quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

A interessante Barbearia Real da Torre: retrato de um certo modo de vida masculino de cada cliente que reside ou frequenta nosso bairro


Gazeta da Torre

A preocupação com a estética remonta à Grécia Antiga. Diz a história que Apolo (Deus da Música) e Ares (Deus da Guerra) foram os precursores. Foi assim que surgiram os salões de beleza exclusivos para a ala masculina e a profissão de barbeiro. À época, o corte de barbas e bigode era feito com a ponta de lança. Os homens ostentavam  cabelos compridos, muitas vezes falsos, segundo historiadores. Os barbeiros completavam os penteados com falsos cabelos.

A Grécia importou, da Macedônia, o costume de raspar a barba. A barbearia chegou à Roma em 296 a.C e logo se tornou popular. Naquele tempo, a primeira barba feita de um jovem era considerada um ritual de passagem. Nas antigas culturas, quem pegasse na barba ou cabelo de um homem era severamente punido, sinônimo de atentado à honra.

Historicamente, as barbearias sempre foram consideradas um lugar de encontros sociais. A partir do século XIX surgiu a figura feminina nos salões de barbeiros, tanto no exercício da profissão, quanto na clientela. O auge das barbearias no Brasil ocorreu na década de 40, ocasião em que a barbearia se resumia a um espaço contendo uma cadeira, da Ferrante, feita de ferro fundido, bacia com água, pincel, loção, espuma, talco, tesoura e navalha. O profissional barbeiro era o sujeito da ação.

Já em meados de 1992, o bairro da Torre recebeu França Abdias, barbeiro, vindo da cidade de Nazaré da Mata e sobrevivente do auge das barbearias. A Barbearia Real, como foi batizada, fica na Rua Real da Torre, 1069-A, próximo à Papelaria Boa Vista. “Na época, vi Recife como um lugar para se ganhar dinheiro e criar minha família”, argumenta França. E que família. O barbeiro é pai de um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove filhos. Não é à toa que a barbearia sempre funcionou todos os dias, inclusive aos sábados e domingos.

França e sua cadeira da Ferrante
França aprendeu sua profissão, ainda adolescente, com seu pai Abdias Francelino, que possuía uma barbearia em Nazaré da Mata. Alguns anos depois de sua maioridade, partiu para Recife em busca de novos horizontes.

Ainda hoje, a Barbearia Real segue o perfil das tradicionais barbearias. Talco, navalha, loção e até a cadeira da Ferrante.

Na barbearia de França o atendimento é voltado exclusivamente para homens. “Nunca quis cortar cabelo de mulher. É complicado. Mulher é muito exigente e gasta muito tempo. Tem que fazer curso. Não quero mais preocupação na minha cabeça, já basta minha mulher”, explica ele.

Em sua barbearia o atendimento vai de crianças a idosos. Na sua longa estrada de atendimentos, situações engraçadas é que não faltam. Como conta França: “Certo dia, quando eu estava cortando o cabelo de um cliente, ele começou a virar os olhos. Parei de cortar, olhei para os olhos dele e gritei para os clientes que aguardavam a vez: - “Esse cara vai morrer, me ajudem! Trouxeram água e, aos poucos, ele foi tornando. Quase morri de susto. Já pensou, uma pessoa morrer em plena cadeira da minha barbearia”.

Pelos seus relatos, a diversidade de acontecimentos e também de seus clientes é bastante representativa. Por sua clientela, cruzam homens depressivos, curiosos, autoritários, machistas, traídos, sofridos, felizes, tristes e até com cabelos implantados. Velha e nova geração se misturam em um único espaço onde o passado aconselha o presente.

Mais do que um lugar para cortar o cabelo e aparar a barba, a Barbearia Real é o retrato de um certo modo de vida masculino de cada cliente que reside ou frequenta nossos bairros da Torre e da Madalena. Onde o cliente confidencia segredos, medos e sonhos ao barbeiro. Na barbearia, o diálogo que se estabelece coloca em contato distintas experiências sociais e individuais, antigas e contemporâneas, sobre uma simples cadeira Ferrante. No mundo em que atualmente vivemos, no qual a comunicação pessoal é cada vez aniquilada pela virtual, isso não tem preço.

terça-feira, 25 de dezembro de 2018

É NATAL...TEMPO DE AGRADECER E RENASCER!

Gazeta da Torre
Agradecer as alegrias, trabalho, ganhos, oportunidades e conquistas, assim como as tristezas, perdas, decepções e dissabores, que certamente nos ensinam, nos apontam caminhos diferentes, novos horizontes e nos fazem evoluir.

Tempo de nos conectarmos com os familiares, amigos e o UNIVERSO e mobilizarmos todas as energias positivas para a renovação da nossa vida, da sociedade e do planeta.
Tempo de olhar para trás apenas para aprender, levar a bagagem boa, o que nos faz FLORESCER no amor para construirmos um Ano Novo melhor e mais próspero.

Tempo, acima de tudo, de relembrar o nascimento de Cristo, que vem nos convidar para voltar a acreditar e refazer projetos e sonhos, muitas vezes adormecidos pelas dificuldades diárias.

Que as luzes do Natal acendam, em nossos corações, a Esperança de dias melhores, novas conquistas, muita prosperidade, saúde e paz.

Enfim, que possamos dar as mãos e nos empenharmos na construção de um mundo mais justo e fraterno, onde todos tenham oportunidades dignas e humanas. Que os 365 dias, que se anunciam, nos tragam 365 oportunidades para sermos mais felizes!

Enfim, deixo para os leitores do Gazeta da Torre, essa eternamente linda mensagem de um autor desconhecido:

Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias,
a que se deu o nome de ano,
foi um indivíduo genial.
Industrializou a esperança
fazendo-a funcionar no limite da exaustão.

Doze meses dão para qualquer ser humano
se cansar e entregar os pontos.
Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez
com outro número e outra vontade de acreditar
que daqui pra adiante vai ser diferente

Para você,
desejo o sonho realizado.
O amor esperado.
A esperança renovada.

Para você,
desejo todas as cores desta vida.
Todas as alegrias que puder sorrir.
Todas as músicas que puder emocionar.

Para você neste novo ano,
desejo que os amigos sejam mais cúmplices,
que sua família esteja mais unida,
que sua vida seja mais bem vivida.

Gostaria de lhe
desejar tantas coisas
mas nada seria suficiente…

Então, desejo apenas que você tenha muitos desejos.
Desejos grandes e que eles possam te mover a cada minuto, rumo a sua felicidade!

FELIZ NATAL! FELIZ E PRÓSPERO ANO NOVO!

domingo, 23 de dezembro de 2018

ESPETÁCULOS NATALINOS: O Baile do Menino Deus e o Natal para Sempre

Gazeta da Torre
Fonte: Prefeitura da Cidade do Recife



35 Anos de História e 15 Anos de Baile no Marco Zero

Tradição que já ocupa o Marco Zero há 15 anos, o Baile do Menino Deus celebrará o Natal e a cultura popular nordestina, entre os próximos dias 23, 24 e 25, às 20h, num grandioso espetáculo aberto ao público, visto por mais de 70 mil pessoas a cada ano.

Com direção do escritor Ronaldo Correia de Brito, o Baile trará cenários, músicas e coreografias inéditas nesta 15ª edição, além de novos intérpretes, para contar a história do nascimento de Jesus, a partir da narração de personagens da cultura popular nordestina, tendo como cenário algumas das mais caras e enraizadas manifestações culturais da região, como o reisado, a lapinha, o pastoril, cavalo marinho, chegança, boi de reis e muitas outras.

O Baile do Menino Deus é uma realização da Relicário Produções, da produtora Carla Valença, e a temporada 2018 tem como patrocinadores o Ministério da Cultura, Rede/Grupo Itaú, Governo de Pernambuco, Aché Laboratórios, Tramontina, STN Nordeste, InBetta e Ferreira Costa, além da Prefeitura do Recife. A montagem conta com apoio de uma emissora de televisão.

Outro espetáculo que entra em cartaz no fim de semana é o Natal para Sempre, realização da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer. Encenado nos dias 23 e 25 de dezembro, às 19h, no Parque Santana, Zona Norte da cidade, o musical conta a história de uma menina, que encontra um livro mágico, de onde saem bailarinas, Pinóquio, Peter Pan, João Pé de Feijão, Lobo Mau e muitos outros personagens da carochinha, que ganham vida no Natal. Esta edição contará com a participação especial do ator mirim Igor Jansen, da novela As Aventuras de Poliana. O espetáculo é gratuito. 

Serão arrecadados alimentos não perecíveis, para serem doados a instituições de caridade e também às comunidades do entorno do parque.


Mais informações:

sábado, 22 de dezembro de 2018

Um LIVRO de presente - Ele representa muito mais do que um simples elemento retrô

Gazeta da Torre

Fim de ano é época de confraternização, dar presentes, estar com quem nos agrada. Também é momento de dar vazão à sensibilidade com ações solidárias, expressões de afeto, exemplos de valores morais e exercício de gratidão. E, nesse sentido, não poderia faltar a ajuda que podemos ofertar através do conhecimento.

Vivemos num tempo em que o saber é ferramenta ou, mais do que isso, agente indispensável à tomada de decisão. A informação gera poder e faz diferença em todos os aspectos, pois está relacionada a esclarecimento, cultura, percepção, conteúdo e conhecimento.

Não poucas vezes, vemos a internet e todas as demais fontes de recursos digitais substituírem o papel. Nada contra o avanço tecnológico, que é, de fato, necessário. Também é prudente constatar que, em se tratando de questões ambientais, o menor consumo de papel poupará a Natureza, sob o ponto de vista de extração de celulose.

No entanto, é com bastante preocupação que hoje nos deparamos com uma ameaça de extinção que afeta, diretamente, a Educação: o livro impresso está desaparecendo, lamentavelmente.

Até parece um paradoxo. Enquanto a tecnologia ajuda o homem a solucionar problemas de grande complexidade, com vistas a um futuro melhor, alguns valores estão sendo perdidos ou relegados no presente. Não defendo, sob hipótese alguma, o livro como um item digno de museu. Nada seria mais medíocre, injusto e mesquinho, do que associar ao livro apenas o caráter de importância histórica. O livro é muito mais do que isso!

O cenário atual é deveras preocupante e – por que não dizer? – intrigante. Livrarias estão fechando. Vivemos uma crise cruel no mercado de livros. Isso não quer dizer apenas que a situação de pequenas e médias editoras está difícil. Por trás desse caos, com efeito cascata na economia, resultando em desemprego e encolhimento de empresas, existe um outro impacto não menos importante: o desaparecimento do livro pode reduzir o acesso à Educação, diante de restrições ao uso de recursos tecnológicos em muitas instituições de ensino no nosso país.

Que possamos alcançar a importância do livro impresso, não apenas para os autores, editoras ou livrarias. Ele representa muito mais do que um simples elemento retrô, pois ultrapassa limites geográficos, culturais, sociais e intelectuais.

Além dessa provocação de reflexão, fica a dica: dê um livro impresso de presente! Valorize-o! Pense nisso!

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Quer emagrecer? O segredo está no seu cérebro

Gazeta da Torre
Idalina Assunção, Psicóloga (CRP 4270) - Método SUPERA, Unidade Madalena



O verão está chegando

Quando chega esta época do ano, muita gente adota uma dieta mais saudável para entrar na roupa de banho. Porém, nem sempre a rotina animada dos primeiros dias é seguida até o fim. O segredo está no seu cérebro. O simples fato de ter consciência de que você pode treinar seu cérebro para atingir seus objetivos já é um passo importante. Por isso, além de motivação, é preciso ter atitude.

Exercitando seu cérebro, você é capaz de mudar hábitos.

Baseado em conceitos da neurociência: “O hábito é formado por uma recompensa ou uma punição. Quanto mais rápida for a resposta de uma atitude, mais fácil é fazer com que ela vire um hábito. Porém, o cérebro prefere recompensas a curto prazo. Quando fazemos uma dieta para entrar em forma, a recompensa está mais longe e comer traz benefício imediato. Por isso é tão difícil para tanta gente fazer dieta”.

Para driblar o comodismo, existe uma técnica que se tornou famosa no livro “O Poder do Hábito”, de Charles Duhigg, que consiste em repetir o mesmo comportamento por 21 dias. Em síntese, o hábito é formado a partir de 3 elementos: a deixa, a rotina e a recompensa.

A deixa pode ser um horário do dia, uma palavra, um lembrete no celular. “Um estímulo que manda seu cérebro entrar em modo automático, e indica qual hábito ele deve usar”, escreve o autor.

A rotina é a repetição quase idêntica do comportamento, um ato mental ou emocional. Ela pode ser constituída de elementos simples, como escovar os dentes, ou complexas, com dirigir, falar em público.

A recompensa é um elemento que permite ao cérebro associar à deixa e à rotina um aspecto positivo, agradável, interessante. É ela que vai incentivar seu cérebro a continuar repetindo esse ciclo.

A motivação no cérebro

Quando você está motivado, o cérebro identifica oportunidades e, a partir disso, os circuitos cerebrais detectam, no ambiente, condições necessárias para suas realizações. Nesse momento, o poder de foco da atenção no que se está fazendo e na meta a ser conquistada é o grande diferencial. 

A gratificação no emagrecimento varia de acordo com a pessoa: pode ser por questões de saúde ou simplesmente para usar aquela calça que há anos estava apertada, mas o fato é que pensar nela libera dopamina, neurotransmissor responsável pelo prazer.

A ativação da dopamina afeta diretamente o comportamento. Ter níveis oscilantes do hormônio é saudável para regular a motivação, fazendo com que as pessoas persistam no que é positivo.

Alimentos que emagrecem e ajudam a manter o foco no cérebro

Estudos revelam ainda que alguns alimentos ajudam a manter o foco na meta. As oleaginosas (castanhas, amêndoas e amendoim), que são fonte de “gordura do bem” além de Carnes vermelhas e folhas verdes. Esses alimentos são ricos em ferro, que tem como principal função carregar o oxigênio para os tecidos, inclusive para o cérebro. Quando os níveis de ferro diminuem, o organismo fica com pouco oxigênio disponível, resultando em concentração, atenção e foco reduzidos.

Até mesmo o café, se consumido moderadamente, tem ação estimulante. Alimentos que possuem cafeína na composição – exemplo também do chá verde e o chocolate amargo – possuem efeito estimulante, que ajuda a melhorar a concentração.

gema de ovo também deve ser incluída na dieta! O motivo é a colina, substância que ajuda na reconstrução das células do cérebro, ou seja, ajuda a reparar e construir mais neurônios.  A colina também é utilizada na síntese da acetilcolina, neurotransmissor que auxilia na concentração.

Você sabia que:

O cérebro não tem receptores de dor. É por isso que neurocirurgias podem ser feitas enquanto o paciente está acordado.

Resposta do desafio de Novembro:

Quem é que nasce no rio, vive no rio, mas não está sempre molhado?

Resposta: O carioca

Desafio de Dezembro:

Nunca para frente, sempre para trás, para crianças sou muito devagar, para adultos fui rápido demais. O que sou? Resposta na próxima edição.

Serviço: Método Supera - Ginástica para o Cérebro
Responsável Técnica: Idalina Assunção (Psicóloga, CRP 02-4270)
Unidade Madalena
Rua Real da Torre, 1036. Madalena, Recife.
Telefone: (81) 3236-2907
Unidade Boa Viagem
Telefone: (81) 3033-1695

terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Edição DEZEMBRO 2018

Gazeta da Torre
*Formato específico para visualização 
em celular e tablet



segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Cuidado com as contas do fim de um ano e o começo do outro

Gazeta da Torre

O fim do ano e o começo de outro trazem algumas despesas que devemos ter bastante cuidado. O ideal é terminarmos o ano da melhor forma possível, para começarmos o ano seguinte de maneira menos pesada, mais tranqüila. Para quem tem dívidas, aproveitar o 13º para quitá-las ou reduzi-las é uma alternativa interessante. Já para os que não têm, vale fazer ou aumentar a reserva.

Um dos pontos cruciais e que devemos estar atentos é o cartão de crédito. Esse é um dos grandes vilões no orçamento de muitas pessoas, fazendo com que o ano comece com o orçamento bem engessado, não só com as compras do rotativo, mas também as parceladas. E estas podem pesar logo em janeiro, mês que costuma vir com outras despesas que deixam o orçamento mais robusto.

Por falar em cartão de crédito, lembre-se: pague sempre o valor total da fatura! Descarte a possibilidade de pagar o mínimo ou parcial, porque os juros do cartão de crédito estão entre os mais altos do mercado. Se você não está com o valor para efetuar esse pagamento, avalie pegar um empréstimo pessoal ou consignado, que tem juros mais baixos. Dessa maneira, a dívida vai lhe custar menos. Antes de tudo, use o cartão de crédito de forma inteligente, de maneira que você saiba que não vai sobrecarregar o seu mês.

Se você gastar demais, é bem possível que tenha um amigo que está ali, à disposição na hora que você precisar. Esse “grande amigo” se chama Cheque Especial. É um dinheiro fácil, de simples acesso, mas custa muito caro. É um irmão do cartão de crédito. Para não se enrolar, é necessário que você tenha em mente que o valor do cheque especial é para uso rápido. Você vai precisar, vai utilizar e repor rapidamente. Agora, se passa de um mês, dois ou três, não tem nada de especial, se trata de um empréstimo. Use o cheque especial de forma inteligente para não se enrolar. Não faça dele uma lama que você enfia o pé.

O fim do ano é a época em que a maioria ganha 13º salário, eventuais bônus e gratificações de empresas e as pessoas estão mais propensas ao consumo, devido a todo o clima que é criado nessa época do ano. É o período em que as lojas lançam novidades, coleções novas e os gênios do marketing traduzem tudo isso de forma espetacular, facilmente nos fisgando pelas propagandas. Então, tenha freio e reflita. Toda essa cautela é essencial para começar o ano de forma tranquila.

Antecipe-se! Faça uma projeção das suas despesas de fim de ano e do começo do ano seguinte. Visualize bem, seja IPTU, IPVA, matrícula escolar, material escolar, viagem de férias ou até mesmo algum passeio no mês de janeiro. O ideal é se planejar e não colocar o “carro na frente dos bois”. Só consuma aquilo que realmente precisa e está dentro do seu orçamento!

Até a próxima!!

Leandro Trajano

Siga-me no Instagram  

domingo, 16 de dezembro de 2018

FEIJOBINGO Santa Luzia

Gazeta da Torre
Uma BELA e SAUDÁVEL festa

quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Looks para festas de fim de ano!

Gazeta da Torre


Já estamos no mês de dezembro e, junto com o final de ano, seguem festas e encontros para comemorar com muito estilo a época da luz!

Hoje trago para vocês, leitores do jornal Gazeta da Torre, três opções de looks e inspirações para cada ocasião especial.

Dicas da especialista:

1) Natal: O tom pastel – ou Candy Color

Uma das tendências do momento são as cores clarinhas e delicadas. Pode ser azul, rosa, lavanda, verde-água ou até mesmo uma junção de várias cores no mesmo tom pastel.

Fica a dica: O tom pastel é mais chique combinado com o branco. Aposte em vestidos, curtos ou longos, pantacourt, macaquinhos, babados e plissados. Por fim, looks confortáveis para comemorar junto com sua família.

2) Fim de ano: Look Praia

Se o seu destino é praia, nada poderia ficar mais simples. A natureza pede roupas leves e práticas, saias, vestidos, top cropped, body, shorts, decotes ombro a ombro e rasteirinhas. Lembrando que as peças de crochê, transparência e acessórios mais leves dão aquele toque especial ao look.


3) Fim de ano: looks para o Réveillon
É tempo de brilhar! O metalizado está em alta e ainda é uma boa pedida para as festas de fim de ano. Entre as opções, estão vestidos, saias mide, top croopped, calça e body.

Fica a dica: o brilho metalizado tende ampliar, portanto, deixe-o em região que queira valorizar.


Gostaram das dicas? Agora é só arrasar nas festas de final de ano! O ponto chave é com vocês: Animação e boas vibrações!

O Natal dos sonhos é aquele que você realiza no espírito, sente no coração e partilha na solidariedade! Feliz Natal e um Ano Novo cheio de realizações.

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

ARQUITETURA E AMBIENTES EM HARMONIA

Gazeta da Torre

domingo, 9 de dezembro de 2018

Bar Costela do Matuto (bairro Madalena) - Registro 08122018

Gazeta da Torre
Nosso amigo Monteiro e Henrique Pressão (Serra Talhada)
Registro do nosso amigo, Capitão Monteiro, apoiando apresentação de Henrique Pressão  (Serra Talhada) no animado Bar Costela do Matuto, bairro Madalena.


quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Recife recebe Seminário Internacional de Turismo Criativo, nos dias 7 e 8 de dezembro

Gazeta da Torre
Fonte: Prefeitura da Cidade do Recife


Além de ouvir, debater sobre o tema e conhecer o Plano de Turismo Criativo do Recife, participantes vivenciarão experiências criativas

A cidade do Recife terá dois dias inteiros para trocar experiências, aprofundar debate e imergir no melhor da vivência turística e criativa local. Além disso, o grupo que se inscrever conhecerá, em primeira mão, o Plano de Turismo Criativo do Recife, documento pioneiro do Nordeste. O Seminário Internacional de Turismo Criativo é promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, em parceria com o Sebrae, e acontece na próxima sexta-feira (7) e sábado (8), no auditório do Museu Cais do Sertão, no Recife Antigo.

Greg Richards fará a primeira palestra internacional do evento. Ele é o pesquisador que definiu o tema e sua aplicabilidade. Caroline Couret, que é a diretora da Rede Internacional de Turismo Criativo, que possui intervenções em destinos famosos, como Ibiza, também ministrará palestra. Além deles, o evento contará com profissionais da Argentina, Espanha, Portugal e Brasil apresentando experiências bem sucedidas, através de painéis, com o objetivo de proporcionar uma rica troca de conhecimento aos participantes. Esta é uma experiência única na cidade, em que também serão oferecidas oficinas com grandes profissionais, em que os participantes vão aprender vivenciando as práticas.

O público ainda poderá participar de atividades de turismo criativo que já existem no Recife. Serão disponibilizadas três vivências diferentes. O Bike Tour temático Recife dos Carnavais, passeio operado pela La Ursa Tours com as bicicletas do sistema Bike PE, será um roteiro que passa pelos pontos de referência ao carnaval de rua. O Tour Cervejeiro: Um Brinde a Nassau, misto de história e gastronomia com muita cerveja e criatividade, navegará pelos rios recifenses. E acontecerá também, um passeio a pé pela encantadora comunidade da Ilha Deus, localizada no meio do maior manguezal urbano do país. Na oportunidade, os visitantes chegarão à comunidade à bordo de um catamarã, cortando os rios Jordão e Pina, finalizando com um saborosa mariscada feita pela Negra Linda, moradora da comunidade. Essas atividades são pagas e as informações estão disponibilizadas no site http://turismocriativo.visit.recife.br .

Por fim, será apresentado o Plano de Turismo Criativo do Recife. Projeto que foi construído com a colaboração de técnicos de turismo do poder municipal, das faculdades de turismo da cidade, do Sebrae, empreendedores da área e sociedade civil. A redação final do plano direciona as ações para a implementação, de maneira mais eficaz, do turismo criativo na cidade.

O evento começa às 8h do dia 7 de dezembro, com o credenciamento, e encerra às 20h30 do dia 8 de dezembro. Ao fim do evento, os participantes poderão interagir e curtir ao som do DJ Mozão e sua Eletro Bike. O Seminário Internacional de Turismo Criativo é aberto ao público mas, para participar, é necessário se inscrever pelo site: http://turismocriativo.visit.recife.br.

Confira a programação completa:

07/12 (sexta)

8h – Credenciamento

9h – Boas vindas pelo Grupo de Trabalho de Turismo Criativo do Recife

9h30 – Palestra de abertura: "Panorama do turismo criativo no mundo" - Greg Richards (HOL)

10h30 – Painel “Os impactos do turismo criativo sobre os mercados turísticos locais”. Pedro Pimpão (POR) e Caroline Couret (ESP). Mediação: Marina Simião (BRA)

11h30 – Debate

12h – Intervalo

14h – Oficinas Temáticas:

Turismo criativo como estratégia de marketing - Caroline Couret (ESP)

Como usar o Tango para construir uma narrativa turística criativa de Buenos Aires - Gisele Teixeira (ARG)

Formatação de produtos de turismo criativo em pequenas cidades - Marina Simião (BRA)

Como encontrar soluções criativas para o turismo através do design - Flank Bekemball (BRA)

18h – Festinha Eletrobike + Polo Cervejeiro

20h – Encerramento 1º dia

08/12 (sábado)

09h – Vivências Criativas no Recife. *Orientações sobre os produtos oferecidos.

Recife dos Carnavais – ciclotour pelos pontos de referência ao carnaval de rua do Recife.

Ilha Tour – passeio pela Ilha de Deus, com direito à dança e oficina de gastronomia com Negralinda.

Um Brinde a Nassau - tour pela história cervejeira de Pernambuco, onde a mesma sensação não passa duas vezes no mesmo copo.

12h30 – Encerramento das Vivências

14h – Painel de Experiências. Mediação: João Paulo (BRA)

Tem São João o ano inteiro - Virgulima de Campina (BRA)

As diversas facetas do Tango - Gisele Teixeira (ARG)

Experiências cervejeiras no Recife – Alfredo Sabocinski (BRA)

16h – Café com prosa

16h30 – Case RECRIA - Inovação social e desenvolvimento turístico - Larissa Almeida (BRA)

17h00 – Turismo criativo: experiência Brasília - Nicoli Facuri (BRA)

17h30 – Lançamento do Plano de Turismo Criativo do Recife - Karina Zapata (BRA) e Priscilla Marques (BRA)

18h00 – Debate

18h30 – Celebração festiva / Cortejo brincante da Bomba do Hemetério

20h30 – Encerramento do Seminário

Link para inscrição:  

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

35ª FESTA de SANTA LUZIA na Torre

Gazeta da Torre
Uma BELA e SAUDÁVEL FESTA religiosa





domingo, 2 de dezembro de 2018

CHEGANDO O FINAL DE ANO, CHEGAM TAMBÉM AS FESTAS DE CONFRATERNIZAÇÃO NA TORRE E MADALENA

Gazeta da Torre - Izabel Carvalho - Socióloga e designer de Moda


Izabel Carvalho
Socióloga
Chegando o final de ano, chegam também as festas de confraternização. Ter a conduta adequada nessas ocasiões é muito importante. Não que seja menos importante portar-se bem entre amigos e parentes, mas no ambiente coorporativo o resultado dos excessos pode prejudicar uma carreira. 

É nesse momento de relaxamento - onde as pessoas mostram quem realmente são - que um chefe pode, por exemplo, confirmar a impressão que tem de um funcionário que ele pretende promover. Qualquer falha no comportamento pode manchar a imagem pessoal e a da empresa.

A etiqueta social não é uma “frescura” como muitos pensam. Ela é necessária para o bom convívio em sociedade, para impor limites. Não importa o lugar ou a situação, o comportamento deve ser sempre pautado pelo respeito e pela boa educação.

O conceito de etiqueta está intimamente ligado à cortesia e à prática de boas maneiras. Não existem regras rígidas, mas está ligada à tradição de cada sociedade. Mesmo o homem da pré-história já havia aprendido a cooperar e se organizar socialmente, até como forma de garantir sua sobrevivência.

Mas, foi na França que surgiram as normas de etiqueta como forma de padronizar o comportamento de um grupo social. Nessa época, eram distribuídos aos nobres “etiquettes” fixados nos convites, contendo as instruções de como se portar, o lugar a ser ocupado na mesa, entre outras.

Bom mesmo é pensar em etiqueta como uma extensão da ética, como normas de comportamento de respeito ao outro, mais do que os cerimoniais e a forma correta de segurar talheres etc. Mais importante é ser gentil com os caixas de supermercado, evitar uso de celular em ambientes fechados, ceder a vez a uma senhora na fila, não exibir-se, corresponder a um favor recebido, retornar uma ligação e um e-mail, não ocupar duas vagas de estacionamento, nunca esquecer de dizer “bom dia”, “por favor” e “muito obrigado”. Saber impor-se sem grosseria.

Entretanto, é importante entender que a festa de confraternização é uma continuação da rotina da empresa e as pessoas precisam ter isso muito claro. Melhor comportar-se bem para não se preocupar com o “day after” (a ressaca moral, que é pior que a ressaca da bebida).

Nesses eventos, não costumam permitir que se leve parentes e/ou amigos; então é melhor evitar constrangimentos.

Apresentar-se com um visual alegre, valorizando o estilo de cada um, mas que seja também adequado na cor, comprimento, transparência etc. Denota extremo mau gosto usar roupas inadequadas, mesmo que aquele colega maravilhoso, paquerado o ano inteiro, for presença confirmada. Ter cuidado com os palavrões e comentários, lembrar-se que todos os chefes, diretores e colegas também estarão por lá.

É recomendado que, quanto mais alto for o cargo do executivo, menos tempo essa pessoa permaneça nessa confraternização. Isso porque sua presença tende a inibir os funcionários menos graduados.

Os presentes de “amigo secreto” devem ser escolhidos com critério, levando-se em conta o poder aquisitivo do presenteado para não gerar constrangimento. O que for sorteado com o nome do chefe deve escolher algo que obedeça à faixa de preço estipulada para os presentes dos demais funcionários.

Não atrasar, porque pode deixar os organizadores ansiosos e é sinal de pouco caso. Pior ainda se o atrasado for o chefe da equipe. Ter discrição na hora de comer e esperar as pessoas hierarquicamente superiores servirem-se antes. Beber com moderação!

Ser agradável e procurar falar de amenidades. Falar mal de chefes e colegas, bem como criticar a organização nessa circunstância, é expressamente proibido. Evitar contar estórias catastróficas e ficar falando de doenças, pois em dias de festa as pessoas procuram alegria e diversão.

As confraternizações são sempre uma ótima oportunidade para você melhorar seu network. Não deixe escapar essa chance, comportando-se como se estivesse na última festa da sua vida. Não esqueça: mesmo sendo dia de festa, é uma extensão do ambiente de trabalho!

São apenas algumas dicas porque a dica mais importante é ter bom gosto e bom senso. Em qualquer situação, uma pessoa inconveniente torna sempre o ambiente desagradável. Não queira ser lembrado(a) por isso.


Mercado da Madalena - Bar do Jairo

Gazeta da Torre
Registro 01122018 
Bar do Jairo 
Amigos do Lucena