segunda-feira, 27 de maio de 2013

O grande artista Maciel Melo, o homenageado do São João/2013, é frequentador do Mercado da Madalena

Ao som de muito forró, o prefeito Geraldo Julio detalhou, no dia 22 de maio, a programação do São João do Recife 2013 em coletiva no Arcádia do Paço Alfândega. Este ano, os homenageados da festa serão o cantor e compositor Maciel Melo e o coreógrafo e pesquisador da Cultura Popular Mika Silva.

Maciel Melo
Na entrada de Iguaraci, cidade do sertão pernambucano, a 363 km do Recife, uma placa avisa orgulhosamente: Está é a terra de Maciel Melo. Não são necessários adjetivos, nesta justa homenagem que os conterrâneos prestam ao mais completo compositor de forró em atividade no Nordeste. Maciel Melo não é apenas um cantor e compositor que recriou o forró nos anos 90, é hoje uma referência da música nordestina, cuja estrutura revolucionou a partir do xote Caboclo sonhador, popularizado por Flávio José e Fagner, e pelo próprio autor.

A temática de suas letras é fundamental para a continuidade do forró que teve as bases assentadas por Gonzagão. Em Maciel estão tanto as alegrias e desventuras do amor, o lúdico, a poesia da cantoria de viola, que é o DNA do forró. E por fim, mas não menos importante, o forró de Maciel Melo é feito pra dançar. E por forró entenda-se não um gênero musical, e sim um coletivo que abriga diversos ritmos, do baião ao xenhenhem, xaxado, torrado, arrasta-pé, rojão e por aí vai. Na sua música nada de forró pé-de-serra de ocasião, universitário da moda, moderno produzido em linha de montagem. Este caboclo de Iguaraci faz uma música simplesmente atemporal, como toda grande arte que se preze.
 

O grande artista Maciel Melo é frequentador do nosso Mercado da Madalena, onde se apresentou várias vezes e até já foi homenageado com a entrega da medalha Memorial Luiz Gonzaga.


Maciel Melo no Mercado da Madalena sendo homenageados em 2011,
com a entrega da medalha Memorial Luiz Gonzaga.
De seis a 30 de junho, a cidade entrará no clima junino com cerca de 450 apresentações espalhadas em dez arraiais. O forró também vai correr solto em outros 29 polos tradicionais e 17 comunitários. Na coletiva, o prefeito também lançou o concurso “Eu amo minha rua”, criado para estimular a população a decorar a rua em que mora com adereços juninos.

“A valorização do artista local é muito importante. Nós estamos falando de uma festa democrática, que todo mundo pode participar e isso não pode ser feito sem a essência da nossa cultura. Homenageando Maciel e Mika, nós estamos reconhecendo todos os artistas que temos aqui”, destacou Geraldo.

Fontes: Prefeitura da Cidade do Recife e José Teles, jornalista e escritor

Nenhum comentário:

Postar um comentário