segunda-feira, 2 de abril de 2018

A MOBILIDADE É UMA NECESSIDADE QUE FOI TRANSFORMADA NUMA QUESTÃO SOCIAL


Gazeta da Torre

Um notável parâmetro que pode ser utilizado para medir a qualidade da base educacional do indivíduo é o seu comportamento no trânsito. Quem diria, não é? Mas é isso mesmo!

A mobilidade é uma necessidade que foi transformada numa questão social. E toda questão social reflete o grau de emancipação do povo com relação à Educação. Um grupo social cresce quando enfrenta os problemas com respeito e solidariedade. Tudo isso alinhado a diretrizes básicas que norteiam e definem direitos e deveres.

O trânsito é, de fato, um medidor da boa educação. Não apenas quando o foco é a legislação, mas em outros aspectos não menos importantes, como cortesia e paciência. Nesse sentido, pergunto: será que dirigir bem é mais uma questão de habilidade do que de educação?

A resposta pode estar bem diante dos nossos olhos, tanto na área urbana, quanto na zona rural. Duas palavras estão diretamente envolvidas no assunto: negligência e imprudência. Mas você sabe a diferença entre elas? A primeira é basicamente falta de atenção, descuido ou indiferença. Por exemplo: o condutor sabe que o carro está com os freios gastos e mesmo assim pega a estrada com a família. Essa conduta é negligente, pois ele poderia – e deveria – ter evitado. A imprudência está muito relacionada ao bom senso, pois se trata de uma ação executada que choca os limites da inteligência, uma vez que o condutor sabe, de antemão, que é errada. É o caso, por exemplo, do motorista que avança um sinal vermelho.

Infelizmente, é comum observar desrespeito à legislação, à família, à própria vida. Acidentes acontecem diariamente, mostrando claramente que é preciso mudar o comportamento no trânsito. Caso contrário, a deseducação continuará sendo a causa principal de tantas fatalidades nas estradas.

Deixar de ser negligente e imprudente é o primeiro passo. Desenvolver a habilidade de direção automotiva também é importante, já que a imperícia só acontece por falta de conhecimentos teóricos e práticos.

Respeitar as sinalizações de trânsito, independente da nossa pressa; usar de cortesia e praticar a solidariedade com o semelhante; cuidar das condições gerais do veículo; tudo isso tornará a viagem muito mais segura e prazerosa.

Saiba que agir com atenção, segurança, respeito, bom senso e equilíbrio no trânsito é uma obrigação de qualquer pessoa educada. Pense nisso!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário