quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

CELULITE: UM MAL QUE ATINGE AS MULHERES

A celulite chega a atingir 80% das mulheres com mais de 35 anos de idade. Em diferentes estágios, ela está presente em praticamente todo o universo do proclamado sexo frágil, sendo bastante rara em homens.

O que conhecemos como celulite, do ponto de vista científico, é denominada Lipodistrojia Ginóide. Trata-se de uma alteração que ocorre no tecido gorduroso, e se chama ginóide porque é freqüente entre mulheres. Consiste na aparência de aspecto ondulado da pele, que pode, dependendo do grau, apresentar depressões. A celulite é uma inflamação do espaço ao redor das células adiposas. A celulite não diz respeito a um processo de aumento de gordura, embora esteja muito relacionada à obesidade. Ela aparece entre pessoas de peso normal e até mesmo entre as que estão abaixo do peso.

A respeito da incidência deste mal, as mulheres brancas estão mais suscetíveis à celulite do que as negras, e que, embora não haja relação comprovada com a condição sócio-econômica, há uma relação clara com o tipo de alimentação. Uma alimentação equilibrada e atividade física regular tem uma influência de até 70% no resultado dos tratamentos.
Quanto às causas da celulite, elas são várias e associadas. O que leva à celulite é uma alteração com características hereditárias, ou seja, existe uma predisposição genética associada ao próprio hormônio feminino, que se soma a um problema de alteração circulatória local, também relacionado a uma diminuição da drenagem linfática natural. A soma destes fatores, resulta no aparecimento desta aparência da pele, que chamamos de celulite, comum nas coxas, nádegas e abdômen.

Em especial, relaciona-se a celulite dos hormônios femininos, pois se observa que ela se desenvolve durante os períodos de mudança hormonal, tais como a puberdade, a menopausa, síndrome pré-menstrual, a gravidez e durante o início do uso da pílula. Os hormônios comandam mudanças na circulação sanguínea, na drenagem linfática, na gordura e no tecido conjuntivo, o que provoca a formação da celulite. Também se atribui a celulite ao aumento de peso, má nutrição, quantidade insuficiente de água ingerida e sedentarismo, que se não são causas do mal, provocam a sua piora como passar dos anos. A idade é acompanhada de perda de Consistência e tonalidade do tecido conjuntivo, o que torna a celulite mais visível e flácida.

Não adianta ficar lamentando que apareceu uma celulite ou várias no seu corpo, ainda dá tempo de se preparar para o verão. Arregace as mangas e comece a se exercitar, faça uma caminhada, pratique musculação ou Pilates e procure uma clínica séria e comece a fazer algum tratamento para celulite. Os recursos que podem ser usados para melhorar o aspecto da pele e de agir nas várias etapas que causam a celulite são muitos.

A drenagem linfática Manual é excelente pois age no sentido de ativar, limpar, regular e nutrir os tecidos. A aceleração da Drenagem Linfática renova o líquido intersticial, renova a capacidade de autodefesa e autopurificação do corpo humano. Além disso, promove bem estar e relaxamento total. A drenagem linfática é de fato indicada para pré e pós-cirurgia plástica, edemas e no combate à celulite, entre outras indicações.

A endermologia ou endermoterapia é outra técnica muito utilizada no tratamento da celulite, pois ele massageia a pele com movimentos de sucção e rolamento, que promove um aumento da circulação na área.

O Heccus, é um novo aparelho que possibilita terapia combinada de um potente, ultrassom computadorizado, com potência máxima de 54 watts, associado a uma corrente de grande porte – a AUSSIE (australiana). Trata-se de uma técnica não-invasiva, sem efeitos colaterais indesejáveis e que já provou seus ótimos resultados: ativa o sistema linfático, atenua a celulite, melhora a flacidez e a textura da pele, define a musculatura e reduz a gordura localizada.

Mileny Almeida - Fisioterapeuta da Fisio Dermatus
Rua José de Holanda, 472 sala 05 - Torre
Empresarial Center
Fone: (81) 3055.0558

Nenhum comentário:

Postar um comentário