro dormindo na rua.

Mas, o que levam a ser, hoje, os estacionamentos, os novos vilões da mobilidade urbana? O homem gasta quase duas vezes mais recursos naturais do que é capaz de gerar. Analisando essa frase, a previsão em relação ao futuro soa pessimista. No que diz respeito ao Brasil, pesquisas afirmam que as nossas metrópoles têm uma dívida enorme quando o assunto é desenvolvimento sustentável, e esse processo se arrasta há décadas. Por isso, faz-se necessário criar novos paradigmas no desenvolvimento urbano das cidades. É nesse momento que a proposta de novos planos para um desenvolvimento sustentável faça toda a diferença.

São necessários importantes avanços e o principal deles está no fato de pensar a cidade a partir do cidadão, e não do automóvel. Projetos que defina uma série de regras sobre o que pode ou não ser instalado em cada bairro da cidade; apresentar novas diretrizes para a mobilidade urbana, para a construção civil e para a geração de empregos. O ponto mais relevante do plano poderia ser a criação de mecanismos que efetivamente podem garantir a prioridade para o transporte coletivo.

Para o professor de Política e Transporte, e Doutor em Economia dos Transportes, Bruno Faivre D'Arcier, os melhores resultados em relação à mobilidade urbana aconteceram nas cidades que aplicaram medidas para restringir a velocidade dos automóveis e para aumentar o custo dos estacionamentos na região central.

“Ao aplicar as restrições, há uma internalização dos custos sociais do automóvel. Quando saio no meu carro, estou emitindo poluentes e todos estão pagando por isso. Ao deixar o meu carro estacionado o dia inteiro no local de trabalho, estou ocupando um lugar, que é público, privadamente. Então, se forem criadas formas de cobrar do usuário do automóvel os custos que ele está produzindo, é somente uma questão de justiça”, defende o professor Paulo César Marques da Silva, coordenador da pós-graduação em transporte da Universidade de Brasília (UnB).

“Não se pode criar restrições ao uso do automóvel sem oferecer mobilidade para quem não está usando o automóvel. Senão, há um comprometimento do direito de ir e vir. É preciso investir na mobilidade das cidades para que a liberdade de viver não seja comprometida”, avalia Marques. De acordo com o professor, as duas medidas devem ser implementadas de forma simultânea – tantos as restrições ao transporte individual, como o investimento em alternativas para os deslocamentos. Assim, na avaliação de Marques, a migração do transporte individual para o transporte público ocorrerá de forma natural.

Portanto, a situação em debate não só pode ser sanada pelos órgãos competentes, e sim, também, por nós, que habitamos o planeta. Até podemos afirmar com segurança que existem formas saudáveis e simples para dar nossa colaboração. Como diz um provérbio chinês: “Quando o olho não está bloqueado, o resultado é a visão. Quando a mente não está bloqueada, o resultado é a sabedoria”.




quinta-feira, 8 de setembro de 2016

A BELEZA FEMININA do Poeta e frequentador do Mercado da Madalena - Adelmo Vasconcelos


A BELEZA FEMININA

Quem gosta de conhecer
Pessoas, novos lugares
Provar da gastronomia
Em restaurantes e bares
Venha para o Recife
De belezas seculares.

            Aqui, nós podemos ver
            Muitos artistas em cena
            Desfrutar nossa cultura
            Com certeza vale a pena
            Tudo isso se vê no
            Mercado da Madalena.

O Mercado tem um charme
Que chama sua atenção
São mais de oitenta anos
Desde sua fundação
Com serviços diferentes
Em forma de tradição.

            E assim nosso Mercado
            Tem suas ações benditas
            Locatários felizes
            Vendem coisas infinitas
            E há presença marcante
            Das mulheres mais bonitas.

 O Mercado homenageia
Entre seus frequentadores
As mulheres elegantes
De destacados valores
Como se fosse um jardim
Coberto de muitas flores.

            A beleza feminina
            É  a própria essência
             Da mulher que tem talento
            Atuação, sapiência
            A Madalena agradece
            Pela sua competência.

       
Adelmo Vasconcelos


O Poeta e cordelista que frequentou
durante anos o Mercado da Madalena.
Era no mercado onde divulgava seus
belos trabalhos de cordel e poemas.
Boas lembranças.



                                                           

BOAS RECORDAÇÕES EM NOSSO BAIRRO DA MADALENA – PROFISSONAIS DE BELEZA AJUDAM A REALIZAR SONHO

Redação Gazeta da Torre


Realizar sonhos, às vezes, não é nada fácil. Requer muita humanidade.

A jovem noiva Claudiane Cavalcante, moradora da Madalena, nos sensibilizou muito pela sua história…Ela queria se casar, mas não havia recursos para realizar o seu sonhado look para seu cabelo e maquiagem em seu dia especial.

Os preparativos da festa já levam uma boa fatia do financeiro, onde tradicionalmente, você precisa convidar todas as suas amigas. Para alguns, a solução é simples, basta não convidar certas pessoas, mas na maioria das vezes, sabemos que tudo é muito complicado…

Assunto complicado falar da parte financeira do casamento, mas tudo o que nos propusermos a fazer terá um custo e quanto antes o assunto finanças estiver resolvido, menos a gente sofre. Um casamento pode custar muito pouco ou pode custar centenas de milhares de reais, tudo depende das suas escolhas. Fácil assim? Infelizmente, não. É difícil, por se tratar de um sonho a ser realizado e sonhos não têm preço, não é? Bem, neste caso tem sim e, no mundo dos casamentos, eles estão cada vez mais altos. A coisa se complica mais ainda quando o casal não tem uma reserva financeira ou ajuda da família para bancar todos os gastos, e sinceramente, esta é a realidade da maioria dos brasileiros (mesmo que em muitos sites e blogs de casamento você se depare com um mundo luxuoso onde o preço de cada coisa parece não ser importante… beleza, qualidade, inovação e detalhes fofos podem custar caro, minha amiga…).

Sabemos que o que encarece realmente um casamento não é a celebração em si, mas sim o que vem depois: a festa do casamento. Alimentação, bebidas, locação de salão, decoração, músicos, são alguns dos custos para se ter uma festa de casamento e sabemos que é impossível não gastar muito.

Mas, voltando para a situação da Claudiane, o dia se aproxima, os preparativos já estão todos prontos, música, bebidas, comidas, a festa confirmada e tudo organizado com muito esforço e dedicação em parceria com sua humilde família e o noivo Antônio Rodrigo. Mas um detalhe, e o look que tanto Claudiane sonha? Muitas noivas, só em falar em casamento, já se imaginam super maquiadas e penteadas. O que fazer? E aquelas revistas de noivas que tanto folheou? Deixar para lá e esquecer o sonho que tanto rondou em sua mente?   

É aí que entra em cena a humanidade em pessoas: as profissionais Edvilma Magalhães e Verônica Tizei. Ao ser informada da situação, pelo representante de nosso jornal, Edvilma ficou muito sensibilizada e se propôs a ajudar no penteado sem nenhum custo. E a maquiagem? Rapidamente, já que o esperado dia se aproximava, fez contato com a profissional de maquiagem, Verônica Tizei, e expôs a situação. Bingo! A Verônica não pensou nem duas vezes, topou na hora. No dia do casamento, foi iniciado o processo de transformação rumo ao sonhado look da Claudiane. 

Primeiramente, a maquiagem. Após um breve diálogo para se informar sobre a cor do vestido e preferências de tonalidades na maquiagem, com mais de 10 anos de experiência no segmento de maquiagem, a profissional Verônica Tizei inicia seu trabalho. Nesse momento era difícil descobrir o que se passava na cabeça da Claudiane. Acho que não estava sendo fácil se controlar, pois diante dela estava uma grande maquiadora realizando, ao vivo, passo a passo, o seu sonho. Após vários minutos, estava finalizada a maquiagem. Espanto total. Como diz o pensador Preza, “a beleza de uma mulher se define no detalhe...”, o trabalho da Verônica ficou impecável!

Agora, o penteado. A profissional com experiência internacional, Edvilma Magalhães, entra em cena. Hora de assistir a outro show. A rapidez e a técnica aplicada pela profissional são de impressionar. Aos poucos o penteado vai tomando forma. Após vários minutos, diante do espelho do salão de Edvilma Cabeleireiros, estava pronta a estonteante noiva Claudiane Cavalcante. Sonho realizado!!!

Claudiane Cavalcante antes











Claudiane Cavalcante depois

Edvilma Magalhães (esquerda) , Verônica Tizei (direita)
e  
Claudiane Cavalcante (centro)

É isso, fazer o bem está ao alcance de qualquer um de nós e é mais simples do que você imagina. Não precisa ter dinheiro e muito menos fazer parte de uma organização, seita ou religião. Tudo o que é preciso é um olhar mais atento, mais paciência, mais gentileza, mais sorriso, mais amor, mais sensibilidade e vontade de transformar o mundo em um lugar melhor. Esperamos que esse texto sirva de inspiração para que surjam muitas Edvilmas e Verônicas em nossas vidas.



terça-feira, 30 de agosto de 2016

domingo, 28 de agosto de 2016

MERCADO DA MADALENA – REGISTRO 28082016

Gazeta da Torre

George Michael no Mercado da Madalena?



sábado, 27 de agosto de 2016

FISIOTERAPIA GERIÁTRICA: A busca a prevenção, a manutenção e a reabilitação das funcionalidades do idoso – com profissionais em nosso bairro

Fonte: Portal Fisioterapia Manual


Envelhecer com qualidade de vida, o grande dilema do novo século. O fato natural da vida de todo indivíduo é ser levado para o envelhecimento, um processo encantador capaz de permitir ao ser humano passar por sensações e momentos, ainda que estejam divididos entre bons e maus. O envelhecimento traz conquistas afetivas, emocionais, materiais. Traz também consequências como a perda da sensibilidade, do controle sobre os movimentos e suas aplicações em atividades diárias básicas como alimentar-se e vestir-se. É assim que se destaca a aplicação da Fisioterapia Geriátrica.

Hoje, em um campo de atuação que busca a reabilitação dos pacientes, a Fisioterapia Geriátrica busca ainda a prevenção e a manutenção das funcionalidades do idoso. Utilizando-se de técnicas como exercícios ativos, globais e que treinem o equilíbrio desses pacientes, a Fisioterapia Geriátrica permite ainda proporcionar ao idoso a melhora na sua qualidade de vida, aproximando-o da superação das suas limitações acometidas pela idade.


A Fisioterapia Geriátrica é indicada principalmente para pessoas acima dos 50 anos de idade, embora não seja necessário apresentar problemas como dificuldade locomotora causada por problemas musculares ou nas articulações. Sua aplicação pode se fazer necessária tão cedo quanto sejam percebidos os sinais da perda da sensibilidade e controle das ações motoras advindos com o tempo já vivido.

A Fisioterapia Geriátrica proporciona ao paciente o envelhecimento com qualidade de vida, a melhora notável em sua capacidade de locomoção e equilíbrio, bem como a coordenação dessas funções, o aumento da força muscular e das funções da memória do idoso. Ainda garante a independência e o conforto na realização de atividades por parte dos pacientes idosos no seu dia a dia. 

Contudo, entre em contato com os profissionais de nosso bairro. Com certeza você será bem atendido(a).