A capacidade de entender e decodificar a linguagem
corporal é, sem dúvida, a melhor qualificação para uma carreira de sucesso.
(Allan Pease).
Enquanto profissional da área de Recursos Humanos, desde
o mês de janeiro de 2019 venho empreendendo uma longa jornada de Recrutamentos
e Seleções, o que me rendeu inúmeras reflexões, análises e me inspirou a
escrever esta matéria.
Em um primeiro momento, o que chama a atenção do
selecionador em uma triagem preliminar de currículos pode ser o histórico
profissional e a capacidade técnica, porém, a seguir, faz-se necessária uma
análise apurada, cuidadosa e minuciosa da habilidade comportamental, a fim de
minimizar conflitos e insatisfações futuras.
Segundo Peter Drucker, considerado o Pai da
Administração: As pessoas são contratadas pelas suas habilidades técnicas, mas
são demitidas pelos seus comportamentos. As habilidades comportamentais são,
portanto, determinantes para o sucesso e ascensão de qualquer carreira.
Vale citar duas questões, entre outras, que considero
fundamentais:
Comunicação Verbal e Não Verbal e Etiqueta no Trabalho.
Com relação à Comunicação:
No trabalho ou na vida, tudo envolve comunicação.
Comunicação é uma palavra multifacetada que abrange
praticamente qualquer interação com outras pessoas: conversa normal, persuasão,
ensino e negociação.
O princípio da comunicação é a existência do outro. E tão
importante quanto à ação é a reação. Comunicação assertiva se aprende, por isso
vale lembrar que todo cuidado é pouco. Somos responsáveis pela mensagem que
emitimos, mas não podemos garantir como o outro vai entender. Só prestando
muita atenção ao outro é que somos melhores guiados a uma comunicação mais
assertiva.
A comunicação vai além de simples palavras. Envolve a
linguagem corporal, posturas, gestos, contato visual e tom de voz. As palavras
são apenas o conteúdo da mensagem, enquanto que todo o resto forma o contexto,
no qual a comunicação está embutida. O significado da comunicação é o resultado
disso tudo. Quais os resultados que você está obtendo?
Vemos com frequência, na vida e nas empresas e
organizações, conflitos, mágoas, retrabalho, alto estresse, em decorrência da
falta de habilidade comportamental, empatia e falta de autoconhecimento.
Pessoas que não percebem seus gestos, tons de voz, posturas inadequadas e
cultivam resultados nefastos, no dia a dia, com a sua comunicação. É hora de
olhar um pouco mais para dentro de si?
Etiqueta Profissional é o segundo ponto que desejo
mencionar nesta matéria.
Maria Aparecida Araújo, proprietária da Etiqueta
Empresarial Executive Manners Consulting, cita algumas regrinhas básicas que
facilitam a convivência com pares, “chefes e subordinados” e que vão colocá-los
na rota mais curta de uma promoção de cargo.
Cito, então, os principais conselhos de alguns
especialistas, reunidos pela revista EXAME.com em relação a este tema.
Confiram:
“A regra de ouro é tratar o outro como gostaria de ser
tratado”, diz Maria Aparecida. Ou seja, não faça nunca para o outro o que não
quer que seja feito para você. E isso vale para todos os níveis de interação:
vertical para cima (relação com chefes), horizontal (relação com pares) e
vertical para baixo (com seus subordinados).
Olhar nos olhos de uma pessoa enquanto ela fala com você,
em vez de continuar mexendo no celular, é também um sinal de respeito, de
acordo com Fabiana Góes, da Search. “Hoje em dia, com tantas tecnologias, parar
para prestar atenção quando falam com você é também uma regra de etiqueta”.
Após dar ênfase aos dois primeiros pontos, eis os
seguintes que foram mencionados:
1. Respeito à Privacidade;
2. Cuidado com apelidos;
3. Atenção
às brincadeiras;
4. Disposição para ajudar;
5. Sem derrotismo;
6. Prometeu?
Cumpra;
7.Equilibre o tom de voz;
8.Respeito à pausa do almoço.
9. Não
“agredir” o olfato de ninguém (excessos: aromaterapia, perfumes);
10. Tratar
muito bem os fornecedores “Um fornecedor que é bem tratado em uma empresa vai
se transformar em um propagador positivo dela”, diz Maria Aparecida. Portanto,
atenção e excelência no serviço prestado aos clientes externos devem ser
estendidas aos fornecedores.
11. Ter noção de hierarquia. Mesmo que os líderes
da sua empresa sejam acessíveis e mantenham a porta aberta de suas salas, tenha
a noção de hierarquia.
Finalmente, acrescento: Cuidado com fardamento (se
houver), roupas, vestuário de trabalho em geral. Sempre gosto de lembrar a
questão de adequação. Você se veste de acordo com a ocasião? Cada empresa tem a
sua cultura, seu jeito de ser. Observe! Respeite! Alinhe-se! Isso contará a seu
favor enquanto profissional. Não seja um peixe fora d’água.
Abraço fraterno,
Vera Silva – Desenvolvimento Humano e Organizacional.
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