quarta-feira, 6 de março de 2019

A Importância da Comunicação Verbal, Não Verbal e Etiqueta no Trabalho

Gazeta da Torre

A capacidade de entender e decodificar a linguagem corporal é, sem dúvida, a melhor qualificação para uma carreira de sucesso. (Allan Pease).

Enquanto profissional da área de Recursos Humanos, desde o mês de janeiro de 2019 venho empreendendo uma longa jornada de Recrutamentos e Seleções, o que me rendeu inúmeras reflexões, análises e me inspirou a escrever esta matéria.

Em um primeiro momento, o que chama a atenção do selecionador em uma triagem preliminar de currículos pode ser o histórico profissional e a capacidade técnica, porém, a seguir, faz-se necessária uma análise apurada, cuidadosa e minuciosa da habilidade comportamental, a fim de minimizar conflitos e insatisfações futuras.

Segundo Peter Drucker, considerado o Pai da Administração: As pessoas são contratadas pelas suas habilidades técnicas, mas são demitidas pelos seus comportamentos. As habilidades comportamentais são, portanto, determinantes para o sucesso e ascensão de qualquer carreira.

Vale citar duas questões, entre outras, que considero fundamentais:

Comunicação Verbal e Não Verbal e Etiqueta no Trabalho.

Com relação à Comunicação:

No trabalho ou na vida, tudo envolve comunicação.

Comunicação é uma palavra multifacetada que abrange praticamente qualquer interação com outras pessoas: conversa normal, persuasão, ensino e negociação.

O princípio da comunicação é a existência do outro. E tão importante quanto à ação é a reação. Comunicação assertiva se aprende, por isso vale lembrar que todo cuidado é pouco. Somos responsáveis pela mensagem que emitimos, mas não podemos garantir como o outro vai entender. Só prestando muita atenção ao outro é que somos melhores guiados a uma comunicação mais assertiva.

A comunicação vai além de simples palavras. Envolve a linguagem corporal, posturas, gestos, contato visual e tom de voz. As palavras são apenas o conteúdo da mensagem, enquanto que todo o resto forma o contexto, no qual a comunicação está embutida. O significado da comunicação é o resultado disso tudo. Quais os resultados que você está obtendo?

Vemos com frequência, na vida e nas empresas e organizações, conflitos, mágoas, retrabalho, alto estresse, em decorrência da falta de habilidade comportamental, empatia e falta de autoconhecimento. Pessoas que não percebem seus gestos, tons de voz, posturas inadequadas e cultivam resultados nefastos, no dia a dia, com a sua comunicação. É hora de olhar um pouco mais para dentro de si?

Etiqueta Profissional é o segundo ponto que desejo mencionar nesta matéria.
Maria Aparecida Araújo, proprietária da Etiqueta Empresarial Executive Manners Consulting, cita algumas regrinhas básicas que facilitam a convivência com pares, “chefes e subordinados” e que vão colocá-los na rota mais curta de uma promoção de cargo.
Cito, então, os principais conselhos de alguns especialistas, reunidos pela revista EXAME.com em relação a este tema. Confiram:

“A regra de ouro é tratar o outro como gostaria de ser tratado”, diz Maria Aparecida. Ou seja, não faça nunca para o outro o que não quer que seja feito para você. E isso vale para todos os níveis de interação: vertical para cima (relação com chefes), horizontal (relação com pares) e vertical para baixo (com seus subordinados).

Olhar nos olhos de uma pessoa enquanto ela fala com você, em vez de continuar mexendo no celular, é também um sinal de respeito, de acordo com Fabiana Góes, da Search. “Hoje em dia, com tantas tecnologias, parar para prestar atenção quando falam com você é também uma regra de etiqueta”.

Após dar ênfase aos dois primeiros pontos, eis os seguintes que foram mencionados:

1. Respeito à Privacidade; 

2. Cuidado com apelidos; 

3. Atenção às brincadeiras; 

4. Disposição para ajudar; 

5. Sem derrotismo; 

6. Prometeu? Cumpra; 

7.Equilibre o tom de voz; 

8.Respeito à pausa do almoço. 

9. Não “agredir” o olfato de ninguém (excessos: aromaterapia, perfumes); 

10. Tratar muito bem os fornecedores “Um fornecedor que é bem tratado em uma empresa vai se transformar em um propagador positivo dela”, diz Maria Aparecida. Portanto, atenção e excelência no serviço prestado aos clientes externos devem ser estendidas aos fornecedores. 

11. Ter noção de hierarquia. Mesmo que os líderes da sua empresa sejam acessíveis e mantenham a porta aberta de suas salas, tenha a noção de hierarquia.

Finalmente, acrescento: Cuidado com fardamento (se houver), roupas, vestuário de trabalho em geral. Sempre gosto de lembrar a questão de adequação. Você se veste de acordo com a ocasião? Cada empresa tem a sua cultura, seu jeito de ser. Observe! Respeite! Alinhe-se! Isso contará a seu favor enquanto profissional. Não seja um peixe fora d’água.

Abraço fraterno,

Vera Silva – Desenvolvimento Humano e Organizacional.

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