sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Tempos modernos e longevidade: Há vida após 50, 60...

Gazeta da Torre
Por esses dias, tive o prazer de me deparar com o Blog 60+. Confesso que o blog  prendeu muito a atenção, pela afinidade que tive com a sua abordagem e visão de mundo. Em 2017, escrevi uma série de matérias direcionadas às novas Mulheres de 30, Mulheres de 40, de 50 em diante, para o Jornal Gazeta da Torre e, revisando agora, percebi que já falava sobre o valor de se ter propósitos, encontrar sentido para a vida em qualquer idade. Tal assunto está bem em evidência hoje na vida pessoal e organizacional.

Viver bem não está condicionado a anos, mas ao quanto se é apaixonado pela vida, ao quanto se mantém ativo, ao quanto se cuida e se ama.

As pessoas saudáveis e ativas de hoje podem ter uma aparência e cabeça de 10 anos a menos! Os estudos comprovam que podemos ir muito mais além, se nos aceitarmos, cuidarmos do corpo, da mente e do espírito, buscarmos o que nos faz bem, sem nos limitarmos ou alienarmos por ditames das sociedades que cultuam a beleza e a juventude, como se fossem atributos eternos.

Os empresários de visão e de sucesso já percebem nesse público uma oportunidade de desenvolver grandes negócios. Há muitas pessoas nessa faixa de idade que estão plenamente aptas e com muita disposição! Curtem viagens, passeios, esportes, estudam, trabalham, escrevem, se envolvem com trabalhos voluntários e muito mais.

Para se ter uma ideia de que ninguém limita ninguém – somos nós quem nos limitamos – fiquei encantada com a história de Yoko Ishikura, professora emeritus de estratégia empresarial internacional na Hitotsubashi University, em Tóquio, e consultora do Fórum Econômico Mundial. Ela tem 70 anos e estimula as pessoas a aprender, produzir e voar alto. “Aos 70 anos, Yoko participa ativamente de uma das discussões mais importantes do nosso tempo: a construção da sociedade 5.0, uma iniciativa do governo japonês, em parceria com empresários, que pretende desenvolver uma “sociedade superinteligente” que coloca o ser humano no centro da transformação tecnológica.” A intenção é fazer com que os sistemas inteligentes se aliem aos seres humanos para resolver questões como envelhecimento humano, desastres naturais e muitos outros assuntos importantes e vitais.

Considero uma verdadeira inspiração conhecer histórias assim, que apenas mostram e provam os porquês das pessoas mais longevas viverem no Oriente...
Quem sabe o Ocidente, cada vez mais enlouquecidamente materialista e robotizado, possa aprender e viver mais e melhor ao introjetar algumas lições nesse sentido?

Com prazer, finalizo nosso papo mensal presenteando os queridos leitores, “de todas as idades”, com o Manifesto 60+ do Blog de mesmo nome, pois felizes aqueles que vivem o hoje, preparando-se para chegarem aos 60+ com saúde, qualidade de vida, muitos propósitos e alegria!

MANIFESTO 60+
A vida não tem hora, pura verdade,
Tem só vontade de acontecer,
Sessenta mais, celebre a idade
E a vontade dentro de você.

Quem acredita na longevidade,
Não vê na vida limitação
Vive a tal felicidade
E a capacidade de reinvenção.

Não se trata da data de nascimento
E nem das marcas na sua mão.
O que importa aqui é seu pensamento.

É sobre voar com pés no chão
Sem ligar para os caprichos do tempo
É sobre ser leve, ser inspiração!

Ótimos insights e abraço fraterno,
  
Vera Silva – Desenvolvimento Humano e Organizacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário