quinta-feira, 29 de janeiro de 2026

Boicote à Copa do Mundo de 2026?

 Gazeta da Torre

"É uma incoerência absoluta a Rússia ser boicotada no esporte enquanto EUA e Israel não são", aponta o renomado jornalista esportivo brasileiro Juca Kfouri no ICL Notícias (Instituto Conhecimento Liberta - portal e canal de jornalismo independente brasileiro).

Um movimento de boicote à Copa do Mundo de 2026, sediada nos EUA, Canadá e México, ganha força na Europa, liderado por políticos e personalidades em protesto contra o governo de Donald Trump. Motivadas por políticas migratórias rígidas e tensões diplomáticas (como a Groenlândia), petições na Holanda e debates na Alemanha questionam a participação, embora nenhum boicote oficial por seleções tenha sido confirmado. Apesar do forte debate político, o impacto prático sobre a presença das seleções no torneio ainda é incerto, com a FIFA mantendo a organização conjunta nos três países da América do Norte.

*O jornalista Juca Kfouri é reconhecido por sua trajetória marcante na revista Placar, Folha de S. Paulo, UOL e canais como ESPN e TV Cultura. Conhecido pela ética, combate à corrupção no esporte e por integrar política e futebol, é uma das vozes mais influentes da imprensa esportiva nacional.

Vídeo: ICL Notícias

domingo, 25 de janeiro de 2026

REGISTRO Gazeta da Torre!

 Gazeta da Torre

Registro realizado em outubro/2025 no Mercado da Madalena, um dos lugares bem visitados por artistas da região. Como Joselito Nunes (camisa de xadrez na foto), conhecido como Zelito Nunes, escritor, poeta e cordelista paraibano radicado em Pernambuco.

Em 31 de janeiro/2026, no Restaurante João da Carne de Sol, a partir das 12h, será lançado o livro ‘A Vida Cheia de Graça do Cantador de Viola’ é uma obra voltada para a valorização da cultura popular nordestina e da cantoria de repente. A obra é uma antologia que reúne poesias cômicas e rimas de repentistas renomados, bem como de improvisadores anônimos, focando no humor e na graça da cantoria.

O livro foi organizado pelos poetas e pesquisadores Joselito Nunes, Ésio Rafael e Marcos Passos. A publicação ressalta a presença e a importância dos cantadores de viola na cultura popular brasileira.

https://www.instagram.com/gazetadatorreoficial/?hl=pt

- anúncio -

terça-feira, 20 de janeiro de 2026

O tema do podcast ‘O Veneno Mora ao Lado e uso excessivo dos agrotóxicos no Brasil’

Giovanna Nader

No vídeo, Giovanna Nader, uma das principais vozes do ativismo ambiental no Brasil, fala no Programa Sem Censura da TV Brasil - EBC sobre o tema do podcast ‘O Veneno Mora ao Lado e uso excessivo dos agrotóxicos no Brasil’.

‘Colonialismo químico’, mencionado no programa, é o conceito de Larissa Bombardi, professora do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, vive na Europa e desenvolve pesquisas no Institut de recherche pour le développement (IRD), em Paris, França, sob o Programme national d'accueil en urgence des scientifiques et des artistes en exil (Pause).  

Ela denuncia como países ricos do Norte Global produzem e exportam agrotóxicos e substâncias químicas perigosas, proibidos em seus territórios, para países do Sul Global, como o Brasil, gerando um padrão desigual de envenenamento, exploração econômica e dependência química, perpetuando uma dinâmica colonial.

Empresas químicas no Norte Global produzem substâncias tóxicas, mas as proíbem para uso interno devido a legislações mais rigorosas, como na União Europeia. Isso cria uma geografia do abismo, onde o Sul Global se torna um "lixão químico" e um mercado para produtos que o Norte não quer, afetando a saúde humana (especialmente de mulheres e comunidades rurais) e o meio ambiente, enquanto o Norte lucra.

Fonte: Unicamp

*A Fundação Heinrich Böll Brasil é uma organização que promove democracia, direitos humanos, justiça social e sustentabilidade, atuando com foco em temas como direitos das mulheres, povos tradicionais, agroecologia e cidades sustentáveis, apoiando a sociedade civil e o diálogo político.

- anúncio -


Formalizado o pedido de impeachment contra a governadora de Pernambuco Raquel Lyra

 

Ao formalizar o pedido de impeachment contra a governadora Raquel Lyra (PSD) na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), ontem (19), o deputado Romero Albuquerque (UB) criou um fato político. Mesmo sabendo da dificuldade de o processo prosperar na Casa, porque a governadora tem a maioria dos parlamentares como aliados, o pedido gera desgaste para Raquel, sobretudo em um ano eleitoral.

Para aprovar um impeachment, é preciso que haja quórum, o que hoje a oposição não tem, mesmo havendo materialidade na denúncia contra a governadora no episódio da falta de fiscalização da empresa Logo Caruaruense por parte do Estado. A empresa pertence ao pai de Raquel Lyra, o ex-governador João Lyra Neto, e opera de forma irregular em Pernambuco desde que Raquel assumiu a gestão, há três anos, segundo investigação do portal Metrópoles.

No entanto, além do desgaste externo, com o episódio da Logo Caruaruense sendo lembrado na memória da população toda vez que houver algo novo sobre o pedido de impeachment, Romero Albuquerque acabou valorizando internamente, nos corredores do Palácio do Campo das Princesas e também na Alepe, a fidelidade dos deputados da base governista, porque agora virou uma missão ainda maior para Raquel e sua Casa Civil agradar aos governistas, principalmente os mais distantes.

O fato político criado por Romero Albuquerque tem grande potencial de gerar dor de cabeça para a chefe do Poder Executivo. Para ser aprovado no plenário, o pedido de impeachment precisa do aval de dois terços dos deputados, ou seja, 33 parlamentares. Na atual conjuntura, a oposição não obtém esses 33 votos, mas nada garante que o cenário se mantenha com o trabalho dos bastidores, o que vai exigir de Raquel mais articulação para preservar a base unida e fiel.

Por Larissa Rodrigues – repórter do blog do Magno

- anúncio -

sábado, 17 de janeiro de 2026

O valor da simplicidade na MODA e no COMPORTAMENTO

 Gazeta da Torre

“Todo mundo faz um esforço danado para comprar um logo. E esse logo, às vezes, é falso”. Em conversa com a Velvet Brasil (revista digital/impressa), Costanza Pascolato, de 86 anos anos, refletiu sobre o valor da simplicidade na moda e no comportamento. Para ela, apostar em marcas caras e luxuosas não traduz estilo verdadeiro.

A consultora de moda brasileira-italiana explica que elegância é uma estética que agrada justamente por ser simples, coerente e alinhada a uma postura humana. “Uma pessoa que é mal criada, que não olha na cara de ninguém, não dá. Você pode vestir ela direitinho e não vai dar certo mesmo”, afirma. Em tempos de ritmo frenético imposto pelo digital, Costanza defende que bom senso, educação e autenticidade nunca saem de moda.

Costanza Pascolato é uma empresária e consultora de moda ítalo-brasileira, nascida em Siena, Itália, e radicada no Brasil, sendo uma das maiores autoridades e referências em estilo e elegância atemporal no país, conhecida por sua coluna na Vogue e sua visão sobre moda, comportamento e o "bem viver", com uma carreira que abrange desde a indústria têxtil até a autoria de livros sobre o tema,.

Vídeo: Velvet Brasil

- anúncio -

https://www.instagram.com/carlitosburguer.oficial/?hl=pt

“O fracasso da educação pública não acontece por acaso’, Darcy Ribeiro

 Gazeta da Torre

Darcy Ribeiro, reconhecido como um dos principais intelectuais do país, escritor, professor, antropólogo, sociólogo e indigenista, diz que o fracasso da educação pública não acontece por acaso, nem por falta de capacidade técnica ou recursos, mas por interesse político.

Para ele, manter a população com acesso limitado à educação é estratégico para as elites, porque impede o desenvolvimento de uma consciência crítica e, consequentemente, a possibilidade de transformação social.

Neste ponto, se a educação fosse de qualidade e verdadeiramente acessível, haveria mais igualdade, mais questionamento e menos controle social.

Então, o “projeto” é justamente esse: manter o povo desinformado para garantir que o sistema continue funcionando do jeito que está: concentrando poder e riqueza nas mãos de poucos.

Darcy Ribeiro foi eleito para a cadeira número 11 da Academia Brasileira de Letras em outubro de 1992. Faleceu cinco anos depois, aos 74, em decorrência de câncer. Mas suas contribuições continuam sendo referência em diversas áreas. Como um camaleão, circulava com destreza pela antropologia, política e educação, o que desperta especial atenção ao seu legado.

Fonte: Instituto Conhecimento Liberta (ICL)

segunda-feira, 12 de janeiro de 2026

O ator brasileiro Wagner Moura entrou para a história do Globo de Ouro

 Gazeta da Torre

Wagner Moura entrou para a história do Globo de Ouro na noite do domingo, 11, ao se tornar o primeiro brasileiro a vencer o prêmio de Melhor Ator em Filme de Drama. A conquista veio pela atuação em ‘O Agente Secreto’, dirigido por Kleber Mendonça Filho, no qual interpreta Marcelo, um pesquisador marcado por conflitos internos e memórias atravessadas por traumas.

Ao subir ao palco, Moura agradeceu a todos que contribuíram com a produção do filme. Ele também agradeceu à equipe e dedicou palavras especiais a Kleber Mendonça Filho, a quem se referiu como "irmão" e "gênio".

Wagner Moura optou por encerrar o discurso em português, se dirigindo diretamente ao público brasileiro. "Viva o Brasil. Viva a cultura brasileira".

Fontes:Terra; Gshow;

- anúncio -

segunda-feira, 5 de janeiro de 2026

É bom tomar sol no horário que produz mais vitamina D, porém exige cuidados, apresenta especialista

 Gazeta da Torre

Com a chegada do verão, é fundamental redobrar os cuidados com a pele. No Programa Sem Censura da TV Brasil - EBC, a dermatologista Dra. Regina Schechtman, apresentou dicas para nos protegermos ao pegarmos sol. “Pode usar o protetor solar que não vai deixar de produzir a vitamina D”.

Dra. Regina Schechtman é uma dermatologista renomada, atualmente presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Seção Rio de Janeiro (SBD-RJ), com foco em micologia (doenças fúngicas da pele) e organização de eventos científicos, como o MicologiaRio 2025, destacando-se por sua atuação na área e liderança profissional. Possui Doutorado em Dermatologia pela United Medical And Dental Schools Of Guy's And St Thomas's Hospitals, Universidade de Londres. É uma figura importante e respeitada dentro da dermatologia brasileira, especialmente no Rio de Janeiro, devido ao seu cargo e envolvimento com a educação continuada. Fonte: Acamerj

Vídeo: TV Brasil

- anúncio -

sexta-feira, 2 de janeiro de 2026

A nova tendência da Geração Z

 Gazeta da Torre

Nem cerveja, nem vinho: a nova tendência da Geração Z é algo que Steve Jobs já praticava anos atrás.

A Geração Z decidiu que o álcool não é mais necessário para se divertir. Enquanto garrafas de vinho ou cerveja ficavam na geladeira dos pais, os jovens nascidos entre 1995 e 2012 preferem ficar sóbrios. Uma tendência que, curiosamente, nos conecta a um visionário que já tinha isso muito claro muito antes: Steve Jobs.

De acordo com um relatório da World Finance, a Geração Z bebe, em média, 20% menos que a geração Y. Aqueles que já bebiam menos que seus antecessores. Uma pesquisa Gallup de 2023 confirma isso: a porcentagem de adultos com menos de 35 anos que relatam beber caiu dez pontos percentuais em duas décadas, de 72% para 62%. E a tendência continua descendente.

Para entender esse fenômeno, é preciso entrar na cabeça de um típico Geração Z. O que esses jovens têm na cabeça? 86% consideram que sua saúde mental é tão importante quanto sua saúde física ao decidir se devem beber álcool. E não é que eles sejam chatas. Eles simplesmente decidiram priorizar.

Fonte: Vida/Estilo - Terra

- anúncio -