Gazeta da Torre
Existe alguma relação entre a prática da atividade física
e o rendimento escolar? Segundo José Carlos Farah, professor
de
Educação Física e coordenador das atividades esportivas da Raia Olímpica da
USP, a resposta para essa pergunta é positiva. “Há muitos anos não era comum
associar bom desempenho escolar às práticas esportivas. Muito pelo contrário,
os alunos mais estudiosos eram sempre vistos como aqueles que não traziam muito
apreço ou jeito pelos esportes, ou, ao contrário, alunos bons nos esportes eram
ruins nos estudos. Algumas pesquisas recentes mostram que a prática regular de
esportes leva os alunos a obterem melhores resultados nos estudos, ajudando a
aumentar a atenção, a concentração e, consequentemente, o desempenho escolar.
Então, a resposta é sim. A prática esportiva tem influência sobre o rendimento
escolar em qualquer nível”.
O colunista prossegue: “A prática é tão importante que
todas as universidades ranqueadas no mundo têm um esporte em lugar de destaque
nos seus currículos e é muito desenvolvido até em nível de competição. Exemplo
de Cambridge, Oxford, Stanford e tantas outras.
A prática esportiva, além de desenvolver os aspectos fisiológicos já bem
conhecidos, atua diretamente nos neurotransmissores, desenvolvendo e aumentando
os níveis de concentração e atenção em sala de aula. Isso porque os exercícios físicos estimulam a
liberação desses neurotransmissores, que aumentam nossa capacidade no foco e a
atenção, que são elementos importantes para aprendizado. Também a prática
regular ajuda muito a diminuir os sintomas de ansiedade e depressão, muito
comuns na vida acadêmica. Todos esses fatores levam a uma boa saúde mental dos
nossos estudantes e promovem um ambiente propício para aprendizagem”.
Fonte: Coluna
Corpo e Movimento, com o professor José Carlos Farah - Rádio USP
(As opiniões expressas pelos colunistas da Rádio da USP são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem opiniões do veículo nem posições institucionais da Universidade de São Paulo)
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