terça-feira, 18 de abril de 2023

Como aproximar os livros infantis da rotina das crianças? Confira dicas!

 Gazeta da Torre

18 de Abril - Dia Nacional do Livro Infantil

Se os livros infantis não saem da prateleira e seu filho não sente interesse em desbravar o universo de histórias que existe em cada um, é hora de diversificar os métodos. Vem, que vamos te mostrar alguns.

1. Assuntos de interesse

Sabe quando lemos uma página mas, no final, não absorvemos absolutamente nada? Bem, pode ser que o nosso cérebro esteja tentando desviar a atenção para algo mais prazeroso. Se o assunto não desperta prazer ou curiosidade, a atenção voa loooonge.

Se com a gente já é assim, imagina como as crianças!

Por isso, uma das dicas mais valiosas é: descobrir quais são os assuntos que despertam o interesse da criança. Como? Prestando atenção às suas conversas e perguntas, vídeos que gosta de assistir e livros que aceitam melhor.

Claro que não precisa ficar preso sempre ao mesmo tema. O segredo aqui é tentativa e erro/ tentativa e acerto. Tente apresentar novos assuntos com livros emprestados de bibliotecas, por exemplo.

Ah, não se prenda em apenas histórias ficcionais, tá? Muitas vezes, a criança pode se interessar por livros mais didáticos (por exemplo, como funciona o reino animal em biologia, os planetas, biografias… se ela estiver na fase dos porquês, esse tipo de livro pode fazer muito sucesso.

Em outras palavras: não existe leitura certa ou errada, existe leitura!

2. Cantinho da leitura em casa

Já pensou em criar um cantinho para os livros infantis em casa? Pode ser no quarto da criança ou até mesmo perto do seu próprio cantinho de leitura, para vocês usufruírem juntos desse momento.

Nesse sentido, vale destacar que a arquitetura e organização dos lugares influencia muito em como nos portamos – e com a leitura essa premissa também é válida!

Que tal montar um cantinho com cores que estimulam a criatividade, como laranja e amarelo? Além disso, você pode colocar uma cadeira confortável, uma mesinha com marca-texto para grifar, uma luminária com luz baixa e um cheirinho ambiente agradável.

Ah, lembre-se de evitar acessórios que possam distrair a criança na decoração, como brinquedos, por exemplo.

3. Atividades de leitura

Criar atividades para fazer a leitura dos livros infantis também é uma boa pedida. Aqui pode entrar um clube de leitura, por exemplo. Por isso, converse com os pais dos coleguinhas, para ver se topam uma atividade dessas. Ou até mesmo em família!

Além disso, algumas brincadeiras relacionadas ao livro também funcionam, como: todos os trechos que a criança achar interessante, grifar, escrever num papel e colocar em um mural.

Assim, a cada ano que passar, a criança sempre vai lembrar dos pontos importantes e aprendizados de cada leitura.

Não tem muita regra: é só soltar a imaginação

4. Ler junto

Seu filho adora ouvir a sua voz! Principalmente para crianças pequenas, a leitura compartilhada facilita a concentração e interpretação – além de ser um ótimo momento para ajudar na criação de vínculo! Ler junto também é um bom momento para falar sobre sentimentos, tirar dúvidas e ampliar o vocabulário.

Se não sobra tempo para ler durante o dia, pode ser à noite, antes de dormir, para ajudar a embalar os sonhos dele.

5. Livros infantis com imagens

Busque por livros infantis com imagens, porque isso pode ajudar ainda mais a prender a atenção da criança, além de facilitar a compreensão da historinha em questão.

6. Passeio pela livraria ou biblioteca

O paraíso dos livros! Isso pode ajudar a criança a conhecer um pouquinho de cada universo, explorar as diferentes capas e títulos, além de poder brincar no espaço da criança. Muitas livrarias dispõem de um espaço de “playground” para atrair crianças, com eventos de teatro infantil e contos. É uma programação e tanto!

Com a reabertura gradual do comércio em tempos de pandemia, incentivar a ida às livrarias e bibliotecas é ótimo, e estimular o hábito da leitura é melhor ainda. Mas é preciso manter o distanciamento social, usar máscara e manter as mãos higienizadas. Combinado?

7. Leitura em voz alta

Muitas vezes, ler em voz alta faz com que captemos melhor a mensagem que estamos lendo. Um caminho é incentivar a criança a ler dessa forma de vez em quando – em momentos propícios, é claro.

Essa prática também ajuda no desenvolvimento linguístico da criança.

8. Ler é divertido!

Sabemos que, para uma criança, os adultos são grandes exemplos, né? Se você tem o hábito de ler livros, busque ler em momentos que ele esteja por perto: ou seja, mostre que ler é divertido!

Vendo o quanto você gosta de ler, a criança pode associar a leitura como algo familiar e prazeroso.

Benefícios de iniciar a leitura infantil cedo

São muitos os benefícios de estimular o hábito da leitura desde cedo. Confira alguns:

Inteligência emocional e empatia: através das histórias, a criança aprende a distinguir sentimentos e se coloca no lugar de outros personagens. Veja 6 livros que ajudam a falar sobre emoções com as crianças.

Criatividade: a leitura permite a criação de novos cenários na imaginação infantil.

Passatempo (ou até mesmo um aliado): os livros ajudam a entreter as crianças em momentos de espera, e podem ser levados para qualquer lugar.

Senso crítico: a criança tende a criar opiniões e questionar algumas histórias e personagens. Perceba, é o senso crítico dela se formando! Se seu filho disser que não gosta de algum personagem, pergunte o porquê, para vê-lo construir seus argumentos. Vale até anotar na ficha de leitura para conferir no futuro se as opiniões continua as mesmas ou mudaram.

Aumento do repertório cultural: cada leitura é um conhecimento e aprendizado novo, mesmo que não seja um livro didático.

Afeto: é muito frequente que os leitores se envolvam emocionalmente com alguma trama que estão lendo.

Redução do estresse. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Sussex, do Reino Unido, a leitura pode reduzir os níveis de estresse em 68%.

Vocabulário: os livros estão repletos de palavras novas e figuras de linguagem diferentes das usadas pela família. Isso amplia o repertório da criança e pode ajudar na escrita.

Leitura infantil para cada idade

Ao longo do desenvolvimento da criança, a capacidade de compreensão vai se ampliando, certo? Sendo assim, existem alguns pontos a serem levados em consideração na hora de escolher um livro para cada idade. Vamos conhecer:

Até 2 anos

Para as crianças menores, estimular os sentidos visuais costuma funcionar bem. Invista em livros com bastante cor e contraste, para prender a atenção do bebê.

Ah, e se possível, explore livros com texturas – capa dura, panos – já que nessa idade a criança tende a usar mais o tato.

3 a 6 anos

Nessa etapa, a criança já começa a desenvolver o seu lado verbal e linguístico como um todo, incluindo a escrita. Por isso, já consegue associar também as informações que absorve com seu cotidiano, ajudando em autorreflexões.

Mas, por ainda se tratar de uma fase de desenvolvimento, é importante que você ajude a criança a ler. Se perceber que ela consegue ler e narrar já sozinha o livro, incentive para que, aos poucos, isso se torne um hábito 😊

6 a 8 anos

Elas estão cada vez mais curiosas! Querem saber como surgiu o mundo, de onde vêm os bebês, como ir à lua, de onde vem a banana, entre outras tantas perguntas. Portanto, é uma idade boa para mostrar os livros como fonte de pesquisa e conhecimento – e não só a Internet!

9 e 10 anos

Na faixa dos 9 e 10 anos, os livros infantis mais complexos começam a fazer sentido. Personagens e enredos são melhor compreendidos e reflexões para além das palavras começam a ser formadas.

Dessa maneira, poemas e literaturas podem ser apresentados já à criança – mas, claro, com uma linguagem acessível e sempre questionando se a criança se interessa pela leitura.

Fonte: Ninhos do Brasil

*A base científica dos conteúdos de Ninhos do Brasil é o Índice de Bem-estar do Brasileirinho (IBB): a maior pesquisa sobre saúde e bem-estar das crianças já feita no país, que considera questões nutricionais, fatores sociais, econômicos e emocionais para olhar de forma integral para a saúde das crianças e seus hábitos alimentares.

- divulgação -

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