sábado, 1 de fevereiro de 2025

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) está entre os melhores centros de ensino superior do mundo

 Gazeta da Torre

De acordo com o levantamento THE World University Rankings by Subject 2025. O ranking foi divulgado pela consultoria britânica Times Higher Education no último dia 22 de janeiro, e levou em consideração 18 áreas do conhecimento, em critérios como qualidade do ensino, impacto da pesquisa e internacionalização.

As universidades federais brasileiras, vinculadas ao Ministério da Educação (MEC), dominaram as classificações em áreas como Artes e Humanidade. Além da UFPE, as universidades federais do Rio de Janeiro e de Minas Gerais também ficaram com as melhores classificações.

Outros trabalhos reconhecidos foram as universidades federais Fluminense (UFF), de Santa Catarina (UFSC), do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Goiás (UFG), do Pará (UFPA), de Santa Maria (UFSM), de São Carlos (UFSCar), da Bahia (UFBA), de Juiz de Fora (UFJF), de São Paulo (Unifesp) e do Paraná (UFPR).

Nas áreas de Medicina e Saúde, a UFPE também figurou nas melhores posições, junto com outras 23 universidades federais brasileiras. A boa classificação ainda foi alcançada pela instituição pernambucana em Ciências da Vida, Ciências da Computação, Ciências Físicas, Engenharia, Negócios e Economia, e Direito.

Fontes:Times Higher Education; CBN;

- anúncio -

Literatura de CORDEL com Jorge Filó

 Gazeta da Torre

Jorge Filó  

Escritor, Poeta, cordelista, produtor cultural, Coordenador de mesas de Glosas e a marca ‘Encomende seu Cordel’.

https://www.instagram.com/jorgefilo/?hl=en  

https://www.instagram.com/encomendeseucordel/?hl=en

Um sábado cultural em junho/2023
no Mercado da Madalena.
Lançamento do livro 'Pecúlio'
do poeta cordelista Jorge Filó.

"[...] 'Pecúlio', é uma seleção dos mais belos poemas, do poeta e cordelista Jorge Filó, que retratam em cada verso a oralidade e a essência da cultura popular nordestina", expressa Marcone Melo, músico e produtor cultural.

O poeta cordelista participou na produção da matéria 'O renascimento da poesia popular que alfabetizou milhões no Brasil' da correspondente do jornal El País, Naiara Gortázar, editada em dezembro de 2024. No conteúdo, a jornalista relata que a literatura de cordel, poesia popular tradicional publicado em panfletos, busca informar, entreter e até mesmo alfabetizar milhões de brasileiros.

Palestrante e declamador da poética do sertão nordestino, Jorge Filó é devoto e praticante da arte dos repentistas, além de confeccionar cordéis sob encomenda. Tem ainda dois livros publicados: 'A igreja do diabo ou a contradição humana' (2004), adaptação para cordel de um conto de Machado de Assis, e 'Os de cá com os de lá' (2012).

Em resumo: um grande poeta cordelista.

@gazetadatorreoficial

Fontes: Skoob; Diário de Pernambuco; Cultura PE;

- anúncio -

Recife passa a contar com dois programas vinculados à Secretaria-Geral da Presidência da República: a Estação Juventude e o Conexão Cidadã

 Gazeta da Torre

No evento, a presença do ministro Márcio Macêdo e do prefeito João Campos

Recife passa a contar com dois programas vinculados à Secretaria-Geral da Presidência da República: a Estação Juventude e o Conexão Cidadã. Os termos de convênio foram assinados pelo ministro chefe da Pasta, Márcio Macêdo, e pelo prefeito do Recife, João Campos, em evento no Compaz Dom Hélder Câmara, na comunidade do Coque.

Estação Juventude

O programa Estação Juventude vai permitir que jovens em vulnerabilidade social, entre 15 a 29 anos de idade, que residam na região do Compaz Dom Hélder Câmara, tenham acesso a políticas públicas e serviços de cidadania. A iniciativa foi detalhada pelo secretário de Juventude de Cidadania do Recife, Marco Aurélio Filho.

“O que a gente quer é despertar esse pertencimento desse jovem, que no contraturno, por exemplo, não tem nenhuma atividade. Então, que ele venha para cá, onde terá uma espécie de laboratório ofertando uma série de atividades. Isso para que ele possa, inclusive, pertencer a esse espaço. A ideia é que a gente tenha espaços como esse, de juventude, nas diversas RPAs (Regiões Político Administrativas) da cidade, como um motivo para impulsionar esses jovens a participarem da política pública”, reforçou.

Cumprindo agendas na capital pernambucana no final de janeiro, o ministro Márcio Macêdo visitou alguns espaços dentro do Compaz Dom Hélder Câmara. Ele garantiu que a nova iniciativa se soma ao trabalho que já é realizado.

“Eu fiquei muito contente de ver esse ambiente aqui, com políticas públicas reais mudando a vida das pessoas, colocando a juventude para ter hábitos saudáveis, para ter acesso a oportunidades e políticas públicas. É muito bom para o governo federal poder fazer parte desse processo. Poder trazer as nossas políticas, trazer investimentos, trazer recursos, para que a juventude do território possa interagir com isso”, afirmou.

Conexão Cidadã

O objetivo do Conexão Cidadã é fortalecer associações, cooperativas e outras formas de organização que trabalham com a reciclagem popular. Melhorar as condições de trabalho e incentivar o financiamento público para catadores e catadoras de materiais recicláveis e reutilizáveis estão no foco da iniciativa .

O prefeito do Recife, João Campos, anunciou que um edital para cadastramento das cooperativas está aberto pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb).

“Esse edital é para que a gente possa pagar pela triagem. Se a gente paga e remunera por essa triagem a empresa privada, por que a gente não vai pagar se a cooperativa fizer? Além de garantir a limpeza da cidade, a proteção do meio ambiente, a gente está garantindo a dignidade do trabalho de quem mais precisa”, relatou.

No Nordeste, o programa Conexão Cidadã, no âmbito do Pró-Catador, lançado em 2023, conta com polos nas cidades de Recife e Aracajú.

Fonte:CBN Recife

- anúncio -