terça-feira, 10 de setembro de 2019

TENDÊNCIAS PRIMAVERA - VERÃO 2019/20

Gazeta da Torre

Look: Peça única com amarração (Neom Mint)



NEON MINT, FLORAIS E TIE DYE - São algumas das tendências que irão abrilhantar a nova temporada e que já estamos IN LOVE!

A temporada vem com muitas estampas e cores; o momento também é de celebrar a moda atemporal, com propostas resgatadas dos anos 1970-1990, no entanto trazendo um ar atual e moderno nas formas de usar.

Para não ter dúvidas na hora de escolher suas peças, a Consultora de Moda e Estilo Fatima Fradique listou alguns looks com truques de estilo para vocês arrasarem em suas produções.

CONFIRA ABAIXO:

1)LOOK: PEÇA ÚNICA COM AMARRAÇÃO (Neon Mint)

A cor eleita para 2020 pela Pantone Color Institute, empresa que elege uma cor que predominará no mundo das artes, do design e da moda é o Neon Mint, mais conhecida como verde-água. Além dessa cor, também estarão presentes nos looks de primavera/verão os tons quentes como o amarelo, rosa, e o coral. Vale a pena investir!

2)LOOK: MACACÃO (Estampa Floral)



Para que ficar só nas peças lisas? As estampas funcionam para todos os tipos de corpos e ainda deixam o visual mais alegre e cheio de estilo. Dá uma olhada neste Macacão de maxiflores! Um básico incrível que toda mulher precisa ter no guarda-roupa. Funciona em todas as ocasiões.

Truques de Estilo: O decote em V alonga o colo; com o fundo escuro, o truque é ajudar a afinar; já o transpasse e a amarração definem a cintura. Uma ótima pedida para corpos do tipo retangular e triangulo invertido.

3)LOOK: Vestido (Estampa Tie Dye)


Muito usada na década de 1970, a estampa será uma das grandes apostas dos meses mais quentes do ano. Em sua produção, as peças passam por um processo de amarração e tingimento, resultando em um processo degradê interessante. Invista em cores vibrantes e saturadas como azul, verde, amarelo, e coral. A sua imaginação é o limite!

Espero que aprovem as dicas e arrasem nas produções!

Véio Mangaba, frequentador assíduo do Mercado da Madalena, se apresenta no Santa Isabel em Cena

Gazeta da Torre
Fonte: Prefeitura da Cidade do recife

O multiartista Walmir Chagas, o personagem Véio Mangaba
Os ritmos, cores, bom humor e graça dos pastoris profanos chegam ao Santa Isabel em Cena. Interpretado pelo multiartista Walmir Chagas, o personagem Véio Mangaba mostra a força dessa tradição popular, nesta terça (10), às 14h. O projeto é uma realização da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura do Recife.


O Teatro de Santa Isabel receberá alunos e instituições filantrópicas que vão conhecer as dependências da casa de espetáculos, em uma visita guiada. Em seguida, os estudantes assistem à apresentação do Véio Mangaba, que passeia por diversos sons da rica música pernambucana e nordestina. Os visitantes também são convidados a dialogar com o artista - proporcionando uma rica troca de informações e experiências entre os participantes.

Walmir Chagas se mostra animado com a oportunidade de apresentar sua criação para novas gerações. “Sempre gostei de atrelar o meu trabalho artístico-cultural à educação e à cidadania. Vou mostrar um pouco do universo do artista popular, mambembe, do palhaço de rua – que também faz o papel de apresentador, de animador”, informa Chagas, que será acompanhado por quatro músicos. A conversa com o público será permeada pela execução de cocos, frevos, cirandas, sambas e outros ritmos locais e nacionais.

Sobre o Santa Isabel em Cena

O Projeto de Educação Patrimonial – Santa Isabel em Cena é destinado a instituições de ensino, ONGs, centros comunitários, grupos artísticos e demais interessados. Durante o encontro, sempre realizado às terças-feiras, os visitantes passeiam pelos pavimentos do Teatro de Santa Isabel e tomam contato com sua deslumbrante arquitetura. Em seguida, assistem a uma apresentação cultural gratuita, com o objetivo de aproximá-los das linguagens artísticas (teatro, dança, música, cultura popular).

Escolas e instituições interessadas em participar do Santa Isabel em Cena podem solicitar agendamento de visita por meio do endereço eletrônico: 

Santa Isabel em Cena
Apresentação do Véio Mangaba
Local: Teatro de Santa Isabel
Data: Terça, 10 de setembro às 14h
Entrada gratuita por meio de agendamento
Realização: Teatro de Santa Isabel – Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura
Cidade do Recife
Maiores informações através do telefone: (81) 3355-3324.

segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Romero Ferro é destaque do terceiro especial da série Universitária FM

Gazeta da Torre
Foto: Lana Pinho
Programa especial veiculado no rádio, TV e internet integra as celebrações de 40 anos da emissora

O pop com sotaque e influências da música pernambucana toma conta do terceiro  especial da série Universitária FM apresenta e o nome escolhido é o do cantor e compositor Romero Ferro, que aproveita a ocasião pra lançar seu segundo disco intitulado Ferro.

O especial é parte das comemorações dos 40 anos da Rádio Universitária FM, festejados neste 2019, e será apresentado ao vivo nesta sexta, dia 13 de setembro, das 18h às 19h, nos tradicionais 99.9 FM, mas também simultaneamente pela TVU, canal 11.1 (TV Universitária 11.1), além da fanpage ( facebook.com/99universitaria) e do canal da rádio no YouTube ( youtube.com/99universitaria). Além disso, o público vai poder acompanhar os bastidores da produção do especial através de transmissão ao vivo pelo perfil da rádio no Instagram ( @radiouniversitariarecife). 

O programa, apresentado por Cássio Uchoa, vai mostrar a mistura dançante que Romero Ferro faz do pop com o brega recifense e o new wave dos anos 80. A novidade desta edição fica por conta da presença de convidados/as que vão acompanhar a apresentação ao vivo direto do estúdio transmídia da Universitária. O público poderá interagir através das páginas da emissora no Facebook e Instagram. 

Foto: Lana Pinho
Universitária FM apresenta Romero Ferro é mais um passo nas experimentações de conteúdo e linguagem transmídia da Universitária FM. O primeiro programa da série abordou a trajetória do Quinteto Violado e foi veiculado em fevereiro deste ano; em maio, a série trouxe o cantor e compositor Barro para os nossos estúdios e, até o fim do ano, outros nomes vão compor esta série comemorativa.

Universitária FM apresenta Romero Ferro é produzido por Chico Rocha, Cássio Uchoa e Nathália D´Emery e apresentado por Cássio Uchoa. 

Serviço:
Universitária FM apresenta Romero Ferro
Sexta-feira, dia 13/09
18h, na Universitária 99.9 FM
Retransmissão pela Rádio Paulo Freire 820 AM, pela TVU (canal 11.1) e pelas redes sociais  @99universitaria
Contatos:  produtores.rufm@gmail.com / (81) 3879-5454

Estresse no trânsito: você pode evitar

Viviane Salgado - Psicóloga Clínica, ​Especialista em RH e Saúde Mental e Atenção Psicossocial

Rua Real da Torre, bairro Madalena
O aumento sensível da quantidade de veículos nas ruas tem provocado congestionamento e tornado o tempo de deslocamento cada vez maior, principalmente em horários de pico. Observamos ainda a poluição sonora gerada pelos motores e buzinas, motoristas e pedestres não respeitam as regras de trânsito, aumento do índice de acidentes, comportamentos agressivos que desencadeiam agressividade do outro… enfim, um quadro caótico!

Todos os dias, recebemos notícias referentes ao estresse e às consequências que ele traz para as vidas das pessoas. É possível que os comportamentos inadequados das pessoas no trânsito possam ser provenientes do estresse do dia a dia. O próprio trânsito gera situações de estresse, fazendo com que o comportamento agressivo de um motorista, desencadeie agressividade de outros motoristas. Pesquisas comprovam que aproximadamente 85% dos acidentes que ocorrem no trânsito se devem a fatores humanos. A rotina cada vez mais acelerada dos dias atuais colabora para essa estatística.

A agressividade é o maior causador dos transtornos no trânsito. O veículo ao lado se torna um adversário e a agressividade é acentuada pelo estresse. O corpo reage de forma instintiva e os princípios de civilidade são extinguidos. O abuso da ocupação do espaço público é visível. Esse espaço, que de direito é de todos, deve ser dividido com tolerância e bom senso. E a agressividade expressa através dessas atitudes vai desencadeando outros problemas.

Dos comportamentos agressivos no trânsito, os que apresentaram maior índice são: discussão por causa de alguma encostada que deram no seu veículo; acelerar para passar a tempo quando o sinal fica amarelo; ultrapassar em locais proibidos; cobrar fechadas; perigosamente acelerar; falar que só podia ser mulher ao volante; dirigir alcoolizado; ultrapassar os limites de velocidades estabelecidos; buzinar quando o motorista da frente se atrapalhar ou demorar, entre outros. Esses comportamentos representam o que acontece no trânsito. Os homens na maioria se consideram bons motoristas e aí não admitem respeitar as regras ou que o álcool faça diferença na percepção dos sinais de trânsito, na observação de possíveis perigos, na demora de reação frente aos obstáculos e perigos e que a velocidade é perfeitamente controlada por eles.

Segundo especialistas em Medicina do Trânsito, o organismo reage ao estresse causando consequências físicas e emocionais. O organismo reage enviando mensagens de tensão muscular, sensação de aperto no estômago, taquicardia, insônia, cefaleia, lombalgia etc.
Quem trafega pelas principais vias da cidade precisam ter paciência e disposição. E para evitar os desgastes emocionais e físicos, os especialistas do trânsito passam algumas recomendações:

- Saia de casa com antecedência. O atraso gera ansiedade;

- Aprenda caminhos alternativos e fuja das grandes vias com trânsito intenso;

- Evite sair de casa logo após uma discussão, evitando descarregar sua raiva nos outros;

- Não ingerir álcool antes de dirigir;

- Dê preferência a ouvir músicas agradáveis ou rádio com conteúdo informativo tranquilo;

- Conte até dez antes de responder a insultos e gestos obscenos. Não revide fechadas;

- Seja mais tolerante com as falhas dos outros motoristas. A gentileza no trânsito ajuda a combater o estresse no próprio trânsito.

- Quando estiver no engarrafamento, faça exercícios respiratórios: inspire e respire lentamente.

Lembre-se: o seu estresse não vai fazer o trânsito ficar mais rápido!

Psicologia Clínica
Rua Lopes Carvalho, 293 - Madalena
Viviane Salgado CRP 02/18479
81 98511.2837

sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Tempos modernos e longevidade: Há vida após 50, 60...

Gazeta da Torre
Por esses dias, tive o prazer de me deparar com o Blog 60+. Confesso que o blog  prendeu muito a atenção, pela afinidade que tive com a sua abordagem e visão de mundo. Em 2017, escrevi uma série de matérias direcionadas às novas Mulheres de 30, Mulheres de 40, de 50 em diante, para o Jornal Gazeta da Torre e, revisando agora, percebi que já falava sobre o valor de se ter propósitos, encontrar sentido para a vida em qualquer idade. Tal assunto está bem em evidência hoje na vida pessoal e organizacional.

Viver bem não está condicionado a anos, mas ao quanto se é apaixonado pela vida, ao quanto se mantém ativo, ao quanto se cuida e se ama.

As pessoas saudáveis e ativas de hoje podem ter uma aparência e cabeça de 10 anos a menos! Os estudos comprovam que podemos ir muito mais além, se nos aceitarmos, cuidarmos do corpo, da mente e do espírito, buscarmos o que nos faz bem, sem nos limitarmos ou alienarmos por ditames das sociedades que cultuam a beleza e a juventude, como se fossem atributos eternos.

Os empresários de visão e de sucesso já percebem nesse público uma oportunidade de desenvolver grandes negócios. Há muitas pessoas nessa faixa de idade que estão plenamente aptas e com muita disposição! Curtem viagens, passeios, esportes, estudam, trabalham, escrevem, se envolvem com trabalhos voluntários e muito mais.

Para se ter uma ideia de que ninguém limita ninguém – somos nós quem nos limitamos – fiquei encantada com a história de Yoko Ishikura, professora emeritus de estratégia empresarial internacional na Hitotsubashi University, em Tóquio, e consultora do Fórum Econômico Mundial. Ela tem 70 anos e estimula as pessoas a aprender, produzir e voar alto. “Aos 70 anos, Yoko participa ativamente de uma das discussões mais importantes do nosso tempo: a construção da sociedade 5.0, uma iniciativa do governo japonês, em parceria com empresários, que pretende desenvolver uma “sociedade superinteligente” que coloca o ser humano no centro da transformação tecnológica.” A intenção é fazer com que os sistemas inteligentes se aliem aos seres humanos para resolver questões como envelhecimento humano, desastres naturais e muitos outros assuntos importantes e vitais.

Considero uma verdadeira inspiração conhecer histórias assim, que apenas mostram e provam os porquês das pessoas mais longevas viverem no Oriente...
Quem sabe o Ocidente, cada vez mais enlouquecidamente materialista e robotizado, possa aprender e viver mais e melhor ao introjetar algumas lições nesse sentido?

Com prazer, finalizo nosso papo mensal presenteando os queridos leitores, “de todas as idades”, com o Manifesto 60+ do Blog de mesmo nome, pois felizes aqueles que vivem o hoje, preparando-se para chegarem aos 60+ com saúde, qualidade de vida, muitos propósitos e alegria!

MANIFESTO 60+
A vida não tem hora, pura verdade,
Tem só vontade de acontecer,
Sessenta mais, celebre a idade
E a vontade dentro de você.

Quem acredita na longevidade,
Não vê na vida limitação
Vive a tal felicidade
E a capacidade de reinvenção.

Não se trata da data de nascimento
E nem das marcas na sua mão.
O que importa aqui é seu pensamento.

É sobre voar com pés no chão
Sem ligar para os caprichos do tempo
É sobre ser leve, ser inspiração!

Ótimos insights e abraço fraterno,
  
Vera Silva – Desenvolvimento Humano e Organizacional

segunda-feira, 2 de setembro de 2019

As vantagens do TÁXI em relação a aplicativos de transporte privado

Gazeta da Torre

Apesar de alguns pontos positivos de aplicativos de transporte privado, o táxi ainda é um meio de transporte muito importante em grandes centros urbanos.

A faixa de ônibus – Essa é uma vantagem clara dos táxis. Nenhum motorista de aplicativos de transporte privado pode usar a faixa de ônibus para fugir do trânsito em horário de pico. Isso é especialmente importante quando você está atrasado para uma reunião e dá de cara com uma avenida, como a Real da Torre, travada.

Não há tarifa dinâmica – só quem já tentou usar o aplicativo de transporte privado na saída do estádio ou do shopping na semana do dia das mães sabe o quanto a tarifa dinâmica pode ser problemática. O preço é multiplicado por até 4x em algumas situações.

Motoristas profissionais – Especialmente quando falamos de motoristas vinculados a aplicativos de táxis, os motoristas são profissionais e também têm antecedentes criminais checados.

Carros mais confortáveis – Se você anda muito de aplicativos de transporte privado, provavelmente passou pela situação de andar em carros de pequeno porte. Apesar de econômicos para o motorista e benéficos para o trânsito em geral, quando você paga um valor relativamente alto para se deslocar com transporte individual, o conforto pode ser um item importante para você. Sendo assim, graças aos benefícios dos taxistas na hora de comprar carros, você deve conseguir veículos mais espaçosos do que os do aplicativos de transporte privado . Dificilmente você vai chamar um táxi e ser atendido com um Fiat Uno ou um Chevrolet Celta.

Tec Dica

“TRILOGIA DO FEMINICÍDIO” ABORDA CASOS REAIS EM FORMATO DE PEÇA TEATRAL

Gazeta da Torre

Espetáculo acontece nos dias 04, 05, 11 e 12 de setembro no Teatro Hermilo Borba Filho

Com incentivo do Funcultura, através da Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo do Estado de Pernambuco, o projeto TRILOGIA DO FEMINICÍDIO traz à tona o universo de três mulheres e suas histórias: “APARECIDA”, “TRIZ” e “COISAS QUE ACONTECEM NO QUINTAL”, nos dias 04, 05, 11 e 12 de setembro no Teatro Hermilo Borba Filho. Baseados  em histórias reais, esses espetáculos possuem direção executiva e artística de Eric Valença e foram formulados a partir de pesquisas com vítimas de violência doméstica, delegadas e profissionais em centros de acolhimento. No elenco estão as atrizes Gheuza Senna, Nínive Caldas, Laís Vieira e Tati Azevedo.

Em curta temporada, TRILOGIA DO FEMINICÍDIO possui mais três datas no Teatro Hermilo Borba, com apresentações nos dias 05, 11 e 12 de setembro. Todos os espetáculos serão apresentados no mesmo dia, em horários seguidos e com bilheteria diferenciada com valor promocional de R$10 acrescido da doação de um item de higiene pessoal. Toda a renda será revertida para compra de objetos de uso e asseio para serem doados a mulheres encarceradas e crianças nascidas no sistema penitenciário do estado de Pernambuco.

O foco principal destas apresentações cênicas é o drama do feminicídio, onde cada fragmento mostra personagens que vivenciam a violência no cotidiano independentemente de sua condição social, status e história de vida. São relatos de mulheres que foram subjugadas, violadas, assediadas, exploradas, torturadas e perseguidas fisicamente, psicologicamente e moralmente.

Para Eric Valença, além da denúncia, um dos objetivos da TRILOGIA DO FEMINICÍDIO é o de fortalecer a rede que cuida das mulheres que estão sendo ressocializadas. “Acreditamos que temos o dever de humanizar esse contexto e acreditamos que será através da arte em forma de teatro que vamos alcançar um maior número de pessoas”, explica.

Sinopse dos espetáculos:


"APARECIDA", interpretada por Gheuza Senna, é o passional que não existe, é a morte em cores apresentada ao público. O desenvolvimento da personagem de Gheuza se deu em pesquisas realizadas no Centro de Referência Clarice Lispector, na Delegacia da Mulher através de boletins de ocorrências e no IML. "Aparecida é também uma referência a Nossa Senhora de Aparecida e gira em torno da força da mulher negra, ao mesmo tempo que questiona a posição da mulher com relação a esse poder que ela tem dentro da sua profissão. Ela faz uma análise entre ser mulher e ser negra dentro do universo da polícia e da investigação dos crimes de feminicídio", conta Gheuza.

“TRIZ”, interpretada por Nínive Caldas e Laís Vieira, é onde vemos o círculo vicioso e o abuso introduzido na vida de forma involuntária. A pesquisa dos papéis das duas atrizes foram aprofundada através de conversas com psicólogas, assistentes sociais e advogadas junto ao Centro de Referência Clarice Lispector e a Secretaria Executiva de Ressocialização - SERES. "A peça TRIZ fala não só da violência física mais também da violência psicológica, da pergunta que não tem resposta: O por quê da pessoa se submeter a essa situação?", conta Nínive.

“COISAS QUE ACONTECEM NO QUINTAL”, interpretada por Tati Azevedo, mostra o que está em todo lugar, com a triste constatação de uma verdade revelada. Para a criação desses personagens, Tati realizou uma pesquisa no Centro de Referência Clarice Lispector, na Igreja Universal do Reino de Deus e na Delegacia da Mulher. A peça traz três personagens: uma mulher trans, a Pastora Adélia e Mainha, uma parteira e rezadeira. "A peça é aquilo que nunca queremos encontrar ou o que temos e não queremos revelar. É a violência domesticada na alma da mulher desde seu nascimento. É uma herança com o manto da obrigação, da subserviência, de não ter vontade própria, de estar à margem da pobreza e da ignorância” revela Tati.


Serviço:

TRILOGIA DO FEMINICÍDIO

“Aparecida” / “Triz” / “Coisas que Acontecem no Quintal”

Local: Teatro Hermilo Borba Filho

Dias: 04, 05, 11 e 12 de setembro

Quarta / 04/09

18:30 COISAS QUE ACONTECEM NO QUINTAL

19:40 APARECIDA

21:00 TRIZ

Quinta / 05/09

18:30 TRIZ

19:40 COISAS QUE ACONTECEM NO QUINTAL

21h APARECIDA

Quarta / 11/09

18:30 APARECIDA

19:40 COISAS QUE ACONTECEM NO QUINTAL

21h TRIZ

Quinta / 12/09

18:30 TRIZ

19:40 COISAS QUE ACONTECEM NO QUINTAL

21h APARECIDA


Preço: R$ 10,00 (Promocional) + 1 item de higiene pessoal a ser doado

Mais informações: (81) 9 9989 7050

sábado, 31 de agosto de 2019

DIA do NUTRICIONISTA – A Gazeta da Torre entrevista a nutricionista Elenice Costa, autora de importantes trabalhos científicos na área

Gazeta da Torre
A bem-conceituada nutricionista Elenice Costa
As pessoas estão cada vez mais conscientes da importância da alimentação para manter a saúde e a qualidade de vida. E o profissional que pode apoiar esse processo é o Nutricionista, pois está apto a elaborar um planejamento alimentar para suprir a necessidade de nutrientes para cada indivíduo.

No dia 31 de agosto comemora-se o dia do nutricionista e, pensando nisso, resolvemos fazer uma entrevista com a nutricionista e nossa colaboradora Elenice Costa. Autora de importantes trabalhos científicos na área, Elenice exerceu significativos cargos na área acadêmica. Foi coordenadora do curso de Nutrição da UFPE em dois períodos distintos (de 1978 a 1983 e de 1990 a 1992) e implantou o Programa de Residência em Nutrição no Hospital das Clínicas da UFPE, o primeiro programa da região Norte/Nordeste, do qual foi coordenadora de 1995 a 1998. Foi a primeira presidente do Conselho Regional de Nutricionistas da 6ª Região, com sede em Recife, integrando toda a Região Nordeste. Exerceu a presidência nos períodos de 1980 - 1983, de 1999 - 2002, de 2002 - 2005 e 2014 a 2017. Exerceu, ainda, a presidência do Conselho Federal de Nutricionistas de 1989 a 1990. Nutricionista referência para a categoria em todo o país. A seguir, a entrevista.


(Gazeta da Torre) Em uma frase, qual o perfil do profissional de nutrição?

(Elenice C.) Profissional que promove a saúde do homem, orientando-o na utilização adequada dos alimentos.

(GT) Qual o caminho que um estudante tem que percorrer para se tornar um nutricionista até seu registro?

(E. C.) Antes de tudo, entender o porquê da sua escolha profissional e que sendo a Nutrição uma profissão da área de Saúde, ele irá lidar com a vida.

(GT) A carreira oferece diversas áreas de atuação?

(E. C.) a) Alimentação para indivíduos sadios, como: Escolas, creches, restaurantes comerciais etc.

b) Enferma (Consultórios, clínicas, hospitais etc)

c) Saúde Pública (Indivíduos e/ou Comunidades sob risco Alimentar x Nutricional.

(GT) Onde estão as melhores remunerações?

(E. C.) Em termos de salários, consideramos que o profissional Nutricionista ainda é mau remunerado, com raríssimas exceções, não fugindo à regra dos profissionais da área de saúde, que têm que se desdobrarem para ter uma renda à altura da sua competência e necessidades pessoais.

(GT) Como anda o Conselho Regional de Nutricionistas?

(E. C.) Cremos que o órgão vem cumprindo com o seu papel como órgão fiscalizador do exercício profissional.

(GT) A Sra. implantou o Programa de Residência em Nutrição no Hospital das Clínicas da UFPE, no qual disponibiliza um amplo elenco de especialidades clínicas, cirúrgicas e ambulatoriais. O Programa já formou muitos profissionais com ênfase na área de nutrição clínica. O que tem a falar em relação a isso?

(E. C.) Acreditamos, sem sombra de dúvida, que o Programa de Residência de Nutrição Clínica do Hospital das clínicas de Pernambuco tem cumprido com os objetivos a que se propôs, não só em termos de número de residentes, mas sobretudo, pela qualidade da formação deles. Muitos ex-presidentes, atualmente, são professores e/ou doutores nos diversos cursos do Brasil. Nele, se espelharam outros Programas de Residência de Pernambuco e de outros Estados do Norte e Nordeste. O mais importante, é que se mantém, apesar das dificuldades.
  
(GT) Em algumas academias de ginástica é comum observarmos determinados instrutores passando dicas de alimentação para acelerar os resultados da academia. O que acha disso?

(E. C.) Acho uma falta de ética e sobretudo de responsabilidade profissional, pois, o único profissional capacitado para desenvolver essas atividades previstas em lei é o nutricionista. O fato deveria ser comunicado de imediato aos respectivos conselhos profissionais para as providências cabíveis e, caso se faça necessário, acionar a Justiça.

(GT) Rótulos de alimentos industrializados

(E. C.) Atualmente é lei constar informações das respectivas composições nos rótulos dos alimentos industrializados, as quais só poderão ser contestadas com provas.

(GT) Alimentos que não faltam na dieta de um nutricionista

(E. C.) Na dieta aconselhada pelo nutricionista deve constar todos alimentos disponíveis ao homem em condições de serem consumidos. O que vai variar e nortear é adequação ao seu estado nutricional.

(GT) Fazer pequenos lanches entre as grandes refeições

(E. C.) Intercalar pequenas refeições (lanches) entre grandes refeições, constitui-se um bom controle, quando utilizado com conhecimento.

(GT) Um lugar onde as refeições devem ser feitas

(E. C.) As refeições devem ser realizadas em ambiente tranquilo, num tempo adequado ao tipo de alimentação para que cumpra com o seu objetivo.

(GT) A importância da água

(E. C.) Alimento indispensável à vida humana pelas várias funções que exercem em nosso organismo, entre elas, o transporte dos nutrientes e a excreção das substâncias nocivas à vida humana.

(GT) Comer só salada é uma boa forma de manter a alimentação saudável?

(E. C.) Comer só salada (verdura e/ou fruta) não deverá ser considerada uma boa alimentação, porque esses alimentos não possuem em sua composição todos os nutrientes necessários à saúde. Ela deve ser acrescida, mesmo em pequenas quantidades, com proteína de origem animal.

(GT) Alguns especialistas falam que praticar uma alimentação saudável também é saber comer alimentos "não tão saudáveis", mas que são apetitosos e fazem parte da cultura, da tradição de uma família. Eles ainda falam que não dá para comer só guloseimas, mas não podemos deixar de colocar em nossas refeições aquelas comidas que dão sensação de bem-estar. Concorda?

(E. C.) Para responder esta pergunta, teríamos que ter conhecimento de quais alimentos “não tão saudáveis” estamos falando, como também, se eles são ingeridos diária ou esporadicamente.

(GT) Alimentação adequada é capaz de prolongar a vida, independente do estilo de vida que a pessoa leve?

(E. C.) Uma alimentação só é adequada, quando se adapta também ao estilo de vida do indivíduo, razão pela qual ela deve ser individualizada.

(GT) Alimentação na terceira idade, uma dica

(E. C.) Na terceira idade, a alimentação deve prover não só as necessidades em termos nutricionais (Calorias X Nutrição), mas também se adequar às dificuldades inerentes à pessoa idosa, em termos de mastigação, deglutição, digestão, etc.

(GT) Um nicho relativamente novo no mercado de alimentação coletiva é o das Organizações Não Governamentais, as chamadas ONGs. Elas estão apostando nas atividades desse profissional para melhorar o panorama de desnutrição. Ao contar com o Nutricionista, as ONGs procuram ofertar informações à população a respeito do conteúdo nutricional dos alimentos, dando autonomia para que os indivíduos possam fazer escolhas alimentares mais saudáveis. O que acha disso e qual sua observação?

(E. C.) O trabalho desenvolvido pelo nutricionista nas ONGS em termos de Saúde Pública X Nutrição é de grande relevância, para que as autoridades desenvolvam estudos e programas que beneficiem as comunidades em termos de educação e estado nutricional.

(GT) Levando em conta que todas as novas áreas de atuação profissional são promissoras, podemos considerar o desempenho técnico e científico no Nutricionista e a projeção da Nutrição como ciência do presente e do futuro?

(E. C.) Sim, sendo a Nutrição uma ciência que acompanha o homem desde antes da sua concepção, perpassando por todas as etapas da sua vida, podemos afirmar, sem sombra de dúvida, que o bom desempenho técnico-científico do nutricionista, projetará a Nutrição cada vez mais como uma ciência do presente e do futuro.

(GT) Um sonho relacionado à profissão

(E. C.) É que ela cada vez mais alcance os seus objetivos, visando o bem-estar do homem.

(GT) Um recado para todos os leitores do jornal Gazeta da Torre

(E. C.) Quando o assunto for Alimentação x Nutrição, procure o NUTRICIONISTA.

O mercado de atuação do nutricionista vem crescendo a cada ano e este profissional ganha cada vez mais importância na promoção do bem-estar e da saúde da população. Em dias de hoje, um papel de extrema importância em nossa sociedade. Nesse registro, os nossos parabéns ao Dia do Nutricionista.

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

A Simples Assim Decorações no bairro da Torre - criatividade e simplicidade juntas

Simples Assim Decorações


Faça uma festa de maneira 
simples e com muito afeto

Serviço de locação, criação e 
montagem de decoração


Tenha criatividade na hora de poupar

Gazeta da Torre

Para poupar, é preciso ser criativo. Costumo dizer que “quem poupa por poupar, gasta por gastar”. Por isso, é preciso ter metas, objetivos e principalmente criatividade para poupar pensando no hoje e no amanhã.

Pensei em duas formas criativas que podem te ajudar nessa busca de formar poupança. A primeira delas, usei para um casal que fez consultoria comigo há anos e até hoje dou essa dica. Eles tinham o desejo de comemorar 5 anos de casados fazendo uma viagem para Europa. Faltavam 3 anos para a data. Traçamos um plano com o objetivo, data e valor aproximado que precisariam. Fizemos a conta e vimos que precisariam poupar 50 euros por mês, que daria em torno de R$ 150 com a cotação da época. Viram que era possível e toparam o desafio. Muitas vezes, é importante materializar o sonho para que seja mais estimulante correr atrás dele. Por isso, sugeri que o casal compasse um pote transparente e acumulasse ali os euros. Eles iam ver o sonho se realizando a medida que o pote ganhava vida e cores, tudo ia tomando forma.

Durante os primeiros anos de trabalho na área, usava muito o lema “Sonhar, Planejar e Realizar”, pois acredito totalmente que é possível realizar todos os nossos sonhos, basta ter um planejamento para cada um deles. Nos exige dedicação e disciplina para seguir e cumprir o que foi planejado, consistência, mas nos leva à satisfação de alcançar nossos objetivos, de realizar nossos sonhos.

Outra boa forma de poupar é o “se pague primeiro”. Ou seja, antes de pagar qualquer uma das suas contas, destine um valor para você! Um amigo tinha o costume de passar um cheque para ele mesmo. Dizia que era boa a sensação de assinar aquele cheque, sensação de quem trabalhou o mês todo e está “se pagando”, não é apenas um “pagador de contas”. Assim como você tem outras obrigações financeiras mensais, tenha a obrigação de SE PAGAR, ou seja se remunere, já que você corre atrás ao longo do mês e merece ficar com parte do que ganha e não só distribuir pagando contas e despesas corriqueiras do mês.

Existem muitas outras formas criativas de poupar. Tenha consciência da importância dessa atitude, de tudo o que esse hábito pode te proporcionar ao longo da vida e dê o primeiro passo!

Vale acompanhar o meu canal do Youtube, e o meu PodCast através do Spotify, Deezer e Soundcloud, basta procurar por LEANDRO TRAJANO.

Até a próxima!!

Leandro Trajano
Siga-me no Instagram @personalfinanceiro                                          

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Evento “Cineminha no Museu” – Museu da Abolição

Gazeta da Torre
Fonte: MAB - Museu da Abolição



Assistir “Bia desenha” em casa na programação de desenhos animados brasileiros da #TvBrasilAnimada é massa. Afinal são quatro exibições diárias (das 8h35 às 8h45 e depois às 10h53). Mas que tal aproveitar o sábado para assistir uma seleção de episódios junto com uma turminha super bacana, bater um papo com os criadores da série, conhecer a história do Museu da Abolição e ainda participar de uma roda de capoeira Angola?

Nesse sábado, 31 de Agosto, a partir das 13h30, o Projeto Capoeira Ubuntu e o Museu da Abolição promovem o evento “Cineminha no Museu”, com uma série de atividades ligadas as expressões culturais afro-brasileiras.

Com a participação de Kalor Pacheco, Neco Tabosa, Raul Souza, Cecília Godoi e Zózimo - Prof. Xexéu.

Chama todo mundo e vamo nessa! 
Tudo de forma gratuita aqui no MAB.
Classificação: 4 anos
Visite o MAB! 
É gratuito, 
é digital, 
é nosso!

Cantinho da Jaci - Mercado da Madalena


Cantinho da Jaci Refeições
Área externa do Mercado da Madalena 
(Feira dos Passarinhos)

Pratos por preços populares 
a partir de R$10,00

Galinha Cabidela, Carne Guisada, Fígado de Boi, Feijoada, Mão de Vaca, Peixe Frito e ao leite de coco, entre outros.

As obras na Ponte da Torre

Gazeta da Torre
Fonte: Prefeitura da Cidade do Recife

Obras na Ponte da Torre (Foto: Andréa Rego Barros/PCR)
As obras para a recuperação estrutural das pontes da Torre e do Derby foram iniciadas em março deste ano pela Prefeitura do Recife, com previsão de conclusão para março de 2020. As intervenções nos importantes trechos de ligação de áreas de Recife, executadas pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), preveem a restauração das estruturas, totalizam um investimento de R$ 11.1 milhões. Na Ponte da Torre, 30% da infraestrutura foi executada.

segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Edição AGOSTO 2019

Gazeta da Torre
*Formato específico para visualização
em celular e tablet (só é clicar nas páginas)