quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

MONTANDO LOOKS PRÁTICOS PARA AS FESTAS DE CARNAVAL!

Gazeta da Torre

Foi chamada de última hora para uma festa de Carnaval? Não deu pra investir em uma megafantasia? A gente dá dicas de como tirar, do seu próprio closet, um look incrível para se divertir! É só aproveitar algumas das principais tendências da moda no momento:

Paetês

Eles caíram no gosto fashion e já faz um tempinho que aparecem em várias lojas em regatas, blazers, coletes, leggings, saias, sapatos… No Carnaval, escolha sua peça mais brilhante (mas vale também apostar no paetê nos detalhes) e não tenha medo de combinar com acessórios, que também são chamativos.

Finalize o look folia com uma máscara! Na época de Carnaval, é super fácil e barato comprar também colares poderosos. A produção vai ficar super chique!

Moda militar e navy

Nos dias comuns, a regra básica para apostar nessa tendência é usar apenas uma ou outra peça desse estilo. Mas, como é Carnaval, pode usar tudo de uma vez, para improvisar uma fantasia super fashion!

Monte o look militar:
Aposte nas cores verde musgo, marrom, bege e cinza. Peças, como um macaquinho, vestido ou regata dão super certo! Se quiser, a estampa camuflada também pode ajudar a entrar no clima militar.

Monte o look marinheira:
Aposte em clássicos do estilo navy, com peças listradas (sim, combine na parte de cima e embaixo!), cores, como azul-marinho, vermelho e dourado e estampas fofas de âncora.

Neon
Quase ninguém ficou imune à febre das cores fluorescentes: com certeza, pelo menos uma regatinha de cor bem vibrante você tem! Para o Carnaval, combine peças de cores neon no mesmo look sem medo: a ideia é mesmo montar uma produção colorida!


 Ideias simples, sem maiores gastos e que vai dar para cair na folia com muito estilo!

DICAS PARA CAPRICHAR NA MAKE DO CARNAVAL!

Gazeta da Torre

Com o Carnaval já pertinho, as apaixonadas pela data já começaram a programar as fantasias e maquiagens para curtir os quatro dias de festa com a cara da comemoração. E para ajudar nas inspirações, seja para as que fazem um estilo mais discreto ou para aquelas que não resistem a muito brilho, separamos algumas dicas de makes que são ideais para aproveitar os blocos, desfiles e bailes com muito estilo.

Muitas cores e texturas são a aposta perfeita

Se durante todo o ano, as mais vaidosas sofrem no momento de escolher entre o batom vermelho tão amado ou aquela sombra azul que não vê a hora de usar, o Carnaval é o período ideal para tirar todos esses produtinhos do armário e usá-los ao mesmo tempo! Vale combinar diferentes tons de sombras, em esfumados ultra coloridos, ou mesclar os olhos divertidos com um batom de um tom também vibrante, garantindo um visual mais alegre para a make.

Para não pesar demais na maquiagem do dia, a dica é ficar de olho no círculo cromático - disco de cores que é o melhor amigo de maquiadores e consultores de imagem. O círculo vai mostrar os tons que são opostos e complementares, permitindo criar makes com cores vibrantes, sem perder a harmonia do visual.

Aplicação de glitter e cristais pode completar makes

Outra aposta garantida entre as makes para o Carnaval é o brilho, que surge tanto com o famoso glitter, como em cristais. Para inovar na maquiagem da época, a dica é escolher um dos dois acabamentos e aplicar em detalhes da produção, como no canto interno dos olhos ou alto das maçãs do rosto e têmporas, combinando com as tonalidades mais vibrantes de batons e sombras. Para as mais moderninhas, o glitter pode surgir também nos lábios, com uma tendência que está dominando o mundo das fashionistas de plantão.

Cílios postiços também estão liberados

E como para a make de Carnaval quanto mais acessórios melhor, os cílios postiços também são muito bem-vindos. O pretinho básico é perfeito para as meninas mais discretas que querem atrair a atenção para os olhos, já os ultra coloridos podem dar um charme extra para as maquiagens que já contam com vários elementos chamativos e cheios de cores.

Maquiagens temáticas também ganham espaço

Uma outra dica bem interessante para as que estão ansiosas para as produções de Carnaval, é buscar inspirações de maquiagens temáticas para combinar com as fantasias. Se a ideia é sair com roupa de sereia, por exemplo, vale explorar os tons marinhos e criar pequenas escamas no rosto, enquanto fantasias de felinos podem ser finalizadas com bidoginhos criados com ajuda de make.

O que vale aqui é se inspirar e colocar muitas cores alegres e vibrantes, pois a época pede!
Espero que tenham curtido as dicas. Para enviar comentários e acompanhar mais novidades acessem:

Facebook: Novamodaemdestaque

Instragram: Novamodaemdestaque


segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

TODO ANO O MESMO NEGÓCIO: “O ANO SÓ COMEÇA DEPOIS DO CARNAVAL...”

Gazeta da Torre

Olá, pessoal! Sou Leandro Trajano, administrador, e trabalho com Educação Financeira, Planejamento Financeiro, Finanças Pessoais & para Casais, além de Consultoria Empresarial nas áreas Administrativa, Financeira e de Recursos Humanos.

A partir desta edição, através da minha Coluna no Gazeta da Torre, terei o prazer de compartilhar ideias, planos, notícias, possibilidades, oportunidades, exemplos e ferramentas que costumam ajudar as pessoas a refletir, a fim de que possam levar uma Vida Financeira mais saudável. Abordarei também temas ligados a empreendedorismo e negócios que contribuam, agreguem valor e tragam conteúdo para você a cada edição.

Desenvolvi a paixão pelo universo da Educação / Inteligência Financeira, Planejamento, Finanças Pessoais e Investimentos há cerca de 10 anos, quando fui morar em Angola (2007). Antes, havia morado no Timor-Leste e Austrália (2005), como voluntário.

Preocupado e querendo me organizar, de forma que o salário em terras africanas não evaporasse, estudei, li muito e procurei entender sobre como gerir melhor meus recursos.
Aprofundei-me, passei a ser procurado por amigos, familiares e colegas de trabalho, com o objetivo de ajudá-los a trocar ideias e planejar, procurar meios de fazer com que os sonhos se tornassem concretos através de um planejamento que possibilitasse a busca pela realização.

Isso sempre me fascinou. Voltei ao mundo no fim de 2009, começo de 2010. Por mais alguns anos, morei em diferentes países, entre eles, Peru, Bolívia, Equador, Haiti e Ghana. E mais uma vez, nesse período, nas horas vagas, lia, pesquisava, estudava e me aprofundava!!!

Continuava sendo procurado por amigos, colegas, familiares, para uma ajuda aqui, outra acolá, e, em paralelo a isso, a sugestão de que profissionalizasse aquele serviço, que sempre levei como um hobby e que até hoje me faz brilhar os olhos!!!

Eis que em 2013, entre uma coisa e outra, refleti e resolvi validar tudo o que acreditava. Formatei um material, desenvolvi uma metodologia que utilizo desde então, atendendo clientes com a consultoria na área, onde oriento desde o orçamento pessoal / familiar. Trabalho os hábitos que levam a(s) pessoa(s) a ter uma vida financeira saudável, utilizando ferramentas e apresentando "cases", um conjunto que tem proporcionado ótimos resultados onde passei e, naturalmente, tem sido muito gratificante!!!

Mas claro, todos que querem mudar de vida precisam de muita, mas muita dedicação e disciplina, resistir às tentações e refletir diante de situações que muitos agem por impulso.
Participei do quadro “Conversando com o especialista”, na Rádio Olinda, por 1 ano, abordando temas ligados à área e, eventualmente, sigo contribuindo com a Rádio.

Realizo-me através deste trabalho. É fantástico contribuir com as pessoas, falar, ouvir e aprender muito a cada momento. Para isso, aproveito também os espaços e convites que tenho para realizar Workshops e Palestras, em empresas e abertas ao público.

É fundamental contribuir com a população, ainda carente de informações, de orientação nesse sentido, afinal, vivemos num país onde 80% das pessoas não controlam suas finanças e cerca de 55% da população gasta MAIS do que ganha.

Devidamente apresentado...

Que tal começarmos falando de 2017? ...e do carnaval?

TODO ANO O MESMO NEGÓCIO: “O ANO SÓ COMEÇA DEPOIS DO CARNAVAL...”

Mas isso aonde?

Lá em casa ele começa, de fato, 1º de janeiro, e já cheio de contas que chegaram em 2016 para vencerem já na 1ª semana do ano, entre outras que já estavam por chegar.
Todo começo de ano a correria é grande, a preocupação, contas a pagar, o colégio, o IPVA, o IPTU, um cartão que vem com parcelas das compras de Natal, dos presentes que já foram dados, mas a cobrança em muitos casos vem depois. Muito do que se confraternizou em dezembro só se paga no ano seguinte etc.

E por falar em IPVA e IPTU, todo ano me perguntam muito sobre o pagamento dividido ou em parcela única. De modo geral, a parcela única é a melhor opção para quem tem o dinheiro para pagar à vista e, ainda assim, continuar com uma reserva de segurança, pois o desconto vale à pena.

É... de fato o ano já começou faz tempo e não podemos perder esses dois meses que praticamente já passaram. Não podemos esperar o carnaval passar para nos preocuparmos com 2017. Março bate a nossa porta e, neste ano, que para muitos é de recuperação, de se reestabelecer, é preciso tirar o atraso, ganhar tempo.

O carnaval está logo aí, “gaste com moderação”, gaste apenas o que tem e o que pode, para não gerar dívidas até o Natal. Evite sair com muito dinheiro e, se for para a multidão, proteja bem o dinheiro, para não molhar e para não perder. Não esqueça do seu documento de identificação.

No deslocamento para as festas, procure usar o transporte público, junto à família e aos amigos que animarão o percurso e podem baratear as despesas ao dividir, dependendo do lugar que forem. Se possível, levem as bebidas, petiscos e frutas, de forma que possam durar as primeiras horas do dia ou até mais tempo.

Divirtam-se muito no carnaval dos blocos de rua, festas abertas para todos e com muita animação nas ladeiras de Olinda, nas ruas do Recife Antigo e em muitas cidades do interior, muitas festas boas, lindas, cultura viva e gratuita, uma verdadeira RIQUEZA CULTURAL!!!
Até a próxima...!!!
Leandro Trajano
leandrotrajano@personalfinanceiro.com
Siga no Instagram  @personalfinanceiro


domingo, 19 de fevereiro de 2017

SÁBADO ANIMADO no Mercado da Madalena

Gazeta da Torre 

A Burrinha do Sr. Antônio (Comerciante do Mercado da Madalena)
Na manhã do sábado (18), dois blocos de carnaval, das comerciantes Socorro e Marília, fizeram suas festas no Mercado da Madalena. Várias pessoas compareceram e dançaram ao som do frevo, maracatu, MPB, e até música internacional. Os dois blocos tiveram públicos diferenciados que mais uma vez puderam contar como palco o nosso grandioso Mercado da Madalena. Segue o registro.





sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Frequentador do Meracdo da Madalena na 4ª edição Concurso de Fantasias

Gazeta da Torre

Um dos concursos mais tradicionais do Recife chegou a sua 4ª edição, com 18 candidatos que disputaram na categoria Originalidade e cinco na categoria Luxo, totalizando 23 participantes. O concurso foi realizado no dia 15 de fevereiro, no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Pernambuco.

Entre os 18 candidatos que disputaram na categoria Originalidade estava nosso grande amigo Jorge Borges de São Vicente Férrer, do Recife e do Mercado da Madalena: é de festas! É do povo! É dos blocos, procissões, passeatas públicas e até de enterros. Fonoaudiólogo e contador de história; de sorriso sincero e choro fraterno...

 Jorge Borges - Abram alas para o casamento de Júlia


Casar-se-á com Júlia do coelho (destaque no folclore vicentino que embalou fantasias e gargalhadas ao levantar as saias e mostrar o “coelho” a quem pedisse). A fantasia é de material reaproveitado...Abram alas para o casamento de Júlia!  Salve o “coelho” de Júlia no maior e melhor carnaval do mundo: Pernambuco!

sábado, 4 de fevereiro de 2017

Rei Momo e Rainha do carnaval 2017 são eleitos no Recife

O Rei Momo e a Rainha do Carnaval 2017.  Foto: Anderson Stevens
O arte-educador Eduardo Normande Gomes de Queiroz, de 35 anos, e a professora de dança Bruna Renata Barbosa e Silva, de 23 anos, venceram a final do concurso promovido pela Prefeitura do Recife. O casal foi coroado na noite da sexta-feira (3) durante evento realizado no Pátio de São Pedro.

Ao todo, 24 concorrentes participaram da última etapa do concurso. Neste ano, a seleção foi entre 43 participantes, através da realização das duas primeiras etapas, nos dias 12 e 18 de janeiro.

Além de receber, cada um, o prêmio no valor de R$ 18 mil, Eduardo Queiroz e Bruna Barbosa terão uma agenda a cumprir durante o carnaval, quando participarão dos principais bailes da cidade bem como farão apresentações em escolas públicas e privadas, comunidades e agremiações carnavalescas. 


sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

PROGRAMAÇÃO INFANTIL DO CARNAVAL RECIFE 2017

Fonte: Confira+ (Carnaval Recife)


Blocos e Prévias Infantis 2017

 Bailinho do Plaza 2017 (Imagem: Divulgação)
Bailinho do Plaza + Mundo do Bita – 4, 5, 11 e 12 de fevereiro 2017

O Shopping Plaza prepara um baile de carnaval para as crianças todos os anos. A festa é gratuita e em 2017 será nos dias 4, 5, 11 e 12 de fevereiro, das 16h às 19h, na área externa do shopping.

Nesta 4ª edição do Bailinho, haverá a estreia do Bloco do Bita, com show do Bita, além de Orquestra de frevo com músicas do Mundo Bita, Boneco Gigante do Bita e Estandarte do Bloco, desfile de fantasias, oficinas e atividades lúdicas.

Os ingressos custam R$60 (inteira), R$30 (meia) e R$30 (social, requer 1kg de alimento) e estão disponíveis no Balcão de Informações do shopping (Piso L3). Os alimentos arrecadados com os ingressos sociais serão repassados ao NACC Recife.

Frevinho no Taca – 4, 11 e 18 de fevereiro 2017

 revinho no Taca 2017 (Imagem: Divulgação/Facebook)
No Shopping Tacaruna, o carnaval da criançada será com o Frevinho no Taca, que que acontece nos dias 4, 11 e 18 de fevereiro. Os shows serão com a Bandalelê, bloco Balança Rolhinha e Orquestra de Frevo. Outro atrativo é o concurso de fantasias, que acontece durante todos os dias da prévia, com premiações de cupons para comprar em lojas do shopping.

A festa será na área gourmet do Shopping Tacaruna, todos os dias a partir das 16h, com acesso grátis. Os interessados em concorrer no concurso de fantasias devem inscrever-se através do telefone (81) 3412-6072.

Bailinho do Shopping Guararapes – 11 de fevereiro 2017

 Bailinho do Shopping Guararapes (Imagem: Divulgação/Facebook)
O Shopping Guararapes também apresenta, este ano, uma programação de carnaval de infantil. O Bloquinho Guararapes será no dia 11 de fevereiro e o local escolhido foi o edifício-garagem. As atrações que farão a animação dos pequenos serão as bandas Mini Rock, AnimaKids e Tio Bruninho. A entrada é grátis.

Com 7 & Serpentina – 11 de fevereiro 2017

 Com 7 & Serpentina 2017 (Imagem: Divulgação)
O bloco Com 7 & Serpentina, festa carnavalesca infantil do Vila 7, será no dia 11/02 às 15h30 e contará com: Orquestra de Frevo do Tio Bruninho, Orquestra de Frevo, Carnavalizando (show da Cia Fátima Freitas & Publius), Sambadeiras pra Família, Frevo com Érica Alves, personagens de carnaval e a presença do Balança Rolhinha.

Os ingressos estão custando R$60 (inteira) e R$30 (meia) e as vendas acontecem no Vila 7 e no Shopping Riomar.

Bal Masqué Infantil / Balmasquezinho – 12 de fevereiro 2017

30ª edição do baile Bal Masqué Infantil acontece no dia 12/02, no Clube Internacional do Recife, a partir das 15h, com apresentações do Palhaço Chocolate, Orquestra de Frevo e, ainda, desfile de máscaras e fantasias e concurso para príncipe e princesa. Os ingressos custam R$25. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (81) 3071-6650.

Bloco Jacaré da Beira Rio – 12 de fevereiro 2017

O Jacaré da Beira Rio é o bloco do cantor André Rio para os pequeninos. O percurso é feito na Avenida Beira Rio, entre os bairros Torre e Madalena. Em 2017, a concentração será às 9h, na Praça Domingos Giovanetti, na Madalena, e o desfile começa às 11h na Avenida Beira Rio.

Os foliões mirins poderão se divertir com a presença de um trio elétrico, no qual também se apresentarão Christiano Diniz e Carla Rio. E ainda farão parte da festa recreadores fantasiados, bonecos, passistas, perna-de-pau e trenzinho. A camisa do bloco está custando R$35 e a pulseira de acesso ao trenzinho R$15.

Bloco da Giazinha – 18 de fevereiro 2017

 Bloco da Giazinha 2017 (Imagem: Divulgação/Ingressos Confira Mais)
O Bloco da Giazinha acontecerá no dia 18 de fevereiro, no Haras Boa Viagem, a partir das 14h. As atrações que animarão a prévia infantil serão orquestra de frevo, espaço com brinquedos gigantes, recreação e, ainda, um show da banda Geração Kids. A criançada contará, também, com a presença do Juba Club, que oferecerá penteados especiais.
Os ingressos custam R$20 (crianças) e R$40 (adultos) e estão à venda no site Ingressos Confira Mais.

Balança Rolhinha – 19 de fevereiro 2017


 Bloco Balança Rolhinha 2017 (Imagem: Divulgação)
O Bloco Balança a Rolhinha 2017 acontece em 31 de janeiro, a partir das 15h30, em Boa Viagem, no Segundo Jardim. Às 15h30, a programação inicia com passistas, aluarsa, recreação, pintura no asfalto e Food Park; às 16h30, começa o Desfile do Bloco; e, às 17h, acontece o show de encerramento com Tio Bruninho. Os ingressos custam R$20.

Bailinho Fantasia de Papel – 19 de fevereiro 2017

 Bloco Balança Rolhinha 2017 (Imagem: Divulgação)
O Bailinho Fantasia de Papel realiza sua 58ª edição no dia 19/02, com início marcado para as 14h30, no Clube Português. Estão confirmados na programação: orquestra de frevo, super-heróis e o pessoal do Animakids. O concurso de fantasias feitas de papel também está confirmado. Será montada uma estrutura especialmente para a ocasião, com cadeiras e mesas para as crianças e acompanhantes.

Os ingressos estão disponíveis, com preços de R$15 (meia) e R$30 (inteira). As inscrições para o concurso também estão abertas. O regulamento e todas as regras estão no site oficial do evento (www.fantasiasdepapel.com.br).

Panelinha de Pressão – 19 de Fevereiro 2017

O bloco Panelinha de Pressão 2017 acontecerá no dia 19 de fevereiro. A concentração será às 15h, no Poço da Panela, na Rua do Arcos. A animação será com orquestra de frevo e o acesso é gratuito.



A abertura, o encerramento e a grande novidade para o CARNAVAL 2017 do Recife

Fonte: Prefeitura da Cidade do Recife

Uma das grandes novidades do Carnaval do Recife 2017 é a decoração da cidade, inspirada na arte urbana e nos grafites. Para tanto, o escritório do arquiteto Carlos Augusto Lira irá utilizar painéis inspirados em obras que foram executadas por cinco artistas urbanos e um coletivo atuante na cidade especialmente para a festa. No repertório imagético, figuras eternizadas pelos brincantes: Caboclinhos, passistas, Reis e Rainhas de Maracatu, Músicos, Bois e o Galo da Madrugada são algumas das imagens. A decoração do Carnaval será inspirada em painéis executados por cinco artistas urbanos e um coletivo atuante na cidade do Recife. São eles: Karina Agra, Coletivo Vacilante, Bozó Bacamarte, Jota ZerOff, Galo de Souza e Manoel Quitério.

O Carnaval do Recife será aberto oficialmente na noite da sexta, 24, no Marco Zero, num espetáculo dividido em três atos. No primeiro, 13 Nações de Maracatus, o grupo Voz Nagô, a Orquestra do Maestro Edson Rodrigues e três artistas convidados - Virgínia Rodrigues, Lenine e Nilsinho Amarantos, o maestro que acompanhava Naná Vasconcelos - fazem uma homenagem ao mestre percussionista. O segundo ato contará com a apresentação do Caboclinho Tribo Indígena Carijós do Recife, que está comemorando 120 anos e é um dos homenageados. Encerrando a noite de abertura, está o segundo homenageado do Carnaval 2017, Almir Rouche, que sobe ao Palco do Marco Zero com convidados para fazer um passeio pelos ritmos pernambucanos. Entre eles, Vanessa da Mata.

Já o encerramento, que ocorre na noite que antecede a ‘Quarta-feira ingrata’, vai reunir um time de apaixonados pelo Carnaval no Polo do Marco Zero, que se torna palco do mais recifense dos ritmos. Ao longo da noite – coroada com o Orquestrão do Frevo – já foram confirmados shows de grandes mestres dos festejos de Momo, como Alceu Valença, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo. Os polos infantis também estão garantidos na folia em 2017 no Parque Dona Lindu, Parque de Santana, Parque da Jaqueira, Parque da Macaxeira e no Paço Alfândega.


quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

BRINQUEDO POPULAR na MADALENA - Peça fundamental para o desenvolvimento intelectual e coordenação motora da criança

Fonte: Regina Coeli
 BRINQUEDOS POPULARES no Box Minha Comadre - Mercado da Madalena
Não se sabe precisar em que época surgiram os brinquedos populares, sabe-se apenas que eles apareceram em todas as sociedades desde as mais remotas. No contexto folclórico, o brinquedo popular é peça fundamental para o desenvolvimento intelectual e coordenação motora da criança.

Caracterizado como produto artesanal, o brinquedo age de forma interativa no mundo de fantasias da criança, aproximando-a da realidade social em que vive, desenvolvendo experiências internas e externas ao seu mundo, promovendo melhores resultados na aprendizagem.

Com o advento da revolução industrial, o brinquedo sofreu grandes modificações tecnológicas. Diminuiu a demanda artesanal e a sociedade passou a consumir os brinquedos industrializados,com novas formas e roupagens que fugiram da realidade social das crianças de classe média e baixa.

Mas apesar do avanço tecnológico, o brinquedo artesanal continua com a sua identidade cultural, que encanta as crianças de todas as gerações e classes sociais, ricas e pobres.

O brinquedo artesanal nunca deixou de ser fabricado, principalmente nas regiões mais pobres do Brasil, onde o artesanato é o meio de subsistência da maioria da população.

É grande a variedade destes brinquedos, que vai desde os carrinhos de madeira ou de lata, bonecas de pano, marionetes, aviãozinho de papel, pião, baladeiras, estilingue, badoque, papagaio ou pipa, peteca e outros. Todos são encontrados nas feiras livres, mercados , mercearias e museus.

*Alguns BRINQUEDOS POPULARES você pode encontrar no Box Minha Comadre – área interna do Mercado da Madalena.


Em momentos difíceis ATITUDE É TUDO

Gazeta da Torre
Um Conto

”João é o tipo de cara que você gostaria de conhecer”.  “Ele estava sempre de bom humor e sempre tinha algo de positivo para dizer”.

Se alguém lhe perguntasse como ele estava, a resposta seria logo:
“Ah.. Se melhorar, estraga”.

Ele era um gerente especial em um restaurante, pois seus garçons o seguiam de restaurante em restaurante apenas pelas suas atitudes.

Ele era um motivador nato. Se um colaborador estava tendo um dia ruim, João estava sempre dizendo como ver o lado positivo da situação.

Fiquei tão curioso com seu estilo de vida que um dia lhe perguntei: “Você não pode ser uma pessoa positiva todo o tempo”.

“Como faz isso” ?

Ele me respondeu: “A cada manhã, ao acordar, digo para mim mesmo”: “João, você tem duas escolhas hoje: Pode ficar de bom humor ou de mau humor. Eu escolho ficar de bom humor”.

Cada vez que algo ruim acontece, posso escolher bancar a vítima ou aprender alguma coisa com o ocorrido. Eu escolho aprender algo.

Toda vez que alguém reclamar, posso escolher aceitar a reclamação ou mostrar o lado positivo da vida. Certo, mas não é fácil - argumentei.

É fácil sim, disse-me João.

A vida é feita de escolhas. Quando você examina a fundo, toda situação sempre oferece escolha. Você escolhe como reagir às situações.

Você escolhe como as pessoas afetarão o seu humor. É sua a escolha de como viver sua vida. Eu pensei sobre o que o João disse e sempre lembrava dele quando fazia  uma escolha.

Anos mais tarde, soube que João um dia cometera um erro, deixando a porta de serviço aberta pela manhã. Foi rendido por assaltantes.

Dominado, e enquanto tentava abrir o cofre, sua mão tremendo pelo nervosismo, desfez a combinação do segredo. Os ladrões entraram em pânico e atiraram nele. Por sorte foi encontrado a tempo de ser socorrido e levado para um hospital.

Depois de 18 horas de cirurgia e semanas de tratamento intensivo, teve alta ainda com fragmentos de balas alojadas em seu corpo. Encontrei João mais ou menos por acaso.
Quando lhe perguntei como estava, respondeu: “Se melhorar, estraga”. Contou-me o que havia acontecido perguntando: “Quer ver minhas cicatrizes”?

Recusei ver seus ferimentos, mas  perguntei-lhe o que havia passado em sua mente na ocasião do assalto. A primeira coisa que pensei foi que deveria ter trancado a porta de trás, respondeu.

Então, deitado no chão, ensangüentado, lembrei que tinha duas escolhas: “Poderia viver ou morrer”. “Escolhi viver”!

Você não estava com medo? Perguntei. “Os para-médicos foram ótimos”.
“ Eles me diziam que tudo ia dar certo e que ia ficar bom”.

“Mas quando entrei na sala de emergência e vi a expressão dos médicos e enfermeiras, fiquei apavorado”.

Em seus lábios eu lia:“Esse aí já era”.Decidi então que tinha que fazer algo.O que fez ? Perguntei.

Bem. Havia uma enfermeira que fazia muitas perguntas. Perguntou-me se eu era alérgico a alguma coisa.

Eu respondi: "sim". Todos pararam para ouvir a minha resposta. Tomei fôlego e gritei; “Sou alérgico a balas”!

Entre risadas lhes disse: “Eu estou escolhendo viver, operem-me como um ser vivo, não como um morto”.

João sobreviveu graças à persistência dos médicos... mas sua atitude é que os fez agir dessa maneira.

E com isso, aprendi que todos os dias, não importa como eles sejam, temos sempre a opção de viver plenamente. Afinal de contas, “ATITUDE É TUDO”.


quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

FRISABOR MADALENA


Homem da Meia-Noite e Galo da Madrugada vão promover encontros no Carnaval deste ano

Fonte: Olinda Prefeitura Municipal
Por Alexandre Cavalcanti

 Em 2012, Bonecos gigantes do Homem da Meia-Noite
foi ao encontro do Galo da Madrugada. 

As agremiações irão participar das boas-vindas do Carnaval deste ano das cidades irmãs - Olinda e Recife.


Os maiores símbolos do carnaval do Recife e de Olinda, Galo da Madrugada e o Homem da Meia-Noite, vão se unir para desfilar no carnaval das duas cidades. O anúncio foi feito no dia 23 de janeiro, na sede do Homem da Meia-Noite, na Estrada do Bonsucesso, em Olinda, pelos representantes das duas agremiações carnavalescas, que contou também com a presença do secretário de Patrimônio e Cultura de Olinda, Afonso Oliveira e do executivo da mesma pasta, Gilberto Sobral.

A iniciativa partiu do secretário Afonso, que procurou o presidente da Fundação de Cultura da Cidade do Recife (FCCR), Diego Rocha que, de imediato, acatou a ideia. “Esse encontro será salutar e de grande importância para marcar a interação cultural entre Olinda e Recife”, ressaltou Afonso Oliveira. Na quinta feira, 23 de fevereiro, aquele que é considerado o maior bloco de carnaval do mundo vem à Olinda para saudar a abertura oficial da folia na Cidade Histórica, que vai acontecer em frente ao palácio, sede da Prefeitura da Cidade. No dia seguinte, 24 de fevereiro, será a vez do Calunga famoso celebrar as boas-vindas ao carnaval do Recife, no Marco Zero da capital pernambucana.

Em 2012, o Homem da Meia-Noite que, na ocasião, completou 80 anos, foi ao encontro do Galo da Madrugada, no tradicional desfile do Sábado de Zé Pereira, no Centro do Recife, em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga. “Foi uma experiência gratificante. Trouxe imagens bonitas que guardo até hoje na memória”, revelou Rômulo Menezes, presidente do bloco Galo da Madrugada. Para Luiz Adolpho, presidente do Homem da Meia-Noite, será uma honra para o calunga estar ao lado do Galo, por tudo que ele representa para cultura do nosso Estado.