segunda-feira, 23 de setembro de 2019

O bater das asas do beija-flor

Um dia desses, eu estava almoçando e vi um beija-flor, também conhecido como colibri, que é um nome de origem indígena. Mas, independente do nome, fiquei olhando, admirando aquela pequena ave, teve um momento que até parei de almoçar só pra prestar atenção a ele.

Ia pra uma flor, ia pra outra e voltava, se afastava, ia pra mais longe, às vezes demorava um pouco mais pra voltar.

E lá em minhas observações, levei minha atenção para as asas daquela bela ave. Uma pequena ave de cores vibrantes e cintilantes.

Você sabia? As cores resplandecentes não se originam de pigmentos das penas, mas da iridescência. O fenômeno ótico é produzido por estruturas nas penas que refletem a luz em diferentes ângulos e fazem com que as cores mudem de acordo com a posição do observador. E os momentos em que planava no ar e suas asas o sustentava em movimentos muito rápidos, prestei atenção no bater de suas asas que ficavam quase imperceptíveis de tão rápido que batiam.

Realmente, uma maravilha da natureza!

Ufa! Imagino que deve ser cansativo.

E, comparando com nosso dia a dia. O corre pra um lado, corre pra outro, faz uma coisa, faz outra. Damos conta de umas coisas e talvez de outras não.

Como aquela ave tão pequena pode dar conta de tantas flores? Vocês sabiam que os beija-flores batem as asas, aproximadamente, 200 vezes por segundo? E que podem voar para trás?

Pois é! E o ritmo frenético de nossas vidas?

Fazer feira, ir ao banco, enfrentar fila, o trânsito com seus engarrafamentos, muitas mensagens de whatsapp e e-mail para responder, a sensação de perda de tempo, etc. Eu não sei a sua rotina, mas talvez você possa identificar situações que estejam consumindo suas energias.

Nos afazeres do dia a dia, às vezes esquecemos de nossas forças. Isso mesmo! Temos forças e virtudes internas e externas.

Seu pensamento positivo pode ser uma delas, que é aquele olhar diferenciado sobre uma situação difícil que você acredita, piamente, ter uma boa saída, ou seu propósito de vida também pode ser uma grande fonte de forças.

Pensou na resiliência? Aquela capacidade de adaptação em situações que não adianta enfrentar. Agora, falando em resiliência lembrei do beija-flor que vai pra uma flor e depois volta, imagino que busque uma melhor posição para conseguir o néctar.

E a fé é uma de suas forças?

Que legal! Muitas coisas positivas! Você lembrava disso tudo?

Então, recomendo que você busque em sua memória, uma situação em que lhe foi desafiadora, mas você venceu. Apenas um acontecimento é suficiente para lhe reabastecer, reenergizar. Lembre da emoção positiva, se aproprie e apenas desfrute.

Como agentes polinizadores, os beija-flores são importantes disseminadores na preservação da natureza.

E nós o que estamos polinizando? Que exemplos de forças e virtudes damos para nossa família, amigos, colegas de trabalho?

Enfim, olhe-se com amorosidade.

Desejo que você voe pela vida, leve como um beija-flor, polinizando bons exemplos.

Eliane de Holanda
Psicóloga

Fontes:

Edição SETEMBRO 2019

Gazeta da Torre
*Formato específico para visualização
em celular e tablet (só é clicar nas páginas)

sábado, 21 de setembro de 2019

Recife recebe festa de 40 anos da Melissa

Gazeta da Torre
GRATUITO // Evento reúne shows e djs para celebrar os 40 anos da Melissa
A capital pernambucana foi uma das quatro cidades escolhidas para receber o evento que promoverá um dia inteiro atividades e shows gratuitos

Há quatro décadas a Melissa chegava as lojas para encantar e mudar o universo de calçados femininos no Brasil, conquistando não só os pés, mas também os corações de brasileiros e brasileiras. E para comemorar seus 40 anos, a marca promove um evento que passará por 4 cidades do Brasil; São Paulo, Rio, BH e Recife. Na capital pernambucana, a festa acontece no dia 29 de setembro, no Marco Pernambucano da Moda, com entrada e pocket shows (apresentação musical de curta duração) gratuitos.

O evento promete entregar ao marco da moda um cenário de futuro extraordinário, alinhado ao espírito do tempo, mesclando relações mais humanas, colaborativas e locais. Além de estilo, moda, arte e design, o evento vai trazer também, muita música. Um palco, que será montado na rua, vai contar com apresentações de artistas como  Bule, Sofia Freire, Katarina Nápoles, Larissa Lisboa e do grupo Maracatu Baque Mulher, além da festa Odara Ôdesce e dos Djs sets de Iury Andrew, Milena Cinismo, Claudia Aires, Revérse e Vj Mozart.

*Confira a programação do evento:*

12h > 15h DJ Set Claudinha Summer
12h > 15h Troca Troca Melissa Squad
12h > 22h Festival Bon.Bini
15h > 16h Maracatu Baque Mulher da Mestra Joana
16h > 17h DJ Set Coletivo Reverse
17h > 18:30h Lançamento Melissa: Coquetel Molotov [Bule convida Sofia Freire, Larissa Lisboa e Katarina Nápoles]
18:30h > 20:30h Odara Ôdesce
20:30h > 22h DJ Set Iury Andrew B2B Milena Cinismo

Serviço:
Aniversário de 40  anos da Melissa em Recife*
Data: 29 de setembro
Local: Marco Pernambucano da Moda –
Rua da Moeda, 46, Recife Antigo

Gratuito

quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Viveiro do Jardim Botânico do Recife produz mudas para arborização da cidade

Gazeta da Torre
Fonte: Prefeitura da Cidade do Recife


O Recife mantém uma cobertura vegetal importante. São 71,6 km² de área verde que beneficia toda a população com bem-estar, paisagismo, melhorando a qualidade e umidade do ar. As árvores que são plantadas em corredores viários, parques, praças e unidades de conservação da natureza nascem em um verdadeiro berçário de plantas situado no Jardim Botânico do Recife (JBR), equipamento ambiental da Prefeitura do Recife. É do viveiro que surgem as árvores e flores que fazem vibrar as cores da capital pernambucana com o objetivo de suprir a necessidade de mudas para plantios em arborização urbana, paisagismo e recuperação de áreas degradadas, prestando um serviço que beneficia toda a população. Além de funcionar também como local para desenvolvimento de pesquisas e experimentos científicos, tanto na parte de plantas florestais como experimentos de cactos, bromélias, orquídeas e passifloraceaes, as principais coleções científicas do espaço.

Com capacidade de produzir 1,2 mil mudas ao ano, o viveiro é mantido a partir de sementes de espécies nativas de Mata Atlântica coletadas na própria área do JBR ou em expedições organizadas em outras unidades de conservação. Atualmente, as mudas que estão no local são pertencentes a dez famílias botânicas e aproximadamente 29 espécimes, incluindo pau-brasil, ipês, sibipiruna, pau-ferro, pau-de-jangada. 

“Periodicamente fazemos coletas na região metropolitana do Recife, em expedições de coletas em outros municípios do estado e de outros estados também. A ideia é coletar sementes com maior diversidade genética possível, o que torna as mudas produzidas mais adaptáveis e resistentes. Hoje, cerca de 90% das espécies que ocupam o viveiro do JBR são nativas”, explica o engenheiro agrônomo e analista ambiental do Jardim Botânico, Bruno Viana.

Constantemente é realizado todo registro referente à produção e destinação de mudas, seja para suprir a demanda interna de reflorestamento das unidades protegidas, para casos específicos de doação para plantio em escolas públicas/privadas. “Todas as informações, como as solicitações de doações de mudas, ou quaisquer outros tipos de destinações de mudas do viveiro são informatizadas em planilhas digitais, sendo todos os documentos (ofícios, memorandos, declarações) devidamente arquivados no Setor de Administração do Viveiro”, explica o gerente geral do Jardim Botânico, Sérgio Rocha.

A manutenção do viveiro é diária. É levado em consideração o controle de plantas invasoras, sistemas de irrigação, composteiras, trasnplantios, semeadura, preparo de substratos, tutoramento de mudas, entre tantas outras especificidades. Segundo o analista ambiental Bruno Viana, as etapas de produção das mudas iniciam com o processo de recolhimento das sementes de matrizes selecionadas. Em seguida são beneficiadas e semeadas em tubetes na casa de vegetação. Após cerca de 3 meses,  as plântulas são transplantadas para vasos porta-mudas maiores (18 litros) e colocadas dentro das telas de sombreamento a 50% e passam um período de aclimatação. Por fim, são transferidas para áreas dos lotes com sol pleno onde irão atingir 2,20m de altura, quando então estarão aptas a serem plantadas na cidade do Recife.

As mudas do viveiro são destinadas aos pedidos dos moradores do Recife através do programa gratuito Bora Plantar?. Por meio do telefone 156 são feitas as solicitações de plantio de mudas, na qual são analisadas pela equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS) para definição da melhor espécie para cada logradouro. O prazo de plantio após recebimento da solicitação é de 20 dias. “A Prefeitura vem desenvolvendo um trabalho importante de arborização, tornando a nossa cidade mais verde e nossas praças e equipamentos públicos mais agradáveis por meio do plantio de mudas nativas e ornamentais. Contamos com a parceria de toda a população para que essas árvores permaneçam bem cuidadas e preservadas”, destaca o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Neves Filho.

Jardim Botânico do Recife - O equipamento ambiental da Prefeitura do Recife está localizado na Rodovia BR 232, s/n - Curado e funciona de terça a domingo, das 9h às 15h30. Entrada é gratuita.

sexta-feira, 13 de setembro de 2019

SETEMBRO mês da Prevenção ao SUICÍDIO

Gazeta da Torre


Recentemente assisti no YouTube o vídeo "Mídias sociais, como ser feliz quando todos parecem ter a vida perfeita?"
Refleti muito sobre o seu conteúdo e fiz algumas abstrações.

Sejamos protagonistas da nossa vida, do nosso tempo, dos nossos sonhos, objetivos e propósitos.
Que possamos nos sentir bem com aquilo que realmente somos, além das máscaras socias - personas - essas máscaras, que se usa para o mundo ver.
Somos diferentes e é aí que reside a beleza, a variação de nuances, cores e formas.
A variação de pensamentos, visões, habilidades, competências.

Distinguir o que é real e o que é "construído e postado como marketing" nos oferece insights úteis, valiosíssimos.
Significa estarmos despertos!
Não sermos meros expectadores e instrumentos, inclusive, de fazer inflar EGOS.
Sermos seletivos!
Há muito show! e por trás desses shows também há muita depressão, insatisfação e sonhos frustrados.
Fiquem atentos!

A naturalidade e aceitação do que se é, das suas forças e fraquezas, do que deseja alcançar, faz brotar um bem-estar real, calmo, como o fluir das águas de um rio:  Autoconhecimento...

A partir daí tudo faz mais sentido, se adquire uma verdadeira "identidade" e nascem projetos verdadeiramente "pessoais" de vida.

Não devemos nos alienar dos recursos oferecidos pelo mundo contemporâneo, mas estejamos despertos, no controle da tecnologia sobre nós... e não o contrário, pois justamente aí, residem muitos e diversificados perigos, entre eles, o "comparacionismo" a frustração, o sentimento de inferioridade, a depressão... o Suicídio!

Observemos as nossas crianças, os nossos jovens e mostremos que há muita VIDA, prazer, satisfação, sensações, experimentos, interação real e alegria, fora das "telinhas e dos teclados".
Sejamos exemplos e inspiração para eles!

Se "auto-observe": Como se "sente" após horas nas mídias?
A sensação é boa?
A sensação é desagradável? Vazio? Comparação? Frustração?
Somos iguais e ao mesmo tempo diferentes, porém esse é um valioso parâmetro, um termômetro...

EXPERIMENTE-O!

O poder de acionar ou não "o botão" das mídias, mais vezes ao dia ou menos, está com você! Segundo o Dalai Lama, todo mal reside no excesso!

O poder de buscar o contato com a natureza, curtir o vento no rosto, falar, ouvir olhando nos olhos ( até com estranhos) no parque, no mercado...
Sentir um abraço real ou mesmo descobrir o prazer de desfrutar o silencioso encontro consigo mesmo...

A vida passa em UM segundo...
Esteja no controle! Seja protagonista da sua vida!
Olhe ao redor e veja o quanto tem e o quanto precisa AGRADECER.

DESPERTE!

Viva mais o AGORA!
Construa a sua PAZ
Seja guardiã/guardião do seu BEM-ESTAR
A vida é bela!
NAMASTÊ !

Vera Silva - Desenvolvimento Humano e Organizacional

Método SUPERA - Ginástica para o cérebro

Gazeta da Torre
Fonte: Método SUPERA

O SUPERA é um curso diferente de tudo que você já conhece. Com apenas uma aula semanal de duas horas, você conquista uma mente saudável, com mais concentração, raciocínio, memória, criatividade e autoestima. Estas habilidades melhoram o desempenho na escola, alavancam a carreira e garantem mais qualidade de vida. Encare este desafio e experimente uma forma incrível de viver. Nossa metodologia não tem limite de idade: todo mundo pode viver esta emoção.


SUPERA para CRIANÇAS

O SUPERA foi criado inicialmente para o público infantil e adolescente, com intuito de desenvolver habilidades cognitivas fundamentais para o aprendizado.

SUPERA para JOVENS e ADULTOS

Foco e dinamismo, alta capacidade de concentração, agilidade de raciocínio, visão e desenvoltura nos relacionamentos são os principais benefícios do SUPERA para adultos.

SUPERA para IDOSOS

A terceira idade é o público mais fiel do SUPERA. Em até seis meses, os alunos deste público relatam resultados concretos ligados à memória e à qualidade de vida.

SUPERA Unidade Recife, Madalena – TRICAMPEÃ Nacional em Excelência Pedagógica
Rua Real da Torre, 1036, Madalena – Recife/PE. Contato: 81 3236-2907
Instagram  @superamadalena

terça-feira, 10 de setembro de 2019

TENDÊNCIAS PRIMAVERA - VERÃO 2019/20

Gazeta da Torre

Look: Peça única com amarração (Neom Mint)



NEON MINT, FLORAIS E TIE DYE - São algumas das tendências que irão abrilhantar a nova temporada e que já estamos IN LOVE!

A temporada vem com muitas estampas e cores; o momento também é de celebrar a moda atemporal, com propostas resgatadas dos anos 1970-1990, no entanto trazendo um ar atual e moderno nas formas de usar.

Para não ter dúvidas na hora de escolher suas peças, a Consultora de Moda e Estilo Fatima Fradique listou alguns looks com truques de estilo para vocês arrasarem em suas produções.

CONFIRA ABAIXO:

1)LOOK: PEÇA ÚNICA COM AMARRAÇÃO (Neon Mint)

A cor eleita para 2020 pela Pantone Color Institute, empresa que elege uma cor que predominará no mundo das artes, do design e da moda é o Neon Mint, mais conhecida como verde-água. Além dessa cor, também estarão presentes nos looks de primavera/verão os tons quentes como o amarelo, rosa, e o coral. Vale a pena investir!

2)LOOK: MACACÃO (Estampa Floral)



Para que ficar só nas peças lisas? As estampas funcionam para todos os tipos de corpos e ainda deixam o visual mais alegre e cheio de estilo. Dá uma olhada neste Macacão de maxiflores! Um básico incrível que toda mulher precisa ter no guarda-roupa. Funciona em todas as ocasiões.

Truques de Estilo: O decote em V alonga o colo; com o fundo escuro, o truque é ajudar a afinar; já o transpasse e a amarração definem a cintura. Uma ótima pedida para corpos do tipo retangular e triangulo invertido.

3)LOOK: Vestido (Estampa Tie Dye)


Muito usada na década de 1970, a estampa será uma das grandes apostas dos meses mais quentes do ano. Em sua produção, as peças passam por um processo de amarração e tingimento, resultando em um processo degradê interessante. Invista em cores vibrantes e saturadas como azul, verde, amarelo, e coral. A sua imaginação é o limite!

Espero que aprovem as dicas e arrasem nas produções!

Véio Mangaba, frequentador assíduo do Mercado da Madalena, se apresenta no Santa Isabel em Cena

Gazeta da Torre
Fonte: Prefeitura da Cidade do recife

O multiartista Walmir Chagas, o personagem Véio Mangaba
Os ritmos, cores, bom humor e graça dos pastoris profanos chegam ao Santa Isabel em Cena. Interpretado pelo multiartista Walmir Chagas, o personagem Véio Mangaba mostra a força dessa tradição popular, nesta terça (10), às 14h. O projeto é uma realização da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura do Recife.


O Teatro de Santa Isabel receberá alunos e instituições filantrópicas que vão conhecer as dependências da casa de espetáculos, em uma visita guiada. Em seguida, os estudantes assistem à apresentação do Véio Mangaba, que passeia por diversos sons da rica música pernambucana e nordestina. Os visitantes também são convidados a dialogar com o artista - proporcionando uma rica troca de informações e experiências entre os participantes.

Walmir Chagas se mostra animado com a oportunidade de apresentar sua criação para novas gerações. “Sempre gostei de atrelar o meu trabalho artístico-cultural à educação e à cidadania. Vou mostrar um pouco do universo do artista popular, mambembe, do palhaço de rua – que também faz o papel de apresentador, de animador”, informa Chagas, que será acompanhado por quatro músicos. A conversa com o público será permeada pela execução de cocos, frevos, cirandas, sambas e outros ritmos locais e nacionais.

Sobre o Santa Isabel em Cena

O Projeto de Educação Patrimonial – Santa Isabel em Cena é destinado a instituições de ensino, ONGs, centros comunitários, grupos artísticos e demais interessados. Durante o encontro, sempre realizado às terças-feiras, os visitantes passeiam pelos pavimentos do Teatro de Santa Isabel e tomam contato com sua deslumbrante arquitetura. Em seguida, assistem a uma apresentação cultural gratuita, com o objetivo de aproximá-los das linguagens artísticas (teatro, dança, música, cultura popular).

Escolas e instituições interessadas em participar do Santa Isabel em Cena podem solicitar agendamento de visita por meio do endereço eletrônico: 

Santa Isabel em Cena
Apresentação do Véio Mangaba
Local: Teatro de Santa Isabel
Data: Terça, 10 de setembro às 14h
Entrada gratuita por meio de agendamento
Realização: Teatro de Santa Isabel – Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura
Cidade do Recife
Maiores informações através do telefone: (81) 3355-3324.

segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Romero Ferro é destaque do terceiro especial da série Universitária FM

Gazeta da Torre
Foto: Lana Pinho
Programa especial veiculado no rádio, TV e internet integra as celebrações de 40 anos da emissora

O pop com sotaque e influências da música pernambucana toma conta do terceiro  especial da série Universitária FM apresenta e o nome escolhido é o do cantor e compositor Romero Ferro, que aproveita a ocasião pra lançar seu segundo disco intitulado Ferro.

O especial é parte das comemorações dos 40 anos da Rádio Universitária FM, festejados neste 2019, e será apresentado ao vivo nesta sexta, dia 13 de setembro, das 18h às 19h, nos tradicionais 99.9 FM, mas também simultaneamente pela TVU, canal 11.1 (TV Universitária 11.1), além da fanpage ( facebook.com/99universitaria) e do canal da rádio no YouTube ( youtube.com/99universitaria). Além disso, o público vai poder acompanhar os bastidores da produção do especial através de transmissão ao vivo pelo perfil da rádio no Instagram ( @radiouniversitariarecife). 

O programa, apresentado por Cássio Uchoa, vai mostrar a mistura dançante que Romero Ferro faz do pop com o brega recifense e o new wave dos anos 80. A novidade desta edição fica por conta da presença de convidados/as que vão acompanhar a apresentação ao vivo direto do estúdio transmídia da Universitária. O público poderá interagir através das páginas da emissora no Facebook e Instagram. 

Foto: Lana Pinho
Universitária FM apresenta Romero Ferro é mais um passo nas experimentações de conteúdo e linguagem transmídia da Universitária FM. O primeiro programa da série abordou a trajetória do Quinteto Violado e foi veiculado em fevereiro deste ano; em maio, a série trouxe o cantor e compositor Barro para os nossos estúdios e, até o fim do ano, outros nomes vão compor esta série comemorativa.

Universitária FM apresenta Romero Ferro é produzido por Chico Rocha, Cássio Uchoa e Nathália D´Emery e apresentado por Cássio Uchoa. 

Serviço:
Universitária FM apresenta Romero Ferro
Sexta-feira, dia 13/09
18h, na Universitária 99.9 FM
Retransmissão pela Rádio Paulo Freire 820 AM, pela TVU (canal 11.1) e pelas redes sociais  @99universitaria
Contatos:  produtores.rufm@gmail.com / (81) 3879-5454

Estresse no trânsito: você pode evitar

Viviane Salgado - Psicóloga Clínica, ​Especialista em RH e Saúde Mental e Atenção Psicossocial

Rua Real da Torre, bairro Madalena
O aumento sensível da quantidade de veículos nas ruas tem provocado congestionamento e tornado o tempo de deslocamento cada vez maior, principalmente em horários de pico. Observamos ainda a poluição sonora gerada pelos motores e buzinas, motoristas e pedestres não respeitam as regras de trânsito, aumento do índice de acidentes, comportamentos agressivos que desencadeiam agressividade do outro… enfim, um quadro caótico!

Todos os dias, recebemos notícias referentes ao estresse e às consequências que ele traz para as vidas das pessoas. É possível que os comportamentos inadequados das pessoas no trânsito possam ser provenientes do estresse do dia a dia. O próprio trânsito gera situações de estresse, fazendo com que o comportamento agressivo de um motorista, desencadeie agressividade de outros motoristas. Pesquisas comprovam que aproximadamente 85% dos acidentes que ocorrem no trânsito se devem a fatores humanos. A rotina cada vez mais acelerada dos dias atuais colabora para essa estatística.

A agressividade é o maior causador dos transtornos no trânsito. O veículo ao lado se torna um adversário e a agressividade é acentuada pelo estresse. O corpo reage de forma instintiva e os princípios de civilidade são extinguidos. O abuso da ocupação do espaço público é visível. Esse espaço, que de direito é de todos, deve ser dividido com tolerância e bom senso. E a agressividade expressa através dessas atitudes vai desencadeando outros problemas.

Dos comportamentos agressivos no trânsito, os que apresentaram maior índice são: discussão por causa de alguma encostada que deram no seu veículo; acelerar para passar a tempo quando o sinal fica amarelo; ultrapassar em locais proibidos; cobrar fechadas; perigosamente acelerar; falar que só podia ser mulher ao volante; dirigir alcoolizado; ultrapassar os limites de velocidades estabelecidos; buzinar quando o motorista da frente se atrapalhar ou demorar, entre outros. Esses comportamentos representam o que acontece no trânsito. Os homens na maioria se consideram bons motoristas e aí não admitem respeitar as regras ou que o álcool faça diferença na percepção dos sinais de trânsito, na observação de possíveis perigos, na demora de reação frente aos obstáculos e perigos e que a velocidade é perfeitamente controlada por eles.

Segundo especialistas em Medicina do Trânsito, o organismo reage ao estresse causando consequências físicas e emocionais. O organismo reage enviando mensagens de tensão muscular, sensação de aperto no estômago, taquicardia, insônia, cefaleia, lombalgia etc.
Quem trafega pelas principais vias da cidade precisam ter paciência e disposição. E para evitar os desgastes emocionais e físicos, os especialistas do trânsito passam algumas recomendações:

- Saia de casa com antecedência. O atraso gera ansiedade;

- Aprenda caminhos alternativos e fuja das grandes vias com trânsito intenso;

- Evite sair de casa logo após uma discussão, evitando descarregar sua raiva nos outros;

- Não ingerir álcool antes de dirigir;

- Dê preferência a ouvir músicas agradáveis ou rádio com conteúdo informativo tranquilo;

- Conte até dez antes de responder a insultos e gestos obscenos. Não revide fechadas;

- Seja mais tolerante com as falhas dos outros motoristas. A gentileza no trânsito ajuda a combater o estresse no próprio trânsito.

- Quando estiver no engarrafamento, faça exercícios respiratórios: inspire e respire lentamente.

Lembre-se: o seu estresse não vai fazer o trânsito ficar mais rápido!

Psicologia Clínica
Rua Lopes Carvalho, 293 - Madalena
Viviane Salgado CRP 02/18479
81 98511.2837

sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Tempos modernos e longevidade: Há vida após 50, 60...

Gazeta da Torre
Por esses dias, tive o prazer de me deparar com o Blog 60+. Confesso que o blog  prendeu muito a atenção, pela afinidade que tive com a sua abordagem e visão de mundo. Em 2017, escrevi uma série de matérias direcionadas às novas Mulheres de 30, Mulheres de 40, de 50 em diante, para o Jornal Gazeta da Torre e, revisando agora, percebi que já falava sobre o valor de se ter propósitos, encontrar sentido para a vida em qualquer idade. Tal assunto está bem em evidência hoje na vida pessoal e organizacional.

Viver bem não está condicionado a anos, mas ao quanto se é apaixonado pela vida, ao quanto se mantém ativo, ao quanto se cuida e se ama.

As pessoas saudáveis e ativas de hoje podem ter uma aparência e cabeça de 10 anos a menos! Os estudos comprovam que podemos ir muito mais além, se nos aceitarmos, cuidarmos do corpo, da mente e do espírito, buscarmos o que nos faz bem, sem nos limitarmos ou alienarmos por ditames das sociedades que cultuam a beleza e a juventude, como se fossem atributos eternos.

Os empresários de visão e de sucesso já percebem nesse público uma oportunidade de desenvolver grandes negócios. Há muitas pessoas nessa faixa de idade que estão plenamente aptas e com muita disposição! Curtem viagens, passeios, esportes, estudam, trabalham, escrevem, se envolvem com trabalhos voluntários e muito mais.

Para se ter uma ideia de que ninguém limita ninguém – somos nós quem nos limitamos – fiquei encantada com a história de Yoko Ishikura, professora emeritus de estratégia empresarial internacional na Hitotsubashi University, em Tóquio, e consultora do Fórum Econômico Mundial. Ela tem 70 anos e estimula as pessoas a aprender, produzir e voar alto. “Aos 70 anos, Yoko participa ativamente de uma das discussões mais importantes do nosso tempo: a construção da sociedade 5.0, uma iniciativa do governo japonês, em parceria com empresários, que pretende desenvolver uma “sociedade superinteligente” que coloca o ser humano no centro da transformação tecnológica.” A intenção é fazer com que os sistemas inteligentes se aliem aos seres humanos para resolver questões como envelhecimento humano, desastres naturais e muitos outros assuntos importantes e vitais.

Considero uma verdadeira inspiração conhecer histórias assim, que apenas mostram e provam os porquês das pessoas mais longevas viverem no Oriente...
Quem sabe o Ocidente, cada vez mais enlouquecidamente materialista e robotizado, possa aprender e viver mais e melhor ao introjetar algumas lições nesse sentido?

Com prazer, finalizo nosso papo mensal presenteando os queridos leitores, “de todas as idades”, com o Manifesto 60+ do Blog de mesmo nome, pois felizes aqueles que vivem o hoje, preparando-se para chegarem aos 60+ com saúde, qualidade de vida, muitos propósitos e alegria!

MANIFESTO 60+
A vida não tem hora, pura verdade,
Tem só vontade de acontecer,
Sessenta mais, celebre a idade
E a vontade dentro de você.

Quem acredita na longevidade,
Não vê na vida limitação
Vive a tal felicidade
E a capacidade de reinvenção.

Não se trata da data de nascimento
E nem das marcas na sua mão.
O que importa aqui é seu pensamento.

É sobre voar com pés no chão
Sem ligar para os caprichos do tempo
É sobre ser leve, ser inspiração!

Ótimos insights e abraço fraterno,
  
Vera Silva – Desenvolvimento Humano e Organizacional

segunda-feira, 2 de setembro de 2019

As vantagens do TÁXI em relação a aplicativos de transporte privado

Gazeta da Torre

Apesar de alguns pontos positivos de aplicativos de transporte privado, o táxi ainda é um meio de transporte muito importante em grandes centros urbanos.

A faixa de ônibus – Essa é uma vantagem clara dos táxis. Nenhum motorista de aplicativos de transporte privado pode usar a faixa de ônibus para fugir do trânsito em horário de pico. Isso é especialmente importante quando você está atrasado para uma reunião e dá de cara com uma avenida, como a Real da Torre, travada.

Não há tarifa dinâmica – só quem já tentou usar o aplicativo de transporte privado na saída do estádio ou do shopping na semana do dia das mães sabe o quanto a tarifa dinâmica pode ser problemática. O preço é multiplicado por até 4x em algumas situações.

Motoristas profissionais – Especialmente quando falamos de motoristas vinculados a aplicativos de táxis, os motoristas são profissionais e também têm antecedentes criminais checados.

Carros mais confortáveis – Se você anda muito de aplicativos de transporte privado, provavelmente passou pela situação de andar em carros de pequeno porte. Apesar de econômicos para o motorista e benéficos para o trânsito em geral, quando você paga um valor relativamente alto para se deslocar com transporte individual, o conforto pode ser um item importante para você. Sendo assim, graças aos benefícios dos taxistas na hora de comprar carros, você deve conseguir veículos mais espaçosos do que os do aplicativos de transporte privado . Dificilmente você vai chamar um táxi e ser atendido com um Fiat Uno ou um Chevrolet Celta.

Tec Dica

“TRILOGIA DO FEMINICÍDIO” ABORDA CASOS REAIS EM FORMATO DE PEÇA TEATRAL

Gazeta da Torre

Espetáculo acontece nos dias 04, 05, 11 e 12 de setembro no Teatro Hermilo Borba Filho

Com incentivo do Funcultura, através da Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo do Estado de Pernambuco, o projeto TRILOGIA DO FEMINICÍDIO traz à tona o universo de três mulheres e suas histórias: “APARECIDA”, “TRIZ” e “COISAS QUE ACONTECEM NO QUINTAL”, nos dias 04, 05, 11 e 12 de setembro no Teatro Hermilo Borba Filho. Baseados  em histórias reais, esses espetáculos possuem direção executiva e artística de Eric Valença e foram formulados a partir de pesquisas com vítimas de violência doméstica, delegadas e profissionais em centros de acolhimento. No elenco estão as atrizes Gheuza Senna, Nínive Caldas, Laís Vieira e Tati Azevedo.

Em curta temporada, TRILOGIA DO FEMINICÍDIO possui mais três datas no Teatro Hermilo Borba, com apresentações nos dias 05, 11 e 12 de setembro. Todos os espetáculos serão apresentados no mesmo dia, em horários seguidos e com bilheteria diferenciada com valor promocional de R$10 acrescido da doação de um item de higiene pessoal. Toda a renda será revertida para compra de objetos de uso e asseio para serem doados a mulheres encarceradas e crianças nascidas no sistema penitenciário do estado de Pernambuco.

O foco principal destas apresentações cênicas é o drama do feminicídio, onde cada fragmento mostra personagens que vivenciam a violência no cotidiano independentemente de sua condição social, status e história de vida. São relatos de mulheres que foram subjugadas, violadas, assediadas, exploradas, torturadas e perseguidas fisicamente, psicologicamente e moralmente.

Para Eric Valença, além da denúncia, um dos objetivos da TRILOGIA DO FEMINICÍDIO é o de fortalecer a rede que cuida das mulheres que estão sendo ressocializadas. “Acreditamos que temos o dever de humanizar esse contexto e acreditamos que será através da arte em forma de teatro que vamos alcançar um maior número de pessoas”, explica.

Sinopse dos espetáculos:


"APARECIDA", interpretada por Gheuza Senna, é o passional que não existe, é a morte em cores apresentada ao público. O desenvolvimento da personagem de Gheuza se deu em pesquisas realizadas no Centro de Referência Clarice Lispector, na Delegacia da Mulher através de boletins de ocorrências e no IML. "Aparecida é também uma referência a Nossa Senhora de Aparecida e gira em torno da força da mulher negra, ao mesmo tempo que questiona a posição da mulher com relação a esse poder que ela tem dentro da sua profissão. Ela faz uma análise entre ser mulher e ser negra dentro do universo da polícia e da investigação dos crimes de feminicídio", conta Gheuza.

“TRIZ”, interpretada por Nínive Caldas e Laís Vieira, é onde vemos o círculo vicioso e o abuso introduzido na vida de forma involuntária. A pesquisa dos papéis das duas atrizes foram aprofundada através de conversas com psicólogas, assistentes sociais e advogadas junto ao Centro de Referência Clarice Lispector e a Secretaria Executiva de Ressocialização - SERES. "A peça TRIZ fala não só da violência física mais também da violência psicológica, da pergunta que não tem resposta: O por quê da pessoa se submeter a essa situação?", conta Nínive.

“COISAS QUE ACONTECEM NO QUINTAL”, interpretada por Tati Azevedo, mostra o que está em todo lugar, com a triste constatação de uma verdade revelada. Para a criação desses personagens, Tati realizou uma pesquisa no Centro de Referência Clarice Lispector, na Igreja Universal do Reino de Deus e na Delegacia da Mulher. A peça traz três personagens: uma mulher trans, a Pastora Adélia e Mainha, uma parteira e rezadeira. "A peça é aquilo que nunca queremos encontrar ou o que temos e não queremos revelar. É a violência domesticada na alma da mulher desde seu nascimento. É uma herança com o manto da obrigação, da subserviência, de não ter vontade própria, de estar à margem da pobreza e da ignorância” revela Tati.


Serviço:

TRILOGIA DO FEMINICÍDIO

“Aparecida” / “Triz” / “Coisas que Acontecem no Quintal”

Local: Teatro Hermilo Borba Filho

Dias: 04, 05, 11 e 12 de setembro

Quarta / 04/09

18:30 COISAS QUE ACONTECEM NO QUINTAL

19:40 APARECIDA

21:00 TRIZ

Quinta / 05/09

18:30 TRIZ

19:40 COISAS QUE ACONTECEM NO QUINTAL

21h APARECIDA

Quarta / 11/09

18:30 APARECIDA

19:40 COISAS QUE ACONTECEM NO QUINTAL

21h TRIZ

Quinta / 12/09

18:30 TRIZ

19:40 COISAS QUE ACONTECEM NO QUINTAL

21h APARECIDA


Preço: R$ 10,00 (Promocional) + 1 item de higiene pessoal a ser doado

Mais informações: (81) 9 9989 7050