sábado, 23 de abril de 2016

ENTOMOLOGISTA DA MADALENA FALA SOBRE OPÇÃO EFICIENTE E MAIS SUSTENTÁVEL QUE O USO DE REPELENTES QUÍMICOS CONTRA MOSQUITOS

Gazeta da Torre

Após ser procurado por várias emissoras de televisão e rádio devido à exposição da planta CITRONELA como opção eficiente e mais sustentável que o uso de repelentes químicos contra mosquitos, o Engenheiro Agrônomo – Entomologista (*profissional que se dedica ao estudo dos insetos) Alexandre Manoel da Costa Lira, conhecido como Galêgo do Boi, que reside há mais de 40 anos na Madalena, nos concedeu uma explanação sobre o assunto nos arredores do Mercado da Madalena. Aqui o registro.

(Gazeta da Torre) - Fale sobre a CITRONELA.

 Engenheiro Agrônomo - Entomologista Alexandre Lira
(Alexandre Lira) - A CITRONELA (Cymbopogon  winterianus ) também conhecida como citronela de java e citronela do ceilão,  pertence à família das gramíneas e cresce facilmente em qualquer tipo de solo. É da mesma família do capim santo. No entanto, indica-se que, quando cultivada, seu plantio seja feito em solo fértil e úmido. A planta precisa de sol para crescer, de forma que a sombra constante não é um bom lugar para seu plantio. A planta aromática é popularmente conhecida por seu efeito positivo quando se pretende afastar mosquitos.

(Gazeta da Torre) – Hoje, ouvimos que a melhor opção, mais saudável e ecológica, é criar plantas que repelem insetos em jardim, principalmente em locais com grande incidência de insetos. É o caso da CITRONELA?

(Alexandre Lira) – Sim, a CITRONELA é muito usada na fabricação de repelentes contra esses insetos, além de velas, loções e óleos que são muito usados no verão. O repelente pode ser feito de forma caseira.

(Gazeta da Torre) – Como isso pode ser possível?

(Alexandre Lira) - Para isso, bastam alguns passos simples: corte alguns pequenos pedaços da folha da CITRONELA e coloque em um prato dentro de casa ou em outro ambiente em que deseje que aja como repelente. Uma dica é trocar todos os dias.

Podemos também usá-la em forma de touceira, plantando a muda perto do quarto ou em caqueiras, mas para isso é necessário que seu plantio seja feito onde haja corrente de ar. Ela irá repelir num raio de 5 metros de diâmetro, onde o inseto não irá passar ou chegar perto, por causa do cheiro que a planta exala. Outra forma de uso é pulverizar com a solução de citronela, dar 10 pulverizadas na sala ou no quarto e fechar as portas para que o cheiro não saia do ambiente. Fazer isso 2 vezes ao dia.

A CITRONELA diminui as chances de ocorrência do inseto transmissor da dengue, principalmente mosquitos, borrachudos, traças e formigas. Um alerta: A CITRONELA não pode ser ingerida.

(Gazeta da Torre) - Por que a CITRONELA tem o poder repelente?

(Alexandre Lira) - A CITRONELA  é uma planta que possui mais de 80 componentes, entre eles o aldeído citronelal e o geraniol, responsáveis por seu cheiro característico. "Esses princípios ativos funcionam em conjunto para afastar os mosquitos. Vale lembrar que a CITRONELA tem um odor agradável para os seres humanos, mas é eficaz para manter os insetos à distância, que não suportam o aroma que a substância exala. A planta atua como repelente porque quando a solução ou a planta emite o cheiro em forma de pulverização ou in natura, esse cheiro penetra nos poros dos insetos, depois atingem o cérebro deles, resultando numa ação de aversão. Ou seja, o inseto foge do cheiro da solução ou da planta. Por isso, a CITRONELA tem o poder de repelir os insetos.

A planta repele mosquitos, borrachudos, traças e formigas. O óleo essencial e a solução tem efeito repelente sobre o Aedes aegypti (transmissor da dengue) e também sobre mosquitos como o Anopheles dirus e o Culex quinquefasciatus. Alguns pesquisadores afirmam que o óleo de citronela ou a solução afasta também besouros, baratas e fungos.
FORMULAÇÃO: base de álcool de cereais, ou álcool a 70%, essência da planta, ou a própria planta. No meu caso, eu fiz a formulação correta em laboratório e equacionei o Ph da solução.

(Gazeta da Torre) – Existem muitos métodos de controlar esses insetos?

(Alexandre Lira) - Existem vários métodos. Plantio de Crotalária, plantio da CITRONELA, uso de armadilhas entomológicas com garrafas pet, repelentes, dosagens de radiação gama em laboratório, não usar vestimentas de cor amarela, colocar peixes bettas em reservatório de água etc.

(Gazeta da Torre) – Para finalizar, o que você aconselha para a população da Torre, Madalena e outras regiões?

(Alexandre Lira) - Como é um problema de saúde pública e já tornou-se uma epidemia, eu aconselho que tanto a população quanto o poder público se engajem nesse caso. Porque, só chegamos em algum lugar com a colaboração de todos. Estamos vivendo uma epidemia de Zika Virus, Dengue e Chikungunya no Brasil e em alguns países da América do Sul.  Para piorar, ainda tem a relação de microcefalia causada pelo zika vírus.

Alexandre Manoel da Costa Lira 
Engenheiro Agrônomo – Entomologista

CREA – Nº048787

CEL (81) 99502-2680  
TIM ou WHATSAPP





sexta-feira, 22 de abril de 2016

ADEUS, CHAPINHA! FIOS VOLUMOSOS VOLTAM À TONA E GARANTEM UM VISUAL MODERNO!


No último dia 10 de abril, o MUSEU DA ABOLIÇÃO foi palco de um grande encontro de mostra estética afro, no jardim do casarão, no bairro da Madalena, Recife. Stands, exposições, desfile de penteados, palestras, apresentações de cosméticos capilares, rodas de diálogos propostas por coletivos e workshops fizeram parte da programação.  Mais de 20 expositores entre salões, profissionais autônomos e representantes de marcas de cosméticos.

Após anos da ditadura do liso, os fios cacheados e crespos finalmente voltaram a ter espaço e estão com força total. Aposta certeira para aquelas que querem colocar um pouco mais de atitude e personalidade no visual, os caracóis volumosos prometem continuar em evidência nas temporadas de frio.

Se neste inverno a vontade é deixar a chapinha de lado e jogar os cachos para o alto, a grande aposta já começa a fazer a cabeça das fashionistas, que não dispensam uma boa tendência de beleza!

Confira algumas dicas sobre o tema que foi abordado no encontro de mostra estético afro:

•          Cabelos crespos são mais resistentes?

O conceito de que cabelos crespos e cacheados são mais fortes e resistentes é errôneo. Este tipo de fio é frágil e, por ressecar com facilidade, pode ficar com a aparência opaca e sem vida.

Para hidratar e reduzir o volume e o frizz, tratamentos à base de manteigas de abacate e de karitê, ômega 6, óleo de oliva, complexo de aminoácidos, vitaminas etc., prometem definir os cachos e dar brilho.

A linha salon-line que participou do encontro, por exemplo, possui a máscara S.O.S bomba de vitaminas que tem o intuito de deixar os fios afros mais resistentes.

•          Quero voltar a ter meus cachos!

A transição capilar - Termo usado para quem quer voltar ao cabelo natural após algum processo de mudança na sua estrutura.  Geralmente do cacheado para o liso.

A única forma de ter cabelos completamente naturais é esperar que eles cresçam novamente e fiquem cada vez mais fortes e saudáveis. A verdade é que é necessário ter bastante paciência e não desanimar. Por vezes, o processo pode ser desgastante, cansativo e beirar a frustração, mas é importante manter-se atenta ao seu objetivo final, que é curtir o seu cabelo do jeito que ele é!

A linha Lola Creoula da Lola Cosmetics é específica para este fim. No evento foi possível conhecer melhor a linha e saber que cachos perfeitos e definidos é uma questão de dedicação e ter produtos específicos para este fim.


•          Cortes ideais:

Cortes médios e longos em camadas dão movimento e ajudam a controlar o volume. Para quem prefere versatilidade, o comprimento curto, que pode ter a nuca batida ou ser chanel com a frente mais longa, fica perfeito!

•          Tratamento com um profissional:

O encontro reuniu uma turma especializada em cabelos afros. Felix Oliveira, por exemplo, simplesmente arrasou demonstrando penteados no evento entre as participantes (contato 3371-2029). Também foi possível conhecer na mostra o primeiro salão afro do Recife, o Baloguns (contato 3462-1961).


Espero que tenham curtido as dicas. Para enviar comentários e acompanhar mais novidades acessem:  www.novamodaemdestaque.com



quinta-feira, 21 de abril de 2016

MORRE O CANTOR PRINCE


O corpo do cantor Prince (57 anos) foi encontrado em casa no estado de Minnesota, nos Estados Unidos. Um membro da família, que pediu para não ser identificado, confirmou a morte do artista à rede de televisão CNN. A polícia está investigando o caso e ainda não repassou maiores informações à imprensa.

Nos últimos dias, Prince cancelou uma apresentação por conta de uma gripe e passou um período de repouso. O cantor é um dos maiores nomes do mercado fonográfico mundial. Ao lado de Michael Jackson e Madonna, figura entre os grandes representantes da música pop. Ao todo, Prince vendeu mais de 100 milhões de discos e gravou 39 discos.

"Com profunda tristeza confirmo que o lendário e icônico artista Prince Rogers Nelson faleceu em sua residência de Paisley Park (Minneapolis) esta manhã", diz um comunicado assinado por Yvette Noel-Schure. A assessora não revelou mais detalhes sobre a causa da morte.

Prince se tornou um fenômeno internacional na década de 1980, com sua mistura de estilos, do funk ao dance, passando pelo rock, com origem em Minneapolis. O álbum de 1984 "Purple Rain" é considerado por muitos críticos um dos melhores de todos os tempos.

O artista morava na região de Minneapolis, onde gravava seus álbuns em seu estúdio Paisley Park e organizava festas.


Na década de 1990, Prince mudou o seu nome artístico para um "símbolo de amor" impronunciável e escreveu a palavra "escravo" no rosto para protestar contra as condições de seu contrato com a gravadora Warner.

Entre suas músicas mais famosas estão "Purple Rain", "1999", "When Doves Cry", "Cream" e "Kiss".

Recentemente, Prince demonstrou uma grande produtividade, com o lançamento de álbuns pela plataforma de streaming Tidal, além de programar shows no último minuto para evitar cambistas.

"Isto é o que parece quando pombas choram... Prince R.I.P. Condolências para a família e a todos nós", escreveu a comediante Whoopi Goldberg no Twitter.

Fonte: Correio Braziliense - France Presse




OAB OFICIA ANATEL SOBRE FRANQUIA DE INTERNET FIXA

Da Agência Brasil

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) enviou à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ofício com questionamentos jurídicos à medida cautelar publicada no Diário Oficial da União de segunda-feira (18), que possibilita às operadoras de internet banda larga fixa estabelecer limites de utilização para os consumidores. Segundo o documento da OAB, a resolução da Anatel desrespeita o Código de Defesa do Consumidor e o Marco Civil da Internet.

O presidente do Conselho Federal da OAB, Claudio Lamachia, afirmou na quarta-feira (21) que, na prática, uma lei federal está sendo revogada por uma medida cautelar, o que ele considerou “um absurdo”. Lamachia adiantou que o assunto será tema de um grande debate que envolverá as 27 seccionais da Ordem. Além disso, se a OAB não receber uma resposta da Anatel nos próximos dias, o caso será levado à Justiça para impedir a limitação do uso de dados na internet fixa.

 Claudio Lamachia considerou “um absurdo” a medida cautelar
“A postura da Anatel nos parece muito mais a de um sindicato representativo das empresas de telefonia do que a de uma agência preocupada em regular o mercado, com a visão de defesa do consumidor”, disse Lamachia. Segundo o presidete da OAB, o prazo de 90 dias estipulado pela agência para que as empresas se adaptem às exigências da resolução é, na prática, uma forma de “ensinar as operadoras sobre o que fazer para poder cobrar mais e mais dos consumidores”.

Na segunda-feira, o presidente da Anatel, João Resende, disse ao jornal Folha de São Paulo que a era da internet ilimitada havia acabado. A afirmação foi duramente criticada pelo presidente da OAB: “quando nós ouvimos isso de alguém que tem a responsabilidade de regular o mercado e de atuar na defesa dos consumidores, só posso dizer que quem acabou foi a Anatel”, disparou Lamachia.

Impacto

Lamachia também falou sobre os prejuízos que a limitação dos planos de internet poderão causar à sociedade. Para ele, o impacto não será sentido apenas na área do entretenimento, como na oferta de filmes e séries ou na utilização de jogos em rede.
“A internet é utilizada como um dos meios mais importantes para a disseminação da educação, da formação das pessoas. Aqui mesmo, na OAB, nós temos uma escola superior de advocacia que tem cursos a distância e que utiliza, basicamente, a banda larga”, afirmou. Lamachia lembrou ainda que a limitação do uso de dados pode prejudicar o processo judicial eletrônico, que, segundo ele, foi apresentado como uma das soluções para a morosidade da justiça.

Segundo Lamachia, a entrega de internet móvel, que sempre teve limitação de uso de dados, foi um “balão de ensaio” para que as operadoras levassem esse modelo também para a internet fixa. Ele afirmou que não deveria haver diferença entre os dois serviços, e que a OAB estuda pedir, também, o fim dos limites de franquia na rede de telefonia celular.



domingo, 17 de abril de 2016

ONU, Cepal e OEA manifestam preocupação com "ameaças" à democracia no Brasil

Paulo Victor Chagas - Agência Brasil


Representantes de entidades internacionais vieram a público recentemente posicionar-se sobre o atual momento da política brasileira, defender conquistas democráticas e manifestar preocupação com o que chamam de “ameaças”. Por meio de comunicados públicos, as organizações criticaram ações como vazamentos e tentativas de obstruir a Justiça.

Sem mencionar diretamente o processo de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff, organismos como a Comissão Econômica para América Latina e o Caribe (Cepal) e o Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) manifestaram-se contrários a eventos no país que podem causar danos "duradouros" e "interromper o mandato conferido" à presidenta nas urnas.

O porta-voz do escritório da ONU, Rupert Colville, assinou uma nota em que menciona o "debate cada vez mais acalorado e politizado" que tomou conta do Brasil nas últimas semanas. Além de solicitar ação "escrupulosa" das autoridades judiciais e pedir que evitem tomar posições político-partidárias, o representante da organização também pede que não haja obstrução da Justiça.

"Apelamos ao governo, bem como aos políticos de outros partidos, que cooperem plenamente com as autoridades judiciais em suas investigações sobre alegações de corrupção de alto nível e que evitem quaisquer ações que poderiam ser interpretadas como um meio de obstruir a Justiça", disse.

Colville afirma que uma espécie de "círculo vicioso" pode estar se desenvolvendo no país ao desacreditar o Executivo e o Judiciário, o que, segundo ele, pode provocar "danos sérios e duradouros ao Estado e às conquistas democráticas feitas nos últimos quase 30 anos".



sábado, 16 de abril de 2016

Só faltava essa no baile de gala da amfAR 2016 que reuniu fashionistas de todos os lugares – Rick Martin leiloa beijo na boca e beija a ganhadora na frente do marido

 Os casais da noite: Ana Paola Diniz e Pedri Bissi e Jwan Yosef e Ricky Martin
Créditos: André Ligeiro/ Reprodução Instagram
Ricky Martin foi um dos centros das atenções da  6ª edição do baile da amfAR, realizado nessa sexta-feira, na casa de Dinho Diniz, no Jardim América, em São Paulo. Ele chegou acompanhado do novo namorado, o artista plástico sueco Jwan Yosef.  Além de fazer um dos shows da noite, que contou com um dueto pra lá de sensual com Ivete Sangalo em “Livin’ La Vida Loca”, Ricky também fez a sua parte e leiloou nada menos que um beijo na boca. Quem arrematou foi Ana Paola Diniz, irmã do anfitrião da noite, que pagou US$ 90 mil (R$318 mil) e os dois não economizaram. Rolou língua e tudo.


Quem não gostou muito foi o marido de Ana Paola, Pedro Bissi, que pareceu ficar bem sem graça. Isso porque ninguém esperava que o beijo acontecesse ao vivo e quando Ricky e Ana Paola se levantaram foi um alvoroço. Pedro colocou a mão na cabeça como se não pudesse acreditar. Depois do beijo, Pedro levantou e pediu um selinho pro astro, que se recusou e disse que ele tinha que pagar, assim como tinha feito sua mulher. Em tom de brincadeira, Pedro disse que pagaria e quis saber quanto custava. Ricky respondeu que US$100 mil ou US$110 mil, já que ela tinha pago US$90 mil. Mas não passou disso.

Fonte: Glamurama - UOl




quarta-feira, 13 de abril de 2016

ARTISTA PLÁSTICO MORADOR DA MADALENA E AUTOR DE BELAS OBRAS DE ARTE

Aqui, na Gazeta da Torre, pela natureza do trabalho, há que se produzir informações sobre nosso bairro, para benefício do leitor. Assim, a par de alguns fatores, conhecemos há alguns anos o artista plástico Hércules de Farias Jordão. Morador do bairro da Madalena e autor de belas obras de arte.

O artista plástico Hércules Jordão em seu atelier
Há mais de 30 anos no mercado de arte recifense, Hércules traz em sua bagagem artística:  Exposição individual, na Galeria Arte Maior – Recife – PE; Exposição coletiva, na Galeria Ernani Junior, Arte Maior – Recife – PE e HC Gallery – Rio de Janeiro. Experiência no mercado internacional: Exposição coletiva: Gallery Major Art – USA;  e Exposição em Acervo definitivo: Convento Irmã dos Pobres – Roma - Itália.

Hoje, inspirado em frutas nordestinas, o artista plástico Hércules tem o imenso prazer de demonstrar sua inspiração a óleo sobre tela e agradecer a esse público maravilhoso que sempre acompanha fielmente o Jornal Gazeta da Torre. 

Abaixo, algumas de suas obras finalizadas.







Contato do artista plástico Hércules: 81 99661.0294





sábado, 9 de abril de 2016

Glamurama entrega quais são as dez propriedades mais caras do mundo - Nenhuma delas estão no bairro da Torre

O site especializado em imóveis de luxo Comparecamp.com, dos Estados Unidos, elaborou uma lista com as dez propriedades mais caras do mundo.


Sem surpresas, o topo do ranking é ocupado pelo Palácio de Buckingham, a residência oficial da rainha Elizabeth II, cujo valor de mercado é estimado pelo site em R$ 4 bilhões. A residência de 77 mil metros quadrados, no entanto, não pertence à rainha, que detém apenas seu usufruto. Confira as demais na nossa galeria. 


2° - O prédio de 27 andares em Mumbai, na Índia, foi construído pelo bilionário Mukesh Ambani. O prédio necessita de 600 funcionários para estar em ordem, e vale R$ 2,58 bilhões. 


3° - Villa Leopolda, localizada na Riviera Francesa. Construída pelo rei Leopoldo da Bélgica, a propriedade já teve entre seus donos o italiano Gianni Gianni Agnelli, fundador da FIAT, e o banqueiro Edmond Safra. Após a morte de Safra, em 1999, a viúva dele, Lily, herdou a vila, que vale cerca de R$ 1,9 bilhão 


4° - Four Fairfield Pond, de Nova York, com valor de R$ 641,7 milhões 


5 ° - A townhouse do bilionário Lakshmi Mittal em Kensington Gardens, Londres, com valor de R$ 572,8 milhões.



sexta-feira, 8 de abril de 2016

MOTORISTAS da Torre e Madalena, não cometam esse erro!

Gazeta da Torre

Diariamente, milhões de pacatos cidadãos ligam o motor do automóvel e saem de casa rumo a estatísticas de péssimo humor.

Desrespeito aos pedestres, estacionamento em locais proibidos, alta velocidade, manobras proibidas, avanço de sinais vermelhos, fila dupla, todas apontando para um único culpado: o brasileiro, um motorista que insiste em fazer do seu país o mais violento do mundo sobre rodas, onde 72% dos acidentes ocorrem por falha humana.

O carro estacionado em uma das calçadas da Rua Real da Torre demonstra falta de consciência do motorista, que deixa o pedestre sem o passeio público para caminhar.
Rua Real da Torre - Madalena

Rua Real da Torre - Torre

Conforme o Código de Trânsito Brasileito (CTB), nestes casos, o veículo deve ser removido e o motorista precisa pagar multa e perde pontos na carteira de habilitação. Não bastassem as dificuldades naturais, os deficientes físicos ainda precisam suportar motoristas mal educados, como se vê na foto.

Esses problemas que enfrentamos no trânsito são culturais, infelizmente. Isso só vai mudar com muita educação e conscientização. Desinformado e mal educado, alguns motoristas insistem em criar suas próprias regras nas ruas e faz do Brasil o país mais violento do mundo no trânsito.

Denucie:
CTTU - Companhia de Trânsito e Transporte Urbano. Rua Frei Cassimiro, n 91 Santo Amaro Recife-PE tele atendimento 0800 081 10 78     Email: cttu@recife.pe.gov.br


quinta-feira, 7 de abril de 2016

MERCADO DA MADALENA - REGISTRO 02042016

Gazeta da Torre

O MERCADO DA MADALENA, um dos mais tradicionais e conhecidos mercados do Recife. Ponto de encontro das amizades antigas e dos boêmios que dão mais vida e música ao espaço.





quarta-feira, 6 de abril de 2016

ENTENDA O QUE É A CRIPTOGRAFIA DE PONTA-A-PONTA, UTILIZADA PELO WhatsApp



Fonte: Empresa Brasil de Comunicação S/A - EBC

Nesta semana, o WhatsApp começou a notificar usuários do aplicativo de que já está utilizando a chamada criptografia de ponta-a-ponta. “As mensagens que você enviar para esta conversa e chamadas agora são protegidas com criptografia de ponta-a-ponta”, dizia a mensagem. O aviso deixou alguns usuários em dúvida sobre o que deveria ser feito e o que seria a criptografia.

Na realidade, a criptografia de ponta-a-ponta nada mais é do que um recurso de segurança utilizado pelos administradores do aplicativo. De acordo com comunicado na página oficial do WhatsApp, o sistema visa criptografar (cifrar a mensagem para deixá-la impossível de ser lida quando armazenada) nas duas “pontas” (pessoas que estão conversando) da mensagem. Os desenvolvedores também apontam que é preciso ter a versão mais recente do aplicativo para que a a criptografia de ponta-a-ponta seja ativada.

De certa forma, o impedimento de que funcionários do WhatsApp tenham acesso à mensagem também protege a empresa. No início de março, o vice-presidente do Facebook (empresa que é dona do WhatsApp) no Brasil foi preso por não ter repassado informações de mensagens que circularam no aplicativo. Com o modelo de chave criptográfica, nem mesmo o WhatsApp teria acesso a essas mensagens.



O MUSEU DA ABOLIÇÃO, REALIZARÁ UM GRANDE EVENTO NO DOMINGO (10) SOBRE ESTÉTICA AFRO

Gazeta da Torre
Fonte: Museu da Abolição

Grandes marcas como Lola Cosmetics e grandes coletivos, além de salões do Recife e vlogger

O Museu da Abolição realizará a Mostra de Estética Afro, neste domingo (10), às 14h, no jardim do casarão da Madalena. Stands, exposições, desfile de penteados, palestras, apresentações de produtos, rodas de diálogos propostas por coletivos e workshops farão parte da programação.  Serão mais de 20 expositores entre salões, profissionais autônomos e representantes de marcas de cosméticos. O evento é gratuito.

O cabelo afro foi resignado como símbolo de resistência com o movimento Black Power nas décadas de 60 e 70, sendo hoje um elemento de luta política, um signo de identidade individual e um instrumento de fala étnica. O mercado está aberto e aproveitando essas discussões sobre a estética afro na luta pela igualdade racial e contra o preconceito com cabelos crespos. Assim são produzidos os blogs, canais virtuais como o youtube, páginas em redes sociais, seguidas por um número considerável de pessoas, marchas e coletivos para tratar desse assunto. De acordo com a museóloga Dayse Santos "o Museu enquanto instituição pública à serviço da comunidade deve dialogar com a mesma trazendo para a discussão em diversos formatos, que não só exposições, que emergem do seu público", finaliza.

Mostra Estética Afro
Onde: Museu da Abolição
R. Benfica, 1150 - Madalena
Quando: 10 de abril, às 14h
Evento gratuito





sábado, 2 de abril de 2016

2/Abril - Dia MUNDIAL da CONSCIENTIZAÇÃO do AUTISMO


Gazeta da Torre
Fonte: Revista do Autismo

Todo 2 de abril comemora-se o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, data decretada pela ONU (Organização das Nações Unidas), desde 2008, pedindo mais atenção ao transtorno do espectro autista (nome "oficial" do autismo), cuja incidência em crianças é mais comum e maior do que a soma dos casos de AIDS, câncer e diabetes juntos. No Brasil estima-se que tenhamos 2 milhões de autistas, mais da metada ainda sem diagnóstico.

Um dos únicos consensos entre a comunidade médica em todo o mundo é de que quanto antes o diagnóstico for feito e o tratamento iniciado, melhor será a qualidade de vida da pessoa com autismo. A fim de auxiliar a descoberta precoce e para que a sociedade comece a conhecer os sutis sinais do autismo em bebês e crianças cada vez mais cedo, a editora M.Books lançou o livro "Autismo — Não espere, aja logo!" (132 páginas, R$ 39), sem linguagem técnica, de leigo para leigo, do jornalista Paiva Junior, pai de um garoto que está no espectro do autismo e editor-chefe da Revista Autismo. O livro, que tem prefácio do neuropediatra José Salomão Schwartzman e contra-capa com texto do neurocientista Alysson Muotri, da Universidade da Califórnia (EUA), poderá ser encontrado no site do autor (PaivaJunior.com.br).

Para muitos, o autismo remete à imagem dos casos mais graves, porém há vários níveis dentro do espectro autista. Nos limites dessa variação, há desde casos com sérios comprometimentos do cérebro, até raros casos com diversas habilidades mentais, como a Síndrome de Asperger (um tipo leve de autismo) – atribuída inclusive aos gênios Leonardo Da Vinci, Michelângelo, Mozart e Einstein. Mas é preciso desfazer o mito de que todo autista tem “superpoderes”. Os casos de genialidade são raríssimos.

A medicina e a ciência, de um modo geral, sabem muito pouco sobre o autismo, descrito pela primeira vez em 1943 e somente 1993 incluído na Classificação Internacional de Doenças (CID 10) da Organização Mundial de Saúde como um Transtorno do Desenvolvimento, que afeta a comunicação, a socialização e o comportamento.

Outro mito é o de que o autista vive em seu próprio mundo. Não. Ele vive em nosso mundo. Muitos autistas, porém, têm dificuldade em interagir e se comunicar, por isso não estabelecem uma conversa, ou mantêm uma brincadeira, e tendem a isolar-se — não porque querem, mas por não conseguirem. Ao pensar que o autista não tem um mundo próprio, teremos mais chances de incluí-lo em "nosso mundo" com o respeito que merecem, pois preconceito se combate com informação. Para contribuir, procure saber mais sobre o autismo e ajude a divulgar o 2 de abril.



O Mr. FIT NA TORRE

FOCO EM ALIMENTOS SAUDÁVEIS ONDE VOCÊ MONTA O PRATO COMO DESEJA

Gazeta da Torre

No mês de Setembro/2015, foi inaugurada uma nova unidade do Mr. Fit em nosso bairro da Torre. Localizada na Rua José Bonifácio, 543, sala 102, próximo ao salão do amigo Edelson. No cardápio da nova unidade Torre, pratos executivos, omeletes, saladas, wrap tapioca, sucos detox, entre outros. 







ALGUNS PRATOS









Totalmente brasileiro, o Mr. Fit nasceu do sonho de uma administradora de empresas com uma vasta experiência em redes de franquias.

Enxergou na alimentação saudável uma grande oportunidade de negócio e resolveu montar um fast food saudável inovador, que atingisse todas as classes sociais.

Antes mesmo de montar a primeira loja na cidade de Paulínia, a idealizadora do projeto recebeu propostas para franquear a marca em diversas cidades como no Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Belo Horizonte. Com tantos interessados em franquear a marca e com a experiência adquirida em anos, a fundadora decidiu então começar o projeto de expansão do Mr. Fit Fast food saudável, com estimativa de 54 lojas a serem inauguradas até Novembro de 2015.

A marca tem, como conceito, alimentação saudável com muito sabor, preço acessível e a missão de transformar hábitos, fazendo o bem.

Conheça a nova Mr. Fit Unidade Torre. A visão do Mr. Fit é ser reconhecido como a maior e melhor rede de franquias do seguimento de alimentação.



sexta-feira, 1 de abril de 2016

O 1º DE ABRIL É INTERNACIONALMENTE CONHECIDO COMO O DIA DA MENTIRA




VOCÊ JÁ VISITOU O NOSSO MUSEU DA ABOLIÇÃO NA MADALENA?

COMUNICAÇÃO DIRETA POR MEIO DE ACERVOS, INFORMAÇÃO E ARTE

Gazeta da Torre

Maravilhados por nossa criação, acreditamos em algum momento que poderíamos transferir para o mundo virtual tudo o que é real. Não aconteceu. Second Life (ambiente virtual e tridimensional que simula, em alguns aspectos, a vida real e social do ser humano) que o diga. Alguém por lá?

Mas não é só assim que se aprende, nem só isso que importa. Criar, se relacionar, mergulhar num mesmo ambiente é humano e insubstituível. Há algo mágico no presencial. Uma atmosfera que nos preenche e nos conecta profundamente. Compartilhar o mesmo ambiente é mais rico. Temos mais sentidos envolvidos e referências de mundo compartilhadas, ao mesmo tempo, como podemos encontrar em uma visita ao museu, por exemplo. Museus são repositórios de História e se comunicam com você por meio de acervos, informação e arte.

Na Madalena, contamos com o Museu da Abolição (MAB). Você já visitou?

O NOSSO MUSEU DA ABOLIÇÃO (MAB)

Uma área interna do Museu da Abolição (MAB)

O Museu da Abolição, que está localizado na Rua Benfica, 1150, é um museu público federal, vinculado ao IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus). Sua missão é “Preservar, pesquisar, divulgar, valorizar e difundir a memória, os valores históricos, artísticos e culturais, o patrimônio material e imaterial dos afrodescendentes, por meio de estímulo à reflexão e ao pensamento crítico, sobretudo quanto ao tema abolição, contribuindo para o fortalecimento da identidade e cidadania do povo brasileiro”.

Esta responsabilidade aliada ao papel social dos museus de estar a serviço da sociedade conduz o MAB a refletir também sobre temas transversais, referentes aos direitos humanos, tais como: acesso ao trabalho, políticas públicas de inclusão, intolerância religiosa, racismo, preconceito, exclusão, gênero etc.

O Museu da Abolição vem trabalhando com outras instituições, questões importantes que envolvem temas de gênero, como: a discriminação sexual; o acesso ao crédito por trabalhadoras rurais; a produção das mulheres quilombolas; a formalização do emprego doméstico; a inclusão social; a institucionalização da memória das minorias etc.

Neste ano, o MAB planeja ressaltar o protagonismo feminino frente à sociedade patriarcal que tem caracterizado o Brasil por tantos anos e que manteve as mulheres oprimidas, especialmente as mulheres negras, subjugadas e intimidadas. Assim, comemora a liberdade e o empoderamento da mulher na busca de visibilidade, liberdade e igualdade de direitos.

No dia 8 de março, foi lançado o Selo MAB 2016, Projeto que está vinculado ao tema Mulher Negra Protagonista e a imagem escolhida para compor o selo é a obra “Biju de Licuri” do artista Ramon Martins. A obra faz parte do acervo do MAB, ao qual foi incorporada após aquisição por meio de doação da Receita Federal, cuja ação está prevista na Lei Federal n° 12.840 em 2015.  

Como podemos começar a observar, ir ao museu não é simplesmente um ato "ilustrativo" do conteúdo dado em sala de aula. Museus são locais com grande potencial educativo, onde é possível ter contato com obras de arte originais, além de uma verdadeira noção do que é patrimônio histórico e cultural.

Agora, outro lado da pergunta é: como um museu pode fazer sentido para um visitante, que está vivendo num mundo acelerado, cheio de recursos tecnológicos, com Internet, e assim por diante?  Para a resposta, o respeitado antropólogo, Benoît  de L’Estoile, pesquisador do CNRS (Institut de Recherche Interdisciplinaire sur les Enjeux Sociaux, Iris, Paris) e professor na École Normale Supérieure (Paris).

“Isso é, de fato, um desafio para os museus, hoje. Ora, o museu traz (ou pode trazer) uma experiência que essa pessoa não terá na Internet: o contato direto com um objeto não é o mesmo que sua observação por meio do Google Museum, em que se pode até ver a reprodução detalhada do quadro, mas a emoção que se sente não é a mesma que a experimentada quando se está diante da obra, em toda a sua materialidade. Antes de tudo, a experiência do museu é a de deslocar-se e andar dentro de um espaço singular. Você nunca vai viver uma experiência equivalente lendo um livro, vendo um filme, ou navegando em um site. Em todos casos, o museu consegue proporcionar uma experiência, estética, emocional, intelectual – e é isso que faz valer a pena ir a um museu”, responde Benoît .

Alguns estudiosos dessa temática afirmam que essa experiência direta permite que as pessoas criem possibilidades de ampliar e sensibilizar o seu olhar, além de enriquecer suas experiências, aumentando o entendimento da realidade que as cerca. Esse encontro entre família e museu favorece e resgata um convívio já esquecido e, sem dúvida, proporciona inúmeras descobertas. A descoberta de objetos, imagens, sons… a descoberta do outro e de si mesmo. Museus são espaços repletos de história e cultura. E o nosso Museu da Abolição é uma prova disso, com seus espaços simbólicos, muitas vezes mágicos e surpreendentes. É só visitar para descobrir.

Fontes: Small Acts Manifesto; Revista de História; Unicamp; Museu da Abolição