Gazeta da Torre
Existem verbos que
parecem ter o mesmo significado, mas quando paramos para analisar, sentimos a
diferença. Por exemplo, já percebeu que ver é diferente de olhar, ou enxergar?
Muitas vezes, vemos, mas não enxergamos. Partimos, no entanto não deixamos.
Dividimos, mas não compartilhamos. Discutimos, mas não debatemos. E por aí vai.
Você pode estar
achando que o texto deste mês é sobre Português. E não deixa de ser, pois o
significado das palavras faz parte da gramática e se chama semântica, que cuida
do sentido das palavras, interpretação de sentenças e enunciados. Entretanto,
vamos deixar essa questão de semântica como um elemento linguístico secundário.
Muito do que acontece
na vida depende do nosso olhar. À medida em que amadurecemos, a compreensão dos
fatos é ampliada e a nossa leitura fica mais aproximada da situação real. Digo
“aproximada” porque, com raras exceções, não impregnamos o cenário, no qual
estamos inseridos, com nossas opiniões, muitas vezes carregadas de conceitos
previamente estabelecidos, julgamentos intempestivos e desarrazoados.
Nesse sentido, na
vida de relação, participamos de situações que requerem tomada de decisão, cuja
consequência exigirá maturidade e, cada vez mais, o bom senso deverá estar
presente. É assim que o crescimento se consolida, compreendendo as diferenças
das palavras, não apenas sob o ponto de vista de significado (semântica), mas
também contextualizando nos aspectos culturais, sociais, econômicos etc., pois
são fatores que ampliam o olhar, através da multidisciplinaridade que envolve
os problemas, desde os mais comuns até os de carácter mais específico.
Diante do exposto,
trazemos a diferença entre instrução e educação, por representar uma análise
tão oportuna quanto importante para cada pessoa. De forma mais objetiva
possível, podemos dizer que a instrução está relacionada ao conhecimento
adquirido; é o instrumento que qualifica o indivíduo na busca de metas,
predominantemente, profissionais. A quantidade de instrução, passando de um
grau a outro de maior nível de complexidade, comprova o tempo dedicado aos
estudos, nas mais variadas áreas da trajetória acadêmica.
Já a Educação é a
ação que transforma a pessoa, de dentro para fora; é a exteriorização da consciência
individual quando se coloca em prática a instrução adquirida. Assim, a Educação
não se limita às paredes físicas das escolas. Pelo contrário, ela pode estar
presente em qualquer ambiente, do doméstico mais simples ao ambiente de mais
formalidade possível. É ela que traduz o compromisso da união entre habilidade
e capacidade, tornando-se uma luz do túnel da consciência humana.
A instrução é
conhecimento. A educação é legado.
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