segunda-feira, 16 de maio de 2011

Simpatia gera Simpatia

Afinal o que é a simpatia? Nada mais que a forma simples, delicada de tratar uma pessoa. Elementar, certo? Mas porque será tão difícil por vezes ser simpático, estar bem-disposto para as pessoas no nosso trabalho, onde passamos uma grande parte do nosso tempo? Está provado que as pessoas simpáticas são mais saudáveis e ganham mais dinheiro.

Ser simpático pode vencer obstáculos e alimentar relações. Devemos ter a simpática como um meio para conseguir o sucesso.


Na foto abaixo, a Jaqueline Silva, caixa da Delicatessen Nova Torre, um verdadeiro exemplo de simpatia. " Sou feliz, simpática e gosto de amar ",assim se define.


Nos negócios não deveremos tratar os nossos adversários como verdadeiros inimigos pois para o sucesso é imperativo ser cordial e simpático.

Todos gostam de receber elogios e após um elogio estamos mais receptivos pelo menos a ouvir a outra pessoa. Não receie que o seu elogio seja interpretado como falsidade ou bajulação. Para que não pensem isto de si, a sua simpatia tem de ser espontânea, natural pois se assim for a simpatia será instintiva e lembre-se que pequenos gestos e atitudes podem ser cruciais.

Sempre que formos simpáticos para alguém, essa pessoa não se vai esquecer e vai retribuir o “favor”, por isso sorria para a pessoa que lhe abrir a porta, agradeça, por exemplo.

Aposte numa relação onde haja uma troca de informação e conhecimento, pode lhe valer uma óptima parceria. Não seja simpático apenas para os que conhece, para as pessoas com que se relaciona mais, seja também amável para os outros que conhecem e para os desconhecidos, nunca se sabe se a sua simpatia será lembrada no futuro.

No seu trabalho de certeza que já lhe aconteceu chegar bem-disposto e em pouco tempo ficar de mau humor devido ao ambiente à sua volta, ao seu colega do lado que está irritado, ou então vice-versa; chega mal-humorado devido ao trânsito e em pouco tempo esquece e começa a rir porque os seus colegas estão bem-dispostos. Pois bem, boas vibrações são essenciais.

A alegria e a cordialidade espalham-se mais depressa que a irritabilidade. Uma pequena cortesia pode mover montanhas levando as pessoas a ter atitudes que antes não pretendiam. Como superior, elogia os seus funcionários quando fazem um bom trabalho, não os critique apenas, apesar de quando tiver algo a dizer, deve dizê-lo com todo o respeito pela pessoa.

Mas não aponte apenas os erros mas também os sucessos. Ponha-se no lugar dos outros, veja as coisas na perspectiva por exemplo do seu cliente, do seu funcionário ou até do seu colega. Assim saberá compreender e reconhecer e satisfazer as suas necessidades, permitindo ter sucesso.

Use a simpatia para ser mais feliz.

Texto de Vida e Qualidade

Um comentário: