sábado, 27 de janeiro de 2018

Que tal começarmos um novo ciclo com boas reflexões, propósitos e planejamento?

Gazeta da Torre

Gosto de início de ano... Inícios de ciclos!

Eles nos permitem começar tudo diferente, com leveza, com o frescor de tudo o que é novo.  Acima de tudo, com a esperança positiva no que virá!  Se tudo é energia, precisamos nos cercar de energia positiva, pensamentos e projetos elevados, para que assim, possamos atrair bons frutos e criar um fluxo de prosperidade. Prosperidade, não apenas material, mas no sentido de relacionamentos, trabalho, amizade, oportunidades.

A esperança precisa vir associada à reflexão, planejamento e propósito.
Somos indivíduos ativos e não passivos. Temos o poder de fazer escolhas e são as nossas escolhas, em todas as situações, que determinam os acontecimentos. Não somos vítimas, somos corresponsáveis por tudo que nos acontece.  Sei que é difícil aceitar isso quando os desfechos não são favoráveis, mas essa compreensão é necessária para que tenhamos a força e o poder de dar uma guinada assertiva, mudar a direção das velas do barco da nossa vida e obter resultados diferentes, mais satisfatórios e felizes.

No trabalho e na vida, tudo começa com reflexão. Um pit stop, como sempre falo. Uma mirada no espelho, um encontro silencioso conosco mesmo que, por vezes, poderá nos fazer sofrer, admitir nossos erros, falhas, responsabilidades... Lembrar o que ganhamos e o que perdemos em consequência das nossas próprias escolhas e ações.  Como se diz, “crescer dói”, no entanto se amadurece, abre a visão, nos move, faz trilhar outros caminhos e construir uma nova história!

É isso que temos pela frente: a possibilidade de escrever uma nova história! Olhemos para trás apenas com o intuito de aprender, sem mágoas, sem culpas. Seja você, empresário ou colaborador, coloque no papel.

Através da reflexão, fará uma análise da sua situação atual, terá o seu Diagnóstico na vida pessoal, profissional, ou empresarial. Os pontos positivos identificados nos fortalecem, preserve-os, reforce-os! Os pontos negativos? Todos merecem atenção máxima e ação. Seja no âmbito comportamental, saúde, qualidade de vida, relacionamentos afetivo ou familiar... Para os empresários, os resultados não são satisfatórios?  Olhem para dentro (microambiente) e foquem três pilares que considero essenciais: Estrutura, Processos e Pessoas. Mas olhem também para fora (macro ambiente), os parceiros, os concorrentes, o mercado, as políticas vigentes etc. Analisem as empresas de sucesso e que têm longevidade. O que fazem de diferente de você, pequeno ou grande empresário? Você verá sempre algo que poderá inspirá-lo a inovar e melhorar o seu negócio.

Pequenas ações poderão gerar resultados surpreendentes, acreditem!

Após essa contextualização, criem a sua visão de futuro. Uma visão forte é poderosa, impulsionará para a ação e realização... Sabemos que não temos certeza de nada, pois a vida é probabilística, mas andar sem ter um caminho é tempo perdido, não se chega a lugar algum.

- Onde você (pessoa ou empresa) deseja chegar em 01 ano, 05 anos, 10 anos...

- Quais os recursos que você dispõe para chegar lá?

- Quais as bagagens que precisa adquirir? (conhecimentos, estrutura etc.)

Após ter clareza, façam o planejamento e, com muita perseverança, disciplina e propósitos, ponham-se a caminho, lembrando também que a responsabilidade social e o compromisso com o meio ambiente não podem ficar de fora, pois fazem parte da construção do mundo melhor que todos nós sonhamos.

Feliz 2018 para nós todos!
Abraço fraterno!

Vera Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário