quarta-feira, 5 de novembro de 2025

O que o cidadão comum pode esperar da COP 30 em Belém?

Gazeta da Torre

No Roda Viva, o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, diz o que o cidadão comum pode esperar da COP 30, que será realizada em Belém (PA), na próxima semana (10 de novembro).

Segundo ele, mais do que esperar algo, as pessoas devem usufruir da democracia para participar das decisões relacionadas ao meio ambiente.

*Roda Viva é um programa de entrevistas e debates da TV Cultura, no ar desde 1986, que recebe personalidades proeminentes de diversas áreas como política, cultura, ciência e economia.

Fonte: Pragrama Roda Viva – TV Cultura

- anúncio -


“A gestão estadual não tem correspondido às expectativas dos pernambucanos, especialmente nas áreas de segurança, educação e saúde”, diz secretário nacional

 Gazeta da Torre

Secretário do Governo Federal Milton Coelho

Em entrevista exclusiva ao Frente a Frente, programa que reúne importantes figuras do país para debates e entrevistas com os principais nomes da política e da sociedade, o secretário nacional de Inclusão Socioprodutiva, Artesanato e Microempreendedor Individual do Governo Federal, Milton Coelho (PSB), fez duras críticas ao governo Raquel Lyra (PSD). Segundo ele, a gestão estadual não tem correspondido às expectativas dos pernambucanos, especialmente nas áreas de segurança, educação e saúde. “O fim do Pacto pela Vida impactou seriamente a violência no Estado. E hoje o povo sente nas ruas o aumento da criminalidade”, afirmou.

Na educação, Milton considera que Pernambuco regrediu após ter se tornado referência nacional, durante o governo Eduardo Campos (PSB). Para ele, a alternância frequente no comando da Secretaria de Educação e a escolha de gestores sem conhecimento do território prejudicaram a continuidade dos avanços obtidos nas últimas décadas. A saúde pública, segundo o secretário, enfrenta abandono. “Pergunte a qualquer pernambucano quem é a secretária de Saúde do Estado. Quase ninguém sabe e isso já diz tudo”, disparou.

O secretário também acusou o governo estadual de não possuir um projeto estratégico para o futuro econômico de Pernambuco, enquanto estados vizinhos avançam em temas como hidrogênio verde e novas matrizes energéticas. “Toda essa inovação está sendo feita no Ceará e na Bahia, em Pernambuco nada”, criticou.

Fonte: Magno Martins, jornalista

- anúncio -

A crise climática tornou-se um problema de comunicação

 Gazeta da Torre

A avaliação é de Kelly Lima, diretora executiva sócia-fundadora da Alter Comunicação e idealizadora da Casa Balaio, no painel “Sociedade e Diálogo Climático”, que aconteceu durante o evento Encontros COP30 I Clima, Impacto e Mercado, no último dia 1º, em Belém.

Na opinião da especialista, o desafio é “traduzir” a questão climática para os tomadores de decisões e o público em geral. “Precisamos explicar em outras palavras, e de outras formas, o que a ciência já vem alertando há anos. Nas empresas, isso equivale a demonstrar os impactos positivos das ações de sustentabilidade e preservação, aplicadas ao universo dos negócios”, completa.

O evento Encontros COP30 foi uma realização da Revista Problemas Brasileiros e da FecomercioSP, em parceria com a Casa Balaio, e também contou com o apoio do Canal UM BRASIL e da Aberje.

Além de Kelly, o painel reuniu Victor Pereira, gerente de Relações Institucionais e Internacionais da Aberje e Mônica Sodré, cientista política, senior fellow do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri), entrevistadora do Canal UM BRASIL e diretora-executiva da Meridiana, com a mediação de Lucas Mota, gerente de comunicação da FecomercioSP.

Fonte: UM Brasil

- anúncio -